Em nota distribuída ao público interno nesta segunda (2), o Centro de Comunicação do Exército (CComSEx) fez alguns esclarecimentos em função de notícias veiculadas pela mídia sobre o Sistema de Proteção dos Militares.
-
- O último reajuste concedido aos militares foi em 2016, em quatro parcelas, resultando num aumento médio de 27%;
- Além da reestruturação de 2019, as Forças Armadas contribuem para o controle das despesas públicas desde 2001, quando os militares perderam benefícios como Licença Especial, Posto Acima e Auxílio Moradia; – Nota do Editor: estas perdas ficam na conta da tristemente famosa MP do MAL.
- As mudanças no Sistema de Proteção Social tiveram o objetivo de corrigir disparidades entre as Forças Armadas e as demais Carreiras de Estado; os maiores ganhos foram das praças mais antigas (subtenentes) e oficiais superiores (coronéis);
- A reestruturação respeitou os níveis de qualificação, experiência e responsabilidade dos militares.
Respostas de 125
Ainda insistem nisso? posso provar no quesito responsabilidade, conforme funções que exerci, previstas para graduação superior, por exemplo, respondendo pelo Almoxarifado, cumulativamente com outras funções, várias vezes, tudo registrado nas alterações. E daí, Senhores, nenhum mérito?
“Respondendo” por almoxarifado sem qualificação para a função, fato meramente transcrito em boletim sem a adequação ao necessário e obrigatório amparo legal não confere a você nenhum direito. As normas para substituição estão elencadas no regulamento interno e dos serviços gerais, logo, em verdade você certamente esteve apenas respondendo pelo expediente daquele setor, sem atribuição funcional para cargo ou função incompatível com seu posto ou graduação. Se você é graduado jamais responderá por uma função prevista graduação superior ou para oficial, então não vamos distorcer os fatos para basear-se em narrativa na intenção de auferir alguma vantagem.
Me desculpe caro amigo, mas para o RDE como forma de punição, ai sim o nosso amigo que respondeu pela função esta sub júdice, bonito isso né.
Nobre, o RDE vale para todos, na ativa ou na reserva. E no seu exemplo se o colega esta sub judice é porque responde perante o poder judiciário após a respectiva denúncia do Ministério Público, nada a ver com RDE cujo procedimento é administrativo. A única intersecção entre as esferas penal e administrativa é se houver a condenação, caso em que haverá depreciação do comportamento que só poderá evoluir após seis anos do trânsito em julgado da sentença condenatória.
Todo militar exerce funções de alta responsabilidade durante sua carreira. Funções essas diferentes para seu grau hierárquico. Esse papo é balela. Então! Vai direto ao ponto. Foi dito quando houve o último reajuste. Então cabe aos comandantes buscarem justamente novos reajustes. Dizer que a reestruturação não não foi reajuste e não fazer nada para melhorar as condições da tropa é fácil.
Isso se chama desvio de função, que legalmente prevê o pagamento de adicional enquanto se estiver na função e antigamente era pago aos militares que ocupassem a função de cargo superior para a qual estivessem legalmente habilitados.
Não prezado, não é. Se o subordinado é tão capaz para desempenhar função que a lei não lhe atribui (fato ilegal) e, sabendo disso silencia para posteriormente requerer vantagem indevida, responderá juntamente com seu comandante por eventual prejuízo causado a União, porque ele, o inferior, não é obrigado a cumprir ordem ilegal. Não há desvio de função para quem responde pelo expediente e hipóteses como essa podem ser facilmente esclarecidos por intermédio de um inquérito bem conduzido. Não é admissível em 2023 um graduado fazer-se de vítima do sistema eventualmente alegando que foi constrangido mediante desvio de função. O Ministério da Defesa tem seu canal de ouvidoria, os comando das forças idem e o ministério público da mesma forma.
Não.
Para o público interno não precisa nota…todos são obrigados a concordar com qualquer argumento que venha ser utilizado, pífio ou não.
Falar em responsabilidades e remuneração é fácil, quero ver falar em responsabilidade e responsabilização.
Coragem de sobra pra chutar cachorro morto não falta.
Restruturação feita para o efetivo do Exército. As especificidades da demais Forças não foi levado em consideração. Por isso Só o EB fala que está Correto. Na FAB temos Capitães QOEA com 35 anos de serviço recebendo disponibilidade de Primeiro-Sargento.
Essa FAB é uma piada mesmo!!!
Onde já se viu oficial que não tenha sido Sub!!!
Só vocês Mesmos!
Essa carreira de vocês é uma anomalia….tá na hora do EB moralizar esses paizanos fardados!!!
A FAB e a MB fazem certo, como carreiras distintas e provas cumprem os princípios do concurso público e eficiência
Esperando o complemento da matéria.
Reestruturação perfeita atendei a todos, dentro da meritocracia, ou seja, quem se empenhou mais ganha mais, é assim no mundo todo.
Ainda com esse papo ?Senhores generais só pensaram no próprio umbigo.Traidores .
Até quando vai essas mentiras, só troce benefícios prá alguns praças.
Dois pontos: pra quem pedir para correcao da prescrição das férias do tempo de recruta? Pacificado só em 2020, até agora. E a correção do PASEP como fica com está última decisão?
O papa Francisco irá promulgar uma Bula com ordens ao Secretário Geral da ONU, Antônio Guterres para resolver urgentemente a questão. A NASA está desenvolvendo um protótipo de um equipamento espacial especial que corrige qualquer hiato como esses na linha espaço-tempo usando a equação de Einstein ou a fórmula de Báskara, incluindo o PASEP e as férias do tempo de recruta Zero…
É o que falo continuem idolartando Os amados generais eles sempre saberão reconhecer os pares e os praças e pensionistas não merecem nada ficaram 30 anos nas Forças mas não foran proficionais .agora ven o sten com ChQAO dizer o de sempre mi Mi mi
PQP….Profissional com “C” é Pra lascar!
Tá impossível acessar o campo comentários
No que se transformou é inexplicável
Os oficiais generais, com a sua ganância pelo vil metal, perderam o respeito da tropa e a confiança do povo. Os contracheques falam por si. Mas, o maior culpado por esse caos todo é o falso Messias, que enganou todos os graduados e as pensionistas durante quase 30 anos.
Falaram o que todos já sabem mas só alguns QEs não aceitam: QE NÃO É CARREIRA!!! KKKKKKKK
Não é bem assim caro colega. Acredito que o todinho na mochila te causou graves problemas.
E vc nunca será oficial de academia lixão 🤮🤮🤮👌👌Juruna com estrela 🤮🤮🤮🤮 asqueroso 😁
É chegada a hora de reajuste Linear sobre os soldos!!! MAS….o presidente das “migalhas” não está preocupado com a tropa e os mais prejudicados são – mais uma vez – as praças pois são movimentados com menor frequência e não tem acesso às infinitas missões e comissões no exterior regadas a milhares de dólares!!!
A Tropa continua Bolsonaro!!!
Segue o jogo!!
Que tropa ????? O falso Messias é um defunto Eleitoral desde janeiro de 2023… acorde e viva dias melhores.
Respeitaram O Quê mesmo cadê O tempo de sv que roubam? Tinha 16% de tempo de sv um 3 sgt QE ganhou 15 % de aficional Cadê o respeito e ainda aumentou os descontos do fusex nao me venham com explicações por guela abaixo
Esse exemplo que você deu é do militar que tinha 15 anos e 1 mês o que não é o mesmo que 16 anos.
O erro de Bolsonaro foi confia em Generais o mesmo que queria sua cabeça quando era capitã. Nenhum General da ativa defende Bolsonaro nessa história quem se ferrou foi os praças manga Lisa
Esses atributos citados acima são específicos de Oficiais Generais. Praça cumpre
ordens dos sabichões… não tem nenhum conhecimento, é zero… não sabe de nada.
Essa é a herança maldita que o Messias, o falso profeta deixou.
A única correção mas economica e vai fazer calar a voz ativa, que sempre teve base, estrutura, conhecimento, estudo e principalmente coragem; será a promoção dos QESAs a subtenente.
Fazendo esse ato acaba a voz Ativa dos militares tanto da ativa; que não podem nem miar, quanto os da reserva que são representados pelos QEs a solução para o governo e para a alta cúpula do Exército é essa, perde mas ganha.
Aí você acordou e vih que era apenas um sonho 🤭🤭🤭
só permanece não respeitando os neurônios (já afetados!) dos seus comandados.
Exercito e um lixo ja deveria e ter acabado, nao serve para nada a nao ser encher o bolso desse oficiais.
Aqui o BP está redondo !! Nada do que reclamar!
essa nota não saiu atoa como verbo solto ao vento será que têm alguma mensagem oculta ou estão planejando algo?! é muito estranho nota em formato de ca****o voador sempre aparece em primeiro mão aqui. viiiiixe os velhacos de plantão não dorme e nem tira ferias.
A reestruturação respeitou os níveis de qualificação, experiência e responsabilidade dos militares.
Alguém não recebeu ai ?
não recebeu o que ?
Altos estudos !! Eu fiz Casemso ano passado ! Deliciaaa!
Bisu Quentíssimo de Brasília
Promoção dos militares da aeronáutica (Qesa) a Suboficial
Já na Câmara dos deputados.
Não é brincadeira, é sério.
A lei 13954/19 do BOZO, foi mais perversa e cruel que a MP do mal de FHC
Será que não cansam de esconder as falhas e erros desta “lei do mal”. está ai nos vídeos, nas reuniões da câmara, e as diversar lives feitas a esse respeito da falta de disparidade, porque não dizer discriminatória. as divesas vezes quando nos debates se comprovou as injustiças dessa lei 13.954/19, mais conhecida como lei do mal.
Você deve estar falando da lei de 2014, Que foi votada e aprovada da Câmara dos Deputados e no senado, mas a Dilma anta vetou tudo.
foi tão eficaz essa “reestruturação” que o mitojoias não foi reeleito, a maioria dos milicos preferiram votar em branco ou anularem o voto do que votar no mitojoias, esse foi o grãozinho do mal que ele plantou e agora tá colhendo e brevemente espero o ver na papuda e seu gado fazer a mesma coisa que fizeram com o 9 dedos com direito a megafone e até fazendo arminha.
Vem Um Aumento Ai Do Lula: 25% Para Todos. Agora Vai Acabar A Confusão.
Fui como sgt QE ; Encarregado de Material(chefe de Almoxarifado), Chefe de setor de Aprovisionamento, Chefe do Setor do Setor de Patrimônio e nos negaram a meritocracia falada…pois é assim a dor de cada QE
Desde quando QE é chefe de alguma coisa a não ser do pelotão de obras? Sargento do Quadro Especial para efeito de cargo é classificado como Cabo. No máximo você era o responsável pelo expediente desses setores, uma espécie de “severino”. nada mais e a meritocracia você alcança submetendo-se aos processos seletivos para as escolas de formação, os respectivos cursos de especialização, aperfeiçoamento e habilitação, típicos da carreira militar. No caso específico do exército Sargento do Quadro Especial não tem carreira.
Porque tanto menosprezo, se o colega veste a mesma farda que você… sofre as mesmas amarguras que você ????
Não é desprezo, apenas a constatação da realidade como ela é, do contrário, o motorista poderá exigir adicional de habilitação por supostamente conduzir a Organização Militar, já que sem ele o comandante não cumpriria expediente. O auxiliar do encarregado de material, do almoxarifado, da seção de pessoal, etc, que responde eventualmente pelo expediente não é titular da função, sequer de fato, tampouco de direito. Seria exaustivo discorrer sobre algo tão lógico quanto.
Fique com esse pensamento só para você… não expresse, não ponha no papel.
O pior que fui chefe de sgt concursado e com pós graduação rs, e fui muito respeitado. E fui muito feliz na função qual tive por uns 5 anos..obrigado meu comandante
No CFN, eu também nunca vi QE chefe de sessão. Não está confundindo com encarregado de carga não? Já tive suboficial como chefe de pessoal, mas mesmo assim, o motivo era a falta do oficial que logo apareceu para ocupar a vaga.”
Exato, seu raciocínio está correto. Na absoluta falta de oficiais para assumir a função, um outro responde pela função cumulativamente e o praça responde pelo expediente no impedimento, até que o escalão superior designe oficial de outra OM da guarnição. Não existe substituição de oficial ou aspirante-a-oficial por praça em tempo de paz.
Para quem responde pela função o RDE serve né meu amigo, igual para todos, ta bom.
Palavras do EB somente. Ôh pessoal feliz esse do EB.
ministro@defesa.gov.br
Ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Defesa.
Eu de livre e espontânea vontade disponibilizo meu contracheque de qualquer mês para confronto com qualquer pessoa. A fim de provar que percebo em torno de 30% menos que um Suboficial formado na EEaer com mesma graduação e especialidade mais moderno e ou Suboficial mais antigo que foram para reserva com posto acima. Sou da lacuna.
na reserva desde 2007 sem possibilidade de realizar curso de altos estudos por omissão do Ministério da Aeronáutica
na reserva desde 2007 sem possibilidade de realizar curso de altos estudos por omissão do Ministério da Aeronáutica
Militares antes de 2000 com posto acima.
Militares de 2001 a 2019 sem posto acima e sem altos estudos por
omissão do Ministério da Aeronáutica), pois os cursos estavam previstos na MP 2215 e
o Decreto Número 4307 de 18 de julho de 2002
EMENTA: Regulamenta a Medida Provisória nº 2.215-10, de 31 de agosto de 2001, que dispõe sobre a reestruturação da remuneração dos militares das Forças Armadas, altera as Leis nºs 3.765, de 4 de maio de 1960, e 6.880, de 9 de dezembro de 1980, e dá outras providências.
Militares a partir de 2020 que foram para a reserva com altos estudos e em média com salário superior em torno de 30%.
ass. So Ref Julio
Eu entendo como AZM, infelizmente sempre tem aqueles que não são contemplados em algum momento na carreira, no caso desse pessoal nem carreira mais tinha, pois já estavam na reserva e como já foi exaustivamente repetido, a reestruturação era somente para a ativa. Não tem lógica criar curso de aprimoramento para pessoal da reserva. O valor que vem acima no bilhete é somente para quem efetivamente fez o curso. Lembrando que existem militares na ativa que não têm o curso e recebem menos que os mais modernos, mas de alguma forma entendem que não preenchem requisitos. Acredito que não tenha essa mossa toda, já que existem cursos que naturalmente pagam mais do que os que não têm, como o Submarinista e Paraquedista. Conheço muitos que têm os cursos e ganham 20% a mais do que os mais antigos na mesma graduação.”
E o que voce diz dos militares que concluiram o curso de Altos Estudos E no outro dia pediram reserva? Quem faz esse curso tem que ficar mais uns 5 anos na ativa!
Muito pertinente seu comentário.
Acho justo! Fizeram curso enquanto estavam na ativa, eram os mais antigos aptos para o curso, e seria injusto excluí-los somente por já terem tempo para a reserva. Alguns concluíram e foram embora, todos cumpriram seu pedágio com a nova reestruturação. Os cursos não tinham compromisso na época e todos que pediram estavam dentro de seu direito e com todos os requisitos cumpridos.
Tá bom. “Foi dado à Cézar o que é de Cézar”. Ponto.
Agora. Nunca mais teremos reajuste?! Só os Of Sup e Gen. O resto que se lixem. Isso é que os alto escalões têm que ver e brigar por nós meros mortais.
Se essa moda pegar de verdade apenas Oficiais Gerais terão reajuste, pois, segundo eles, são merecedores
pelo fato do farto conhecimento que ostentam. Praça não merece aumento de nada, uma vez que não tem
sabedoria de nada. Aumento apenas nos descontos.
Todos foram igualmente contemplados com mais 5 anos no lombo.
Somente Por Curiosidade, o acesso Nos Cursos de formação de oficiais e Sargentos de carreira é somente por concurso público, desde 2012.
Acesso na carreira de oficial e praça, somente após realização de concurso público. Não tem carreira para Cabos e Soldados.
LEI Nº 12.705, DE 8 DE AGOSTO DE 2012.
Art. 1º Esta Lei dispõe sobre o ingresso nos cursos de formação de oficiais e sargentos de carreira do Exército, mediante concurso público, nos termos do inciso X do § 3º do art. 142 da Constituição Federal.
Art. 2º A matrícula para o ingresso nos cursos de formação de oficiais e sargentos de carreira do Exército depende de aprovação prévia em concurso público, atendidos os seguintes requisitos, dentre outros estabelecidos na legislação vigente:
Art. 3º São requisitos específicos para o candidato ao ingresso nos cursos de formação de oficiais e sargentos de carreira do Exército, nas formas definidas na legislação e regulamentação vigentes e nos editais dos concursos públicos:
Art. 8º As disposições desta Lei aplicam-se sem prejuízo de requisitos e disposições constantes de leis específicas.
Art. 9º Esta Lei não se aplica aos concursos cujos editais já tenham sido publicados na data de sua entrada em vigor.
Art. 10. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Quer dizer que os milhares de graduados que em 2019 não tinham responsabilidade nenhuma? Eu mesmo, como 2°SG, num navio como Supervisor de Serviço, na escala com Oficiais e como SO numa OM de terra. Mas deram o curso de Altos Estudos para alguns graduados, que renderam uns 1.800 reais a mais do que o pessoal que estava na reserva, e muitos terminaram o curso numa semana, na outra pediram reserva. Isso é responsabilidade?
Gal Mourão era aluno do colégio militar e ingressou direto na academia,assim como.um.monte de peixes que hj são generais, só os QEs estão errado?
Isso pode Arnaldo?🤷
Sim, pode! Gal….
Isso não quer dizer nada, existem oficiais generais que não fizeram Colégio Naval e foram direto para Escola Naval. Acredito que o problema do QE é não ter feito escola nenhuma, no caso específico do EB. Já na Marinha, todos os QE são concursados e foram promovidos a cabo por merecimento na carreira. O motivo de cada um não ter galgado outras graduações na carreira é muito peculiar. Se for perguntado a cada um, lhe dirão diversos motivos, a maioria tem uma justificativa adversa.
Braga seu comentário não tem nada a ver com a questão.
Pergunto!
Gal Mourão e muitos outros como vc diz seguiram carreira sem concurso.
Isso pode?
Tem muitos QEs com.nivel superior e aí?
🤷
Se fosse assim eles poderiam ser reconhecidos também!
Ou tu é mais um.baba ovo?
O comentário do Braga tem pertinência.
A legislação à época permitia que os primeiros colocados dos cursos de oficiais temporários e o primeiro colocado da escola de sargentos do exército poderiam ingressar na Academia de formação de oficiais de carreira, logo, o que era permitido era o ingresso e não as sucessivas promoções.
Se você fizer uma análise intelectualmente honesta da questão admitirá que não há nenhuma peixada, mas simples reconhecimento do mérito intelectual de cada um, fruto do esforço pessoal e dedicação aos estudos.
Os sargentos do Quadro Especial que você cita, possuidores de curso de nível superior foram prejudicados em quê de acordo com a legislação?
Basta ter foco que o sucesso está logo ali, tanto que um exemplo marcante disso tudo é a história do Soldado Maycon Chester Lourenço, da Força Aérea, que egresso do serviço militar obrigatório, órfão criado pelos irmãos, foi aprovado no concurso da AMAN e sagrou-se primeiro colocado na sua turma de 428 cadetes.
Eis o exemplo, dentre tantos outros.
Fonte: “https://www.defesanet.com.br/doutrina/noticia/27899/primeiro-colocado-na-aman-foi-soldado-na-fab/”
Um alento, é que o irresponsável que assinou a lei perversa, traíra mor, pERDEU a eleição, está INELEGÍVEL por 8 anos, já contando com 7 décadas de idade e agora também rÉU na primeira instância. Para completar, a PF só está esperando a nomeação do novo Procurador da República para jogar o “PACOTE” nas mãos dessa autoridade que tomará as providências cabíveis. Essa polícia não brinca em serviço. Acredito que o novo Procurador também não!
Engraçado hoje os SGTs QE são desprezados, porém quando a maioria dos militares sejam oficiais ou SGT de escola chegaram as unidades foi um cabo velho ou um QE que ensinaram eles a trabalhar na Prática e hoje os QEs são desprezados. O ser humano é um lixo mesmo. E a piada do caldeirão do inferno para as forças armadas nunca foi tão real…bando de hipócritas.
Jovem, não devo nada do meu conhecimento a nenhum sargento do quadro especial. Saí da escola com conhecimento suficiente para desempenhar todas as funções inerentes ao meu cargo e além acrescentando que as eventuais dificuldades que enfrentei forma prontamente superadas com esforço pessoal e empenho nos estudos. Não há nada dentro das quatro linhas do serviço militar que não esteja previsto em normas e regulamentos, basta ter a humildade de estudar, pesquisar e aprender. Tenho muitos amigos no quadro especial e alguns que considero mais que irmãos, os quais sempre ouvi com respeito e atenção, mais daí sustentar que me ensinaram a trabalhar na prática já é demais porque o serviço militar é por natureza a definição de esforço de equipe, algo comumente chamado de espírito de corpo. Os sargentos do quadro especial tem seu valor, mas não são ungidos a nada e nem usam capa de super homem, são mais um na fila do pão, como todos nós, porém nesse quadro existem uns poucos com o ego mais inflado do que sua real capacidade de subir na vida por esforço próprio, vivem pendurados na vaidade de chefes que lhes alimentam com migalhas de falso reconhecimento, com prejuízo do dever de tratar com bondade os subordinados e com afeição os irmãos de arma, todos. O que prejudica o ambiente e o bom andamento do serviço é essa cultura do aquário de lambari achando que é tubarão sem nunca ter nadado em alto mar. Como aquário entenda viver o serviço militar dentro dos quatro muros de uma única OM, sem ter passado pelas vicissitudes das sucessivas transferências, diversas passagens de funções e escalas de serviço, processos de avaliação intelectual e valorização de mérito constantes, obrigatoriedade de frequentar cursos, estágios, etc, sequer comandaram um único grupo de combate.
Já passou mais que da hora de virar essa página.
O serviço militar mudou a formação do sargento mudou, os tempos são outros. Deixar de olhar o retrovisor fará bem a você.
Melhor comentário de todos os tempos, ainda temos militares cultos e corretos, gostaria de servir com um chefe assim.
….ess regra na vale na Força Aérea e acho pouco provável no EB!!!
A hipocresia reina nas forças armadas. Quando os gloriosos oficiais e sgts chegavam nas unidades refém saidos das escolas Aprendiam a trabalhar na prática com os cabo velhos que hoje são os QEs e hoje esses mesmos lixos desprezam a classe dos QEs. Onde está a merecimento mesmo??? Cada vez mais a piada do caldeirão do inferno se identifica com os hipócritas.
Ou retificam ou vai todo mundo para a vala comum, rsrsrsrs.
Ninguém lê os comentários, são apenas palavras. Alguém acha que MD está preocupado? Ou daqui a pouco veem aquela frase ” eu nunca ouvi dizer nada sobre isso”. Uma condecoração para o umbigo deles
O MD talvez não, mas vários políticos estão interessados na causa. Sem luta não há conquista.
O fato é :
O que fizeram com os Qes é justo?
Desde 2016 sem aumento e diminui o salário com o aumento no imposto.
Os caras tem família.
Com concurso ou não,os caras são profissionais e ficaram na força porque tem méritos.
Teriam que arrumar um jeito de ao menos repor a inflação.
os QEs, e apenas eles estão sem aumento desde 2016, além de diminuição de salário devido a aumento de imposto?
De onde você tirou essa informação de vilipêndio apenas dos QEs?
Cada uma.
Pega o contracheque de um QE e veja você mesmo.Faz comparação .
Tu deve ser do mesmo discurso dos generais.
“Quem mais foi beneficiados com a reestruturação foi os praças ”
Hipocrisia
Pois é quais oportunidades foram dadas aos QEs, nunca podiam ser transferidos para conhecer outras unidades a não ser quando houve interesse do glorioso EB para desocupar apartamentos em Brasília ai sim foi autorizado a transferência dos mesmos. Nunca foi permitido ao QE fazer qualquer tipo de curso e pra terminar cade o espirito de corpo sendo que muitos irmão não tiveram como estudar pois serviam no interior do interior do país. E sim todos os que chegavam das escolas em algum momento aprenseram alguma coisa com esse profissional. O problema é justamente esse que ai reina ou seja a falta de humildade em reconhecer a classe. Porem ja estamos acostumados com esse tipo de gente.
Fernando, oportunidade igual aos demais considerando os comentários aqui postados de suboficiais que ingressaram na carreira também como recrutas para o serviço militar obrigatório.
Há uma outra postagem com o link sobre um recruta da Força Aérea, orfão de pais que ingressou na academia do Exército e sagrou-se primeiro colocado da sua turma.
Apesar da falta de empatia e posicionamentos depreciativos, a luta continua. Não vão impedir a busca dos direitos sonegados.
Embora possa parecer falta de empatia ou depreciativo para alguns, as vezes o óbvio precisa ser dito.
Não vemos suboficiais reclamando ou assediando parlamentares para ingressar na Escola Naval.
Essa mobilização de Sargentos QE´s tem a cara, o jeito de andar e o odor de movimento sindical e era só o que faltava.
Engolir a soberba e baixar a cabeça nos livros visando um concurso, não querem, deixaram passar as janelas de oportunidades e agora ficam tristemente destilando frustrações.
É constrangedor ver adultos com essa postura de autoflagelo expondo-se em público distorcendo o fato de que são tão iguais como os demais, porém menos dedicados aos estudos.
Seria mais saudável perdoarem-se
Mais feio que correr atrás dos seus direitos é babar o ovo dos oficiais durante 30 anos para atingir o oficialato e as vezes nem conseguem sair.
Esse comentário não serve para todos mas uma grande maioria se encaixam .
Cada um corre atrás do seu camarada.Deixa os Qes fazerem o corre deles e continua grudado no ovo dos comandantes e seus chefes senão morre praça 🤷
Correr atrás de direitos? É esse o argumento que você utiliza para refutar? Por essa lógica (o termo babar ovo), babar ovo de político é mais nobre? Ambos são abjetos.
Você é incapaz de discorrer seriamente sobre algo que alega ter direito sem expor falácias ad hominem, és um pândego.
Pelo linguajar utilizando não estranho que esteja tão ofendido em ler algumas verdades, que decadência!
É tão nobre esse direito que precisa ser buscado nos conchavos políticos, nas conversas de alcova e publicados como jabuti, pendurado numa Lei que trata de alocação de verba para construção de ferrovia, entre outros assuntos. (LEI Nº 12.872, DE 24 DE OUTUBRO DE 2013.)
Realmente nunca teremos forças armadas profissionais enquanto houver indivíduos ineptos galgando promoção por canetada, sem competência, capacidade e esforço para ascender por mérito próprio e com o enfrentamento dos mesmos critérios que os demais.
Concordo em gênero, número e grau com o colega Suboficial da Marinha.
Muito pernóstico o amigo.
Os ministros do STF também são kkkkk
Bonito de ler ,ouvir ,mas não serve pra nada.
Mas resumindo sub baba ovo sim senão morre praça.
Seu comentário agrega o quê ao assunto?
Nada.
Ingressar no serviço militar obrigatório, cumprir o expediente e viver deitado em berço esplêndido sem dar um paço além, não faz ninguém melhor que os outros, pelo contrário é a expressão maior do indivíduo raso.
É necessário mostrar e comprovar talento, aptidão e dedicação no que faz e em que isso beneficia o grupo em que está inserido, ou seja, a instituição.
Esse seu ressentimento em relação a ascensão de outros na carreira, onde você demonstra que gasta seu tempo em comparações invejosas em prejuízo do culto à excelência representa bem o que és, um inerte.
“A grandeza não está em receber honras, mas em merecê-las” – Aristóteles.
Você tem alguma questão pessoal não resolvida envolvendo suboficiais em particular, e praças mais antigos, no geral.
Muito provavelmente fruto de traumas de infância devido a ser produto de uma família desestruturada em decorrência de um pai agressivo e ausente, assim seu rancor pela figura de autoridade é expresso nesse comportamento antagônico e reativo. Prezado recomendo fortemente que você procure ajuda. Há grupos de apoio nos seções de assistência social dos comandos e nos hospitais militares, você não precisa carregar sozinho esse fardo de amargura, perdoe-se.
Não tenho nenhum problema com praças antigos ,tenho vários amigos inclusive,agora pergunto!
Tem o que contra QE?
Só quero respeito camarada ,funciona assim ,me respeita e te respeito ponto final.
Olha os comentários acima e olha quem começou o esculacho.
Não me acho superior a ninguém e muito menos inferior.Todos tem o seu valor.Portanto respeito.
Jovem, essa raiva que você sente tem tratamento. Module o linguajar, valorize a família e cuide de sí. Esse espaço existe para debate de ideias e não para definir quem tem ou não razão. Não sinta-se inferior por supor-se desrespeitado devido a sua dificuldade Em interpretar textos, não é assim que o mundo adulto funciona. Procure ajuda, não há vergonha em tratar-se.
Combinado!
Sugiro o mesmo a ti,se é para debate de idéias aceite a minha opinião e respeite o outro indivíduo como já disse acima, ninguém é melhor que ninguém somos todos iguais perante a Deus e a todos,soberba não precisa se tratar a vida mesmo ensina lembre se disso quando a conta chegar.
Vamos encerrar por aqui.Que Deus o abençoe
Abençoe você também.
Senhores de todos estamentos! Formamos uma grande unidade, com o mesmo objetivo: Proteger nosso país, grandioso em todos os sentidos, de toda sorte de adversidades. Esse é nosso papel. Então, cabe a cúpula, avaliar com carinho a situação atual de todos seus integrantes. Que cada militar das FA Se sinta valorizado! Se existe a intenção de “arrumar a casa”, devido a queda de popularidade, o conserto começa justamente valorizando todos seus integrantes, sem exceção, sem discriminação, sem demagogia!
Cada um de acordo com seus méritos, não com atalhos legais para beneficiar favoritos. Nivelar por baixo nunca deu certo em nada e essas soluções contaminadas pela política de baixo padrão tem o resultado de corroer a hierarquia e a disciplina, onde o mais moderno e menos preparado se acha com distorcida moral, com razão para usurpar o que foi incapaz de conquistar por esforço próprio.
Mais moderno tem de existir senão não existiria mais antigo,mais moderno também é gente e também tem família e também tem de comer ,beber ,morar etc, não esqueça disso Até esses dias o país estava cheio de antigões no comando do país e olha a merda que deu.Imcompetentes!com a máquina não mão e viu no que deu.🤷
Deixe a política para os políticos. Quer comer bem, beber bem, morar bem, etc estude e faça por merecer não fique mendigando migalhas de político constrangendo o pouco de dignidade que tem em troca de 40 moedas de prata. Só quem cumpre serviço militar obrigado são os recrutas, os demais permanecem porque aceitaram a regra do jogo e portão de quartel não tem cadeado, basta sair. aliás os que mais reclamam são os que menos produzem.
Ok estudioso .
Só vc tem direito a tudo ,quem dirige,quem cozinha pra você,quem puxa hora no quartel,quem faz segurança na vila militar,quem leva seus filhos na escola,quem fica no trecho pra construir rodovias etc ,etc são os que menos produzem?Existem os que produzem e os enrolões em qualquer trabalho independente de graduação você sabe disso.
Ninguém falou de promoção nem de querer ser igual a ninguém,apenas os oE estão desde 2016 sem um centavo de reajuste e diminuiu o valor do seu vencimento com o aumento do imposto do fusex.
Já parou para olhar o contracheque de um QE?
Esses militares também são funcionários público e precisam ao menos Que inflação seja reposta.
Agora se tu não concorda com isso não precisa nem debater nada, você se encaixa no modelo dos senhores feudais . Escravidão foi abolida em 13 de Maio de 1888 ,tu como estudioso deveria saber.
Reflita!
Seu texto carregado de clichês e bordões são próprios para inflamar torcida, mas ineficazes como ferramenta argumentativa pela ausência de capacidade de convencimento, o que é típico de quem acha normal relativizar regras para beneficiar-se sem o devido esforço. Cada um realiza as tarefas para as quais ingressou na Força e se habilitou para tal, não é favor, não é fardo, não é sacrifício e tampouco algo que justifique premiar o inerte, como bem colocado pelo Suboficial dos comentários acima que exemplificou a conduta do recruta da força aérea promovido a oficial mediante concurso. Nesse ambiente de serviço público quem mais se dedica a evoluir intelectualmente e tecnicamente alcança os objetivos que permitem a si e a família usufruir da vida sem mendigar favores.
Como dito por colegas em textos anteriores, todos são atingidos economicamente, mas o esperneio é observado com requintes de drama hollywoodiano em pouquíssimos mas severamente afetados sargentos do quadro especial. Veja bem a cautela do destaque no fato de que são poucos, porém barulhentos (mimizentos) integrantes desse grupo, o que permite-nos suspeitar que existe uma divisão entre QE´s, Sargentos do Quadro Especial – Valorosos graduados cônscios de seus deveres e limitações e, os QE´s, Sargentos do Quadro Engraçado – reclamões, dramáticos, tisgos, fanfarrões e afetados. Com qual grupo você se identifica? se você não compreende a diferença entre o serviço militar VOLUNTÁRIO e a escravidão, realmente você é muito engraçado.
Então,vc acha justo que fique todo esse tempo sem Reajuste e ainda diminua o salário só porque não estudou?
Não estudou não pode ser reconhecido pelo trabalho que faz?
Realmente vc só pensa no seu umbigo gado.
Melhor pararmos por aqui Até porque não vai adiantar nada porque quem decide não é vc e nem o MD.Aguarde.
Passar bem.
Retificando! E sim o MD
Jovem, com falácias ad hominem você continua sem convencer ninguém e nem a si mesmo, inclusive começa a duvidar das suas afirmações pretendendo que eu justifique seus singelos argumentos. O fato de não receber adicional de habilitação significa que você recebe exatamente igual a qualquer um com a mesma qualificação e não confunda com graduação, logo há reconhecimento do seu trabalho de acordo com seus méritos. Releia os textos postados pelos colegas acima que você compreenderá o cerne do debate. Cordiais saudações.
Apesar dos comentários com alto teor de inveja pessoal do andar de baixo, retroceder nunca. ADSUMUS!
Só toma cuidado pra não cair do andar de cima companheiro ,quando falta humildade a queda machuca muito .
Que Deus o abençoe.
Não invoque o nome de do Altíssimo em vão, sua soberba carregada de ironia não me intimida. Cheguei aqui por mérito próprio e tenho muito orgulho de minhas conquistas alcançadas sem jamais depender de favores de ninguém, tampouco usurpando o que não me cabia traindo a confiança de superiores pares e subordinados e muito menos rastejando por afeto ou reconhecimento de chefe. Se você me enxerga do andar de baixo esforce-se com dignidade que um dia você chega até onde estou. O andar mais alto alcança-se com dignidade, ética, firmeza de propósito e serenidade de atitudes
Falou o do andar de cima.
Desculpa aí.
Que engraçado você é.
Presumo que esteja sendo revista essa gratificação de altos estudos para praças, os quais não estão capacitados a tomar decisões em níveis estratégicos.
Concordo plenamente!
Altos estudos só para o pessoal do andar de cima.
Excelente medida, somente para os estrategistas que previram a queda da ucrância em uma semana.
Fonte: Grupo de Whatsapp do QSgtQE (Quadro de Sargentos Engraçados)
Companheiros, venho acompanhando o comentário dos senhores e observo que com esse pensamento não chegarão a lugar nenhum. Se todos se reunissem Em Prol dos mesmos direitos, chegariam ao denominador comum; Os Sgt QE não tiveram a oportunidade de fazer concurso público, mas todas as missões que lhe eram confiadas pelos seus superiores, eles cumpriam com esmero. Desde 2019 que não entra um centavo de aumento de salário no contracheque desses profissionais (QE); se vc teve a oportunidade de estudar e hoje ser um Sargento de carreira ou um Oficial parabéns para vocês, tem Sgt QE que trabalharam em funções de muita responsabilidade exemplo: Garagem, Setor Financeiro, Centro de Operações de Suprimentos e etc. Todos são merecedores de perceber um bom salario para dá dignidade a si mesmo e a sua família, cabe ao Presidente da República reconhecer esses profissionais. Que Deus abençoe a todos!
Camarada o debate está interessante, mas não é tão simples como você interpreta. Leia os comentário anteriores, do Braga e de um outro anônimo que articula bem os argumentos creio que uma solução estudada no Ministério da Defesa será extinguir desde já esse quadro especial.
O quadro especial com os anos será estinguido ele teve o início e terá o fim .O fato é que não pode deixar os caras a míngua.Se estão na força alguém deixou,eles também são militares, também tem família e querendo ou não cumpriram suas tarefas .
temos narrativas a favor e, contra, a lei interpretada de acordo com a ocasião. Esse assunto está igual ao caso dos juízes classistas, a hora que acabou ninguém sentiu falta, mas perceberam a excrescência que era, leigos travestidos de juízes alçados ao judiciário sem concurso. No caso dos sargentos jurunas, ao final, extintos ou não, quem paga a conta é o erário. Entendedores entenderão.
Príncipe ???? O Sargento Juruna, como você fala no tom pejorativo, veste o mesmo uniforme que você, dá o mesmo plantão que você, cumpre o mesmo expediente que você. O Juruna como você fala talvez não tenha tido a oportunidade que você teve.
TEnho um colega JURUNA, que passou mais de 20 anos embarcado em diversos navios…saia de um entrava no outro sem intervalo, e assim tem muitos outros.
Seria bom respeitar mais, pois todos são iguais nos direitos e deveres.
A inveja de Meia dúzia de gatos pingados não vai impedir a busca por justiça ⚖️. Quadros Especiais do EB, FAB e MARINHA, unidos, em busca dos direitos suprimidos.
A diferença é que nossos QESA da Marinha são concursados, os outros do Exército são apadrinhados.
E vc fez algum trabalho diferente desses não concursados?
E se eles forem agraciados vai mudar algo em sua vida?
Porque eles ficaram na força?
Sem.concurso?
Então não deixavam 🤷
Se ficaram os caras Tem de ser reconhecido.Ou eles trabalham menos que vc?🤷
Não trabalham, mas isso todo mundo sabe.
Amigo da Marinha, 22:14 H, todos os que ficaram se destacaram entre os demais e passaram por rígidos critérios de avaliação. Deus te abençoe.
Quanta arrogância vejo aqui em alguns comentários,dizer que não trabalham ,os QEs foram escolhidos a dedo porque se destacavam em suas atividades e era avaliado a cada engajamento.Mas Deus sabe das coisas e é justo.