O que são ‘kids pretos’? Mauro Cid, general Ridauto e outros militares investigados pelo 8 de janeiro integraram Forças Especiais do Exército

comandos no morro

Exército diz que 2,5 mil militares fazem parte do grupo; de acordo com corporação, tropas foram criadas em 1957. Segundo investigação da Polícia Federal, ‘kids pretos’ teriam dado início às invasões às sedes dos Três Poderes, em Brasília.Fernanda Bastos, g1 DF

Os “kids pretos” — também chamados de “forças especiais” (FE) — são militares da ativa ou da reserva do Exército, especialistas em operações especiais. Ao g1, nesta sexta-feira (29), o Exército confirmou a existência das tropas e disse que elas existem desde 1957.

Segundo o Exército, atualmente os “kids pretos” têm um efetivo aproximado em torno de 2, 5 mil militares. O general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes, é um deles.

O militar foi alvo da 18ª fase da Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal, na manhã desta sexta. Ridauto Fernandes é investigado como executor e possivelmente um dos idealizadores dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Segundo a revista piauí, em 4 anos de governo Bolsonaro, pelo menos 26 “kids pretos” ocuparam cargos na gestão. O ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid, também faz parte do grupo.

Em delação, Mauro Cid disse à Polícia Federal que Bolsonaro fez reuniões no Alvorada para consultar integrantes da Marinha e das Forças Armadas sobre a possibilidade de um golpe militar.

Como é o treinamento dos ‘kids pretos’?
De acordo com o Exército, a nomenclatura “kid preto” é um apelido informal atribuído aos militares de Operações Especiais do Exército Brasileiro, pelo fato de usarem um gorro preto. O processo seletivo para as Forças de Operações Especiais é realizado entre militares voluntários que realizam curso de Ações de Comandos e de Forças Especiais, segundo o Exército.

Os “kids pretos” passam por formação no Centro de Instrução de Operações Especiais, em Niterói (RJ), no Comando de Operações Especiais em Goiânia (GO), ou na 3ª Companhia de Forças Especiais, em Manaus (AM).

Como parte do treinamento, os militares aprendem a atuar em missões com alto grau de risco e sigilo, como em operações de guerra irregular — terrorismo, guerrilha, insurreição, movimentos de resistência, insurgência. Além disso, são preparados para situações que envolvam sabotagem, operações de inteligência, planejamento de fugas e evasões.

Na página oficial do Facebook do Comando de Operações Especiais, em Goiânia, um vídeo de comemoração dos 65 anos das operações especiais é iniciado com a frase:

“O ideal como motivação. A abnegação como rotina. O perigo como irmão. A morte como companheira”, diz o vídeo.
De acordo com o Exército, os “kids pretos” podem atuar em todo o território nacional. No entanto, a corporação afirma que as tropas especiais só são empregadas por ordem do Comando do Exército, sob coordenação do Comando de Operações Especiais.

“Sempre com base em um arcabouço legal, respeitando regras de engajamento previstas para a sua atuação operacional”, diz o Exército em nota enviada ao g1.

Reprodução g1

‘Kids pretos’ teriam facilitado entrada no Congresso abrindo escotilhas do teto

Imagens dos atos terroristas em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023, mostram o momento em que golpistas invadiram e vandalizaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto. Nos vídeos é possível ver que homens com o rosto coberto por balaclavas e usando luvas retiraram as grades da escotilha do Congresso Nacional. Em um outro momento, eles usaram gradis para ajudar os invasores a sair de dentro do prédio – além de uma mangueira para jogar água e dispersar o gás das bombas de efeito moral.

De acordo com a apuração da reportagem, no inquérito da Polícia Federal existem vários depoimentos de vândalos presos relatando a ação de indivíduos de balaclavas e luvas ajudando e incentivando os demais a entrarem no prédio.

Segundo os depoimentos, eles chamaram os invasores depois de abrirem as escotilhas de acesso ao teto do Congresso Nacional. A subida até lá só teria sido possível por causa de uma escada feita com gradis amarrados.

g1

19 respostas

  1. A PF se dedurando. Fizeram o teste em 12 de dezembro, Deu certo. Repetiram em 8 de janeiro. Está dando certo, se dedurando e se blindando culpando o EB por tudo que fizeram.

    1. Agora é assim, sob qualquer suspeita de haver estado em Brasília, até vendedor de algodão preso, exceto os que se mandaram nos 300 ônibus, a PF invade o domicilio, assassina reputações, congela bens, contas bancárias, passaporte e ainda convoca para depor. Até agora calados com o sumiço das imagens pois estavam todos lá e mais essa história de Araraquara e decreto pronto. Quem mandou abolir a monarquia que aboliu a escravidão? Quem mandou permitir a coluna Prestes? Quem mandou dar anistia ampla, geral e irrestrita?

  2. nenhuma guerra.
    Nenhum tiroteio.
    Unica ação foi contra o país q juraram defender e contra o povo que paga seus salários e pensão das filhas.

    Que os FEDERAIS identifiquem todos. Xandão vai passar o cerol de um a um, que sirva de exemplo e que a sociedade veja como não é nada de reserva moral da sociedade. Simplismente os problemas são varridos para em baixo do tapete e ninguém vê.

  3. Só sabem usar suas baionetas contra o seu próprio povo que sustenta os seus salários e das filhas pensionistas.

    Duvido invadirem outros países, como a Venezuela, pois odeiam tanto o Maduro, mas só sabem conspirar contra os próprios brasileiros desarmados.

    O bom do governo do Bozo, foi que descortinou o verdadeiro caráter desses generais.

  4. Que navegada na maionese esse texto desse repórter kkkkkk

    Estão enchergando o Exército em tudo que acontece no Brasil! E o pior é que muitos militares ainda estão caindo nessa ladainha, acordem pessoal, antes que seja tarde demais

  5. Tirando a “verdade” dos esquerquistas que vivem comentando nas notícias do Montedo, curioso é ver tantos comentários “pagando pau” pra Polícia Federal. Essa mesma polícia que viu seu trabalho na operação lava jato ser detonado e esculhambado pelos canhotos, agora serve de polícia política do PT e asseclas. E muitos aplaudem narrativas baseadas em provas inexistentes. Inacreditável que pessoas com camisetas no rosto sejam “identificados” como militares do EB (Forças especiais). Enquanto isso, nada da PF dizer quem patrocinou a tentativa de assinar Bolsonaro. O que um lado (PT) diz é lei, verdade e liberdade; os demais (os de “direita”) tudo o que é dito é narrativa, fake news, discurso de ódio, preconceito etc…ladainha chata e cansativa. Os canhotos estão vencendo não pela capacidade intelectual, mas pela insistência em repetir esse mantra e arrebanhar uma legião jegues, enquanto o “pastor master” dessa multidão fica passeando ao redor do mundo com nosso dinheiro…estamos caminhando a passos gigantescos para um Estado sem direitos (para alguns).

    Parabéns! Continuem a bater palminhas para a PF…daqui há alguns dias ela poderá bater na sua porta…mas aí é ficar tranquilo, confessar seu crime (mesmo inexistente) e tudo ficará bem. Faz o “L”…

    1. Não tem como não “pagar pau”, meu amigo. Os caras são venerados na rua, todos querem ser amigos deles, vão na padaria o padeiro nao cobra, vão no restaurante e é por conta da casa…

      Sabe pq eles são tão prestigiados?
      1) é um concurso de nível superior e mais de 300 candidatos por vaga, abre em média de 5 em 5 anos.

      2) São 7 mil homens para: trafico internacional de drogas, de arma, terrorismo, trafico de mulheres para fins de exploração sexual, roubo interestadual, a lista é enorme

      3) lá não usam arma desmuniciada para formatura, nem tem formatura kkk. nem tem delegado proibindo agente de andar armado. Eles trocam tiro, enfrentam bandido mesmo, e quando os matam os parentes vem cobrar da União, diferentemente dos causos do EB.

      4) eles são polícia maritima, aeroportuária e de fronteiras, apenas eles. Eles representam a INTERPOL no Brasil e prendem foragidos internacionais, genocidas, recuperam patrimonio de outros países e apenas na lava jato recuperaram 25 BIlhoes de reais. Ouviu certo, 25 BILHOES de reais (google!), enquanto um certo órgão gasta, gasta e gasta. Se anularam a lava jato foi por conta do juiz, não do delegado ou do agente.

      5) pq lá tudo é real, não tem delegado proibindo agente de entrar com arma na delegacia, se um fizesse isso ele seria aposentado por loucura na mesma semana, pois FEDERAL não tem medo de arma, e só usa carregada e destravada

      6) pq a mulherada se derrete no distintivo, é um simbolo do homem que sabe que vai enfrentar organizacões criminosas poderosas, e não tem medo. Meu medo é a escala, emendar no expediente etc.

      7) pq lá eles tem tanto trabalho sério, como um grupo especializado em sequestros, que não sobra tempo para colocar 8 agentes para prestar continência a um tenente coronel

      8) lá a faxina é terceirizada, e quem fiscaliza é um zelador que ganha 2 mil reais.

      9) lá um delegado peita um presidente sem medo de não ser promovido, as pessoas trabalham em algo que tem um fim prático, vc chega no fim do dia e percebe que fez algo de bom para a sociedade, e não apenas para a carreira do seu chefe.

      10) pq a PF é a PF, a melhor polícia da américa latina, e eles valem muito mais do que custam… e quando você precisar, conte com a polícia, pois lá não vão abrir uma sindicância para ver pq vc precisou, ou fazer um “corridão” para vingar a morte de um agente, como fizeram com o nobre Sgt Cazuka… lá eles quebram, apesar de ser atribuição da civil um homicidio…

      Podia continuar mais, só que estou estudando forte para entrar nessa elite, cansei de faz de conta e munição de festim, até o próximo concurso meus futuros chefes já terão brigado pelo terceiro aumento em 2 anos.

      Assina: Sgt dando no pé.

      (ps: vcs não enganam mais nem os civis rsrsrsrs a máscara caiu para gerwl)

      1. Bem antes de sair QAO músico e no término da faculdade eu ainda era 2 Sgt, estudei para concurso da RFB, PF, TRE mas na época estava numa OM com excelentes PNRs, hospital militar, cidade tranquila e após dois anos de estudo acabei desistindo e optando pela carreira universitária em um paralelo “discreto” com a vida de músico militar que graças a Deus me fez chegar a Ten.
        Na época pesou um pouco a situação de alguns amigos que entraram na PF e ficaram deslocados em operações longe da família por longo período, inclusive no retorno o Ricardão tinha assumido o comando em um dos casos, outra situação é o conflito armado com o tráfico que para PF é provável enquanto para mim como MM ( Músico das FFAA) é uma situação extraordinária. Ainda pesou na hora de estudar DIREITO PREVIDENCIARIO notar que as polícias em tudo o mundo tem a tendência de ir para o regime previdenciário geral, enquanto as FFAA no Brasil garantiriam pensão vitalícia até para minha filha à época um bebê….
        Resumindo; o pasto do vizinho é sempre mais verde do que o nosso, mas o regime de trabalho que possui a PF não é em nada comparável a boa parte dos nossos militares em qualquer nível, por isso é preciso analisar com calma e não pensar que estás indo para a ilha da fantasia pois pode encontrar com a caverna do dragão ….

        1. Concordo! Pessoal que tem pelo menos uns 15 anos analisar bem, pois um PRF do.um líquido de 8000,00 sem pNR e plano de saúde e com teto da previdência e mais tempo pra aposentar sendo lotado em Brasília ou uma capital com custo de vida alto… sei não… melhor lugar é onde está e correr atrás pra se chegar pelo menos 2 Tenente com integralidade e paridade.

          1. Os caras passaram 30 anos de suas vidas, se enganando dentro de uma instituição falida moralmente, não possuem coragem para estudarem e caírem fora, e querem desestabilizar quem estuda e pensa em abandonar o barco que está naufragando.

            Eu via muito isso dentro da caserna. É a inveja velada. Os militares, principalmente os mais antigos, querendo sabotarem quem tem uma visão extra- quartel.

            O negócio é estudar e cair fora.

            ” Quem não papira, entra em forma para o aspira “.

        2. Perfeito velho, só li verdades, tanto na abordagem administrativa quanto no aspecto de orgulho castrense, parabéns velho guerreiro…. a moral de um regente de banda tocando num shopping center e admirado pelo público só pode ser equiparada ou equivalente a da chegada do príncipe Charles da Inglaterra no castelo de Londres!!!!

      2. Que viagem, concurso concorrido igual EB
        Ao fim vc vai pro teto inss. Deve ser aquele foge de missões pra estudar. Pq não sai antes e vai trabalhar na CLT e para de cuspir no prato que te alimenta.

    1. Ainda precisa ser esclarecido; se o ladrão de jóias vivia ensaiando tentativa de golpe desde Jan 2019???
      Notória é a frase “um cabo e um soldado invadem e fecham o STF”; quem tem essa percepção da realidade institucional você pode esperar OQUE???
      Acredito que parte da população teve algum tipo de transtorno mental que os impede de pensar com uma lógica minimamente razoável nesses últimos anos.
      Cadeia a todos os envolvidos; a pátria espera que o STF faça a sua parte!!

  6. Kiss pretos me lembra uma história das antigas que fizeram a título de brincadeira para os cabos e soldados antigoes na década de 80.
    O enredo inventado foi o seguinte, e tem a ver com o kid preto, a seguir irão contextualizar.
    ” A AMAN esqueceu de fazer o processo seletivo e esse ano em caráter excepcional serão chamados para fazer a academia os CB/sd antigos de bom comportamento, os voluntários deverão comparecer na formatura matinal com a mochila de viagem segunda feira para se descolar até Resende RJ onde ficarão 4 anos. Na segunda todos os voluntários para ir para a referida academia estavam em forma no local determinado, eufóricos, vibrantes pela extraordinária oportunidade de ser oficial, quanto chegou o oficial que havia transmitido a ordem com uma enorme mandica pintada de preto: era a AGULHA NEGRA…..!
    Tristeza geral, decepção por não ser verdade, nesses tempos os trotes aos subordinados eram recorrentes ….
    A história do kid preto me lembrou essa outra da água negra!
    Faz tempo que praça é sacaneado nas FFAA..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo