Comandante do Exército ameaçou prender Bolsonaro em reunião sobre golpe, diz jornalista

Bolsonaro entre os generais Marco Antônio Freire Gomes, comandante do Exército; Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e ministro da Casa Civil Luiz Eduardo Ramos, Mourão e Paulo Sérgio - Estevam Costa PR

General foi taxativo sobre a possibilidade de golpe

Segundo a jornalista Maria Cristina Fernandes, do Valor Econômico, no encontro entre o então presidente e a cúpula das Forças Armadas, relatado por Mauro Cid em delação, o comandante do Exército foi o único a enfrentar Bolsonaro, quando este perguntou se os comandantes estariam fechados com ele na contestação ao resultado das eleições presidenciais.

“Se o senhor for em frente com isso, serei obrigado a prendê-lo”
(General Freire Gomes, dirigindo-se a Bolsonaro)

Ante a pronta aquiescência do almirante Garnier e o silêncio do brigadeiro Baptista Júnior, o general Freire Gomes foi taxativo. Não apenas disse a Bolsonaro que o Exército não compactuava com um golpe, como afirmou à queima-roupa: “Se o senhor for em frente com isso, serei obrigado a prendê-lo”.

A posição do general teria colocado um ponto final na discussão.

 

39 respostas

  1. se …..se isso for verdade, o general foi brasileiro e honrado. Mas vindo do Valor economico (grupo globo), paira a dúvida nessa notícia. Estariam já fazendo um “arrumadinho” para livrarem vários oficiais generais que porventura tenham tido alguma Participação nessa insanidade? E agora rifaram o engomadinho bebedor de champanhe e água de bolinha em taças de cristais? Prefiro acreditar mais no Biden e seus dois enviados a época (Blinken e general Loyd Austin) que disseram na cara dessa turma que não aceitariam quarteladas ao estilo republiqueta de bananas no Brasil.

    1. General Freire Gomes, homem sério, honrado, patriota.

      Poucas palavras, nenhuma formatura, nenhum microfone para falar por horas.

      Apenas fazendo seu trabalho silenciosamente e honrando seu juramento.

      General, a história está fazendo justiça.
      Minha continência pelo senhor não ter permitido que nos tornássemos uma guatemala.

  2. Visão de país teve o general Freire Gomes.

    Golpe é retrocesso em qualquer lugar do mundo. Com o golpe, vem sanções e o retrocesso de um país a idade da pedra.

    Bolsonaristas tanto criticaram Cuba e Venezuela e nunca se tocaram das consequências de sanções em caso de golpe.

    De fato o bebedor de champanhe sempre foi o mais alienado dos três comandantes. Basta ver aquele desfile da marinha de frente ao Planalto com blindados com bico injetores desregulados.

    Pensar na indústria, na economia e desemprego que adviria isso foi ser patriota.

    Enfim..

  3. Esse jornal, Valor econômico, pertencente a rede Globo kkkkk … É igual nota de 3 reais 🤣🤣🤣🤣 é verdade esse ” bilete ”

    STen Eng Marcos Pinto , Rio De Janeiro
    R1
    Fala QE chorão, quando vcs vão ganhar aumento Do PT ? kkkkk , já estão arrependidos? O aumento vai sair dia 30 de fevereiro 🤣

    1. O QE ainda chegou ao topo da carreira dele e vc que ficou pelo caminho, nem teve condições de ser promovido a QAO?
      Ah, despreparo…sem conceito…

  4. Duvideô- dó! Esses Caras só não cometeram essa asneira porquê o comandante deles (biden) não determinou nada e ainda os desautorizou. E o biden não fez isso por amor ao Brasil mas fez porquê com esses golpistas no poder por aqui, facilitaria as coisas para o aloprado do Tramp por lá. Só por isso.

  5. Não acredito em contos de fardas.
    Parece que tudo isso é ensaiado, para a imagem das Forças Armadas não ir para o ralo de vez.
    Me engana que eu gosto.

  6. Até agora nem os advogados de defesa tiveram acesso aí depoimento de Cid, esses ” jornalistas” militantes da esquerda, deveriam revelar como tiveram acesso, inclusive divulgando nomes

    1. Isso! Esses comunistas estão só protegendo esses generais comunistas que evitaram um golpe patriótico para que um comunista assumisse a Presidência fraudando as urnas. Onde está a fonte da informação? Só falta dizer que a Constituição assegura o sigilo da fonte! Constituição comunista!

  7. A marinha tem um historico de indisciplinas marcando sua história. Só abrir o livro de História do brasil para ver quantas revoltas a marinha se meteu.

    EBzao sempre fiel qo juramento

  8. Isso não é verdade, agora que estão na lama, sem moral queren fazer média con o STF, y con bêbado louco comandante maior das forças aramadas agora as frouxas armadas tem o comandante supremo que merece

  9. De qualquer forma essa versão está alinhada com o discurso da cúpula do Exército desde o início, isso é FATO!
    Agora que sofreu influência de ONU, FMI, isso é fato também pois a vinda de dois enviados dos EUA (Blinken e general Loyd Austin), para reunião as portas fechadas com o alto escalão do exército com certeza foi para alinhar estratégias e condutas, o que é comum entre “nações amigas” que defendem interesses geoestratégicos mútuos. Nesse caso o Exercito é o grande herói do povo e vencedor de todas as guerras sem dar nenhum tiro!!!

  10. Nós Sabemos Que 85 A 90% Dos Militares É Fechado Com O Presidente Bolsonaro. Quem Critica Aqui São Civis Infiltrados Igual Aqueles Do Dia 8 De Janeiro Que Apoiam O Presidiário. Vivem De Narrativas. Nós Militares Estamos Unidos Com O Presidente Por Um Brasil Melhor.
    DEUS, PÁTRIA, FAMILIA.
    Brasil Acima De Tudo E Deus Acima De Todos!
    SELVA!

      1. O Cara Tem Que Procurar Um Psiquiatra Para Desfazer A Lavagem Cerebral que o Bozo fez nele,Rsrs…e ainda está acreditando nas falácias do Deus, pátria e família do minto,
        pois tem trouxa pra tudo…kkkkkkkkkkk

  11. Você sabia que, de maneira geral, a população não está obrigada a comunicar a ocorrência de um crime que presenciou? No entanto, em algumas situações, a omissão pode ser tipificada como conduta criminosa. Dependendo da situação, a omissão pode trazer consequências penais a quem deixa de fazer algo que pode evitar o resultado da ação. Quem explica a questão no quadro “Entenda direito” desta semana é a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT) Jaqueline Cherulli.

    De acordo com o Código Penal, no art. 13, § 2º, a omissão é penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado, mas não o faz. São três as situações previstas no código como dever de agir a quem: 1) tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância; 2) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado e 3) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrência do resultado.

    https://www.tjmt.jus.br/noticias/51689

    LEI Nº 1.079, DE 10 DE ABRIL DE 1950.

    Define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento.

    Art. 4º São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentarem contra a Constituição Federal, e, especialmente, contra:

    I – A existência da União:

    II – O livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e dos poderes constitucionais dos Estados;

    III – O exercício dos direitos políticos, individuais e sociais:

    IV – A segurança interna do país:

    V – A probidade na administração;

    VI – A lei orçamentária;

    VII – A guarda e o legal emprego dos dinheiros públicos;

    VIII – O cumprimento das decisões judiciárias (Constituição, artigo 89).

    Art. 6º São crimes de responsabilidade contra o livre exercício dos poderes legislativo e judiciário e dos poderes constitucionais dos Estados:

    5 – opor-se diretamente e por fatos ao livre exercício do Poder Judiciário, ou obstar, por meios violentos, ao efeito dos seus atos, mandados ou sentenças;

    Art. 7º São crimes de responsabilidade contra o livre exercício dos direitos políticos, individuais e sociais:

    7 – incitar militares à desobediência à lei ou infração à disciplina;

    8 – provocar animosidade entre as classes armadas ou contra elas, ou delas contra as instituições civis;

  12. A falta de crédito de Lula dentro dos quartéis é resultado do desgoverno dos Mandatos do PT que sempre tratou a tropa com “migalhas”!
    A Caserna valorizada, bem remunerada e disciplinada nunca mais irá se meter em politicagem…
    Vide os militares estaduais que após serem valorizados nunca mais se meterem em “greves”!

  13. Tem gente que dão créditos demais ao que publicam.

    “A imprensa é muito séria, se você pagar eles até publicam a verdade”. Juca Chaves

  14. Hahahaha! Nenhum oficial General bateria de frente com o Presidente!! Eles Estão em cargo Político! Estão ali exatamente por aceitarem tudo

  15. Se for verdade um comande de uma força ou seja o comandante do exército pode prender o chefe supremo das forças armadas ou seja o presidente da República, estou certo ou errado estão previsto na constituição que o presidente é o chefe supremo pode isso

  16. Se procede a informação…parabéns senhor General…que sua atitude seja exemplo para aqueles que Almejam comandar as forças Armadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo