BUSTO DE CAXIAS

Esquecem de fazer do silêncio e da ausência midiática uma arma letal

NORTON LUIS SILVA DA COSTA*
Neste 25 de Agosto, com absoluta certeza Caxias , nosso Patrono, retratado em bronze ou ferro , nosso Duque, permanecerá impassível, de costas para muitos atuais Generais Comandantes , muito frio, olhar fixo no horizonte perdido , gelado e distante mas principalmente triste.
A cada dia mais clarividente fica a situação da nossa real tropa perante seu Chefe, não Comandante, onde, salvo outro juízo de valor, a coesão é no máximo existente na horizontalidade das Unidades e talvez bem diminuta, em pouquíssima parcela ,na verticalidade.
Esses sinais estão evidentes e os sintomas atingiram em cheio o Alto Comando do Exército.
A luta é para demonstrar o contrário e sua reversão tanto internamente quanto externamente é árdua, mas totalmente ineficaz.
A antes ativa reserva, hoje, a meu ver, demonstra muita vergonha acirrada e se afastou dos muros dos aquartelamentos, salvos alguns entes saudosistas.
Isso demonstra, também, insatisfação de magnitude considerável frente ao estado de coisas que vemos e ouvimos.
Sim, CAXIAS, estamos tão frios como o Bronze que hoje te retrata, estamos tão distantes da caserna quanto o tempo de seu afastamento em vida!
A politização não é esquecida,não é enterrada, e o reaquecimento ocorre em pronunciamentos ou entrevistas e quase que semanalmente.
Esquecem de fazer do silêncio e da ausência midiática uma arma letal.
A exposição diuturna mais prejudica do que alavanca a imagem , já tão desgastada e arranhada de uma Força Terrestre, que outrora no passado não tão distante assim, até relembrava com orgulho esmerado datas significativas e marcantes como o 31 de Março , mas que hoje, se precisar, abre mão de tudo para com subserviência atender a política em detrimento da coesão.
Estou tão triste quanto nosso insigne Patrono que, onde estiver, vê suas tropas amadas, seus Soldados e suas tradições e princípios éticos morais, tradicionais e de valores imateriais marcantes serem simplesmente ignorados ou relegados a planos quaternários .
Sim Caxias a ti eu, seu Soldado e discípulo ainda te homenageio,te honro e reverencio pois graças a ti sou o que sou hoje, simples, coerente, solidário aos valores imorredouros da caserna e principalmente leal a ti, e não à determinados chefes politizados.
Salve Caxias, salve o 25 Ago!
*Coronel de Infantaria Veterano

25 respostas

  1. Vejo aqui neste bloq pessoas se gabando que foram beneficiadas com a lei malvada de Jair Bolsonaro e seus asseclas, que usaram de todos os meios para empurra-la goela abaixo dos menos favorecidos. Esquecem que, com o governo do falso Meçias, todos perdemos. Aquele orgulho que tínhamos por termos Servido nossas Forças e o Pais, nós veteranos, Se tornaram hj em vergonha. A cada dia um Escândalo. Carregaremos essa mácula por longos anos, apesar de não termos culpa alguma. Diante de tudo isso, virão mais Desprezo salarial que teremos nos próximos anos, entretanto, o Prejuízo está marcado na nossa honra.

    1. E vc, é honesto? Sendo honesto, por toda a tua vida, como destruir tua reputação? Se vc ficar em silencio, quem saberá o que vc está pensando?

      1. Não esquente com esse; ele é o cara que vai na padaria todo dia e em lugar de agradecer o pão e o trigo fica ouvindo todo mundo ao redor dele falando mal dos militares.

  2. Primeiramente: #falacid

    Sr Cel R1 (não existe a palavra “veterano” para designar o pessoal da reserva remunerada)

    Tenho vários argumentos para o EB não evoluir, porém um deles é culpa sua e dos demais da reserva. A não ser pazzuelo e o pelotão de ajudantes comandada pelo Cidinho, todos os outros militares da RESERVA são os responsáveis pela decadência da imagem do EB.

    O “cidgate” É apenas a ponta do iceberg.

    A sociedade está evoluindo a passos cavalares enquanto o EB dá “frente para retaguarda” e “correndo curto” ao passado por causa do batalhão “na minha época era assim”.

    Coesão? Que tal tratar o aspirante e o lobinho como homens e não garotos? Acabar com VOT, CTTEP e formaturas inúteis que em nada favorecem a produtividade da OM? Etc.

    Por fim, ouvi de um Gen: “se não nasce no EME então não vai dá certo.” Pergunto: Como velhos lobos irão ter soluções para problema que eles não sabem que existem?

    1. SR ANONIMO
      EU AO MENOS ME IDENTIFICO .
      NAO SOMOS CULPADOS DE NADA E A SITUACÃO DO EB ESPECIFICAMENTE POIS FIZEMOS A NOSSA PARTE E FIZEMOS BEM FEITA POR SINAL.
      AS SUAS COLOCACOES SAO INFUNDADAS.
      VELHOS LOBOS SABEM CONDUZIR SA MATILHA , SABEM LUTAR E DEFNEDEM SUA ALCATEIA COM VALOR E ORGULHO.
      ANTES SER UM VELHO LOBO DO QUE UM ANONIMO ENRUSTIDO.
      SELVA.

      1. Cel R1 NLSC

        Um caso particular, Até 2019 nenhuma bda Inf Sl tinha conhecimento de combate com apoio de Engenharia, pois até então em toda (literalmente) Amazônia só existia Eng Const.

        Já está no 4° Cmt e ainda não dá o real valor ao apoio de Engenharia no Combate na Selva, pois os “velhos lobos” da ativa ainda não sabem usa-la. É a mesma coisa que dá um iPhone 14 para o vovô que prefere o tijolão!

        Em aspecto amplo do EB, A retórica do “velho lobo” é para marca a lógica do conflito de geração. O tempo do Sr passou, mas infelizmente os “líderes” do EB da ativa são influenciados pelos “velhos lobos”. o resultado é o que vemos hoje, líderes sem identidade e inseguros.

        A nível nacional, A própria população já substituiu os “caciques políticos” e vemos um congresso com mais caras novas do que todo o período democrático.

        Ps: na Ucrânia, a Rússia se defende bem porque a engenharia deste é a melhor daquele continente. Mas peca em outros aspectos mais complexos.

  3. O grande Duque deve estar Profundamente decepcionado e envergonhado com o grande numero de oficiais enlameados ate o Pescoço Nas tramas De Incompetência, Omissão e Corrupção do ex-Capitão reformado “Ladrãozinho” ganancioso. Sim, ele mesmo! O seu Jair da casa 58, o ex-terrorista de Contracheque, O ex-sindicalista de sargento que ficou rico as custas da politica (diga-se “rachadinhas”), o traidor da Família militar. Mas, os maiores culpados decrosa esta lama São is ex-generais gauchos Vida Boa e Eitchesougay. O grande Duque assim como os “estamentos inferiores” ainda aguardam ansiosos as famigeradas “notas de repudio” dos futriqueiros Clubes Militares….

  4. Infelizmente, durante o tempo que servi ao glorioso exército brasileiro, achava que o Duque de Caxias era realmente um herói, bastou fazer Algumas pesquisas na internet, para perceber que apenas Cumpria ordens de poderosos para massacrar camadas inferiores, a exemplo da balaiada em que vaqueiros, escravos e outros Desfavorecidos, queriam apenas liberdade, ou seja, herói para alguns que não viveram a sua época

    1. Vc queria o quê, heróis de revistas, de mitologias ou de novelas? Vc já foi Pai alguma vez ou és um filho que ainda não aprendeu a valorizar Pai e Mãe?

  5. Quando você passa um bom tempo na caserna você aprende que o mau comandante afunda a tropa quando toma decisões bizonhas ou deliberadamente erradas.
    Hierarquia e disciplina não são só duas palavras, mas princípios, e princípios precisam ser estudados para serem entendidos.
    Quando vejo o resultado nefasto que o ex PR causou na carreira e na vida de diversos militares, percebo que bastava uma palavra do ex comandante supremo das FAs para amenizar os erros dos seus subordinados imediatos e até mesmo salvar as suas carreiras. Bastava ele ser um comandante de valor e dizer – eles fizeram porque eu mandei.
    Servi 26 anos, 8 meses e 4 dias em tropa blindada e aprendi dois lemas muito importantes: 1) se foi homem para fazer ou mandar fazer seja homem para assumir e 2) os seus acertos dívida com a sua equipe, mas os seus erros assuma e aguenta no osso do peito sozinho.
    É uma pena que mesmo diante de todo mal que o ex PR causou na vida e carreira de alguns militares, por induzi-los a erro, ainda há na caserna pessoas que acreditam e confiam no ex PR.
    Fica a dica: aprenda com os seus erros e com os erros dos outros, pois você não vai viver o suficiente para aprender somente com os seus erros.

  6. Dia importante e para vocês que estão na Ativa, escutem bem as sábias palavras do Cmt: Todos somos soldados! A ordem unida está boa! Vejo daqui da sombra e vocês aí no sol uma tropa adestrada (risos). Vamos em frente e Fé na missão!

    Encerrando a presente formatura….blá blá blá

  7. Temos uma casta de militares que reverenciam um “duque”. O novo e grande Brasil que surge e que vislumbra um futuro grandioso, promissor e alvissareiro Precisa de um exército verdadeiramente profissional, realmente equipado e pronto para a defesa da nossa pátria contra um possível agressor externo. O que temos é um “Exército” mal preparado, mal equipado e muito mal doutrinado pois foi formado na época do império somente para a “defesa” das classes abastadas e escravagistas e mais recentemente cumpre doutrina ditada pelos interesses dos eua que preconiza que as ffaa nacionais devem estar Preparadas para “lutar contra inimigo interno” ou seja, atacar e controlar seu próprio povo. Realmente precisamos de novas ffaa e principalmente uma nova doutrina que preconize a luta e a defesa contra interesses externos alheios a nossa nação e não de ffaa que visem somente a luta contra seu próprio povo. Jamais, em tempo algum nossa grande nação poderá prescindir de suas ffaa porém que elas sejam voltadas para a defesa externa da nossa querida pátria.

    1. O boca mole é um inimigo externo ou interno? E o cupim? E o ladrão, reverenciar um Ladrão? E os sabotadores das Leis, da Constituição, ladrões da merenda escolar, ladrões de madeira, minério, petróleo?

  8. Coronel, concordo com as vossas palavras.

    E se me permite complementar, pelo andar da carruagem não duvido que se os “pensadores ideólogos” do atual governo decidirem “exonerar” Caxias, substituindo-o por outro Patrono, infelizmente, os nossos atuais líderes vão apenas dizer “sim, sr”.

    Quabdo não se entende o significado das palavras, troca-se facilmente obediência por subserviência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo