Cúpula militar relata pressão para que comandante do Exército aderisse ao golpe

O general Marco Antônio Freire Gomes assumiu o comando do Exército. — Foto: Divulgação/Exército

Freire Gomes, que era quem efetivamente tinha o comando da tropa, teria sido o bastião de resistência ao ânimo golpista do Planalto dentro das Forças

Raquel Landim da CNN

Fontes da cúpula das Forças Armadas relataram à CNN a pressão sofrida pelo então comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, para que ele aderisse à tentativa de golpe de Estado. Freire Gomes disse não.

Ainda segundo as fontes, as tentativas ocorreram mais de uma vez em reuniões no Palácio do Planalto, com Jair Bolsonaro (PL) e outros integrantes do seu círculo ideológico mais próximo após a derrota eleitoral.

Freire Gomes, que era quem efetivamente tinha o comando da tropa, teria sido o bastião de resistência ao ânimo golpista do Planalto dentro das Forças Armadas.

O comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, e, principalmente, o da Marinha, Almir Garnier dos Santos, eram mais receptivos à ideia.

Procurados pela CNN, eles não se manifestaram.

Freire Gomes estaria tão incomodado com a pressão que vinha sofrendo que chegou a transmitir ao futuro ministro da Defesa, José Múcio, o desejo de deixar o comando do Exército o quanto antes sem explicitar os motivos.

O general nunca levou oficialmente nenhuma queixa ao Alto Comando das Forças Armadas mas, nos bastidores, muitos sabiam das conversas. Nas reuniões do Alto Comando, Freire relatou apenas que reafirmara a Bolsonaro que o Exército não se afastaria de sua missão constitucional.

Segundo generais, nunca houve divisão do alto-comando para apoiar o golpe. O posicionamento ideológico de Garnier, da Marinha, porém, era conhecido. O almirante se recusou a receber Múcio durante a transição e não compareceu a cerimônia de troca de comando.

CNN Brasil

12 respostas

    1. a então quer dizer pra você com o Lula o país está as mil maravilhas o cara embolsou milhões nos 2 primeiros mandatos, e pra você está tudo certo ( Anônimo 21 de Setembro de 2023 ás 21:49 ) Parabéns pra você

    1. Rapaz como poder alguém acreditar nesses jornalistas?? É sempre assim – Segundo fontes..
      Conforme… falavam-se… lixo de jornais mentirosos!

      1. Isso! Imagina se Bolsonaro iria quere dar um golpe para se manter no poder! Se quisesse continuar Presidente bastaria não ter feito campanha para Lula…

  1. Tem coisas que um reajuste de 9% não vale a pena. O falso meçias ditador, rodeado por bloqueiros 171 e outros incompetentes. Por falar em blogueiro 171, tem mais uma delação vindo por aí.

  2. Pior do que o mitojoias fez em todo seu governo, foi ter recolocado o 9 dedos e sua cambada de volta.
    o pior de tudo é ver o STF manter os direitos políticos da presidentA que saiu pelas portas dos fundos, esse é o mesmo STF que disse que a ADI 7092 é constitucional, lei 13954/2019 sancionada pelo mitojoias, viu só como quem faz maldade com os outros volta tudo pra si?!?!?!??!?!??!
    a papuda te espera mitojoias, parabéns!

    1. Continuo escrevendo: O Messias passou quatro anos humilhando Praças e hoje ainda vejo esses
      humilhados do lado de um falso personagem que está bem próximo da Papuda. Não vai demorar
      muito… aguarde mais alguns dias.

  3. Se tudo isto que está publicado for verdade, este General Freire Gomes está de parabéns pela coragem e Compromisso com a Nação. Com certeza foi 01 de CFC. Pátria! Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo