‘Essa questão das espécies exóticas, especialmente o javali, preocupa-nos e aos produtores rurais’, diz o deputado Pedro Lupion (PP-PR)
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) enviou, nesta sexta-feira (25), ofícios aos ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Agricultura, Carlos Fávaro, do Meio Ambiente, Marina Silva e para o comandante do do Exército Brasileiro, Tomás Paiva, com as preocupações sobre a suspensão das emissões de novas licenças para o manejo de espécies exóticas, publicada em informativo do Sistema de Informação de Manejo e Fauna (Simaf), no último dia 18 de agosto.
A medida é resultado do Decreto 11.615/2023, que transferiu a responsabilidade pela emissão dessas autorizações do Ibama para o Exército.
O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR), destacou que a medida tem impacto na pecuária brasileira. “Essa questão das espécies exóticas, especialmente o javali, preocupa-nos e aos produtores rurais. Nós, enquanto FPA, encaminhamos nota às autoridades com pedido de providências. Os javalis são vetores de doenças como a peste suína e febre aftosa, que podem contaminar nossos rebanhos.”
Esses animais possuem capacidade de reprodução de forma exponencial, o que reforça a necessidade de uma solução imediata e que possa garantir o controle eficiente desses animais.
“Temos alertado o governo brasileiro desde a adoção do decreto que restringiu a posse e o porte de armas no país, e levou a essa situação de restrição na emissão de licenças de caça ao javali que, por sinal, tem sido a única maneira efetiva, até o momento, de conter a proliferação desses animais. Esperamos que as autoridades possam adotar medidas cabíveis para resolver a questão o mais rápido possível” disse Lupion.
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de proteína animal, e esse status sempre foi construído alinhado às diretrizes internacionalmente reconhecidas de defesa agropecuária e essa medida não só traz prejuízos ambientais como também gera importantes impactos econômicos à agricultura brasileira.
A Sociedade Rural Brasileira (SRB), apoiada por outras entidades do setor enviaram ofício, na quinta-feira (24), para o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, onde pedem atenção para que esse impasse no controle destas espécies exóticas seja resolvido com celeridade. Alertando que a situação pode colocar em risco o status sanitário do país, o minucioso trabalho de retirada da imunização da aftosa e o rebanho brasileiro.
16 respostas
Já há manadas de milhares de javalis que destroem plantações de soja e milho em uma noite.
Transformar milico em caçador de javali. É só o que faltava. O último a sair apaga a luz.
Foi nisso que deu a reforma gramatical e ortográfica. Onde está escrito isso, filho de Deus?
Foi apenas uma reforma ORTOGRÁFICA. Que burro, dá zero pra ele.
Vão criar a medalha do mérito javali.
Aguarde
Bazofia. Querem é a liberação de armas pros CACS. Sou do tempo que fora do serviço o cmt proibia porte de arma até a oficial.
Andar armado não traz segurança. Uma coisa é a serviço, outra fora do serviço.
E o que é que traz segurança? A onipresença das forças de segurança?
Não ter comportamento de risco, saber onde se mete, não ser valentão, saber identificar uma pessoa de má índole, saber vazar quando uma pessoa é ambiente não lhe cabe…enfim…são tantas medidas pro ativas….mas baleie um inocente ou bandido pra ver se a cadeia não te espera.
Policial, o verdadeiro, não tem arma nem em casa ( atrai bandido)
Daonde vc tirou isso irmao?
Vc é a típica pessoa que culpa a mulher de saia curta pelo estupro.
Todo policia de verdade usa duas armas, duas, uma de backup, todos os dias da semana, 24 horas por dia.
Isso de arma pra cerimonial é só no exército.
Fale por si, fale pelo que viu. Só uma arma para outra arma. O problema é que no exército arma é basicamente para fazer ordem unida e continência da guarda. Todos vivem em vilas militares, vão a clubes militares e passam a vida inteira alheios aos problemas da sociedade.
Se quer se sujeitar à vontade de marginais, lamento por você. Mas por favor não fale besteira, principalmente sobre como um policial se porta… ali a missão é real todos os dias, e não é matar mosquitos da dengue taokey
É sim, o culpado é a vítima, com narrativa típica de bandido sem vergonha.
O gado de alojamento sempre soube disso, mas se o minto quer, eles também querem.
O dia que um vagabundo estiver forçando a porta da tua casa e você desarmado, coloque a tocar “imagine” e entregue flores pra ele…
Eita os severinos das Forças Armadas, tem Pintores de meio fio, aparador de gramas, caçador de mosquitos e agora caçador de javali kkkkk.
Espigarda de soca é bem mais barato, que fuzil.
kkkkkkk, é um tapa na cara dos militares
Mas, e os milhares de CACS bem armados caçam o quê?
Javali é um animal apropriado para as FA que já valeram.