General Cid arrasta Exército para investigação sobre venda de joias

Joias Michelle Bolsonaro

Operação da PF que atinge ex-presidente Jair Bolsonaro alcança ex-integrante do Alto Comando do Exército

Monica Gugliano
A Polícia Federal chegou a um ex-integrante do Alto Comando do Exército (ACE), a instituição mais emblemática da Força Terrestre – que pela primeira vez vê um dos seus envolvido em denúncias como as que atingem o general da reserva Mauro Cesar Lourena Cid, em cuja residência foi feita busca e apreensão na manhã desta sexta-feira. Ele teve assento na cúpula do oficialato até 2019 e foi, pelo menos até agora, um dos nomes mais prestigiados no meio militar nas últimas décadas.

Não só por ter passado por importantes postos como o Departamento de Educação e Cultura do Exército, mas por ter origem em uma dessas famílias tradicionais no meio militar. Seu pai, Antônio Carlos Cid, foi coronel do Exército, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em 1955, e trabalhou na Casa Militar, quando o órgão foi chefiado pelo general Bayma Denys, no governo do então presidente José Sarney.

No governo Bolsonaro, Lourena Cid foi sempre identificado por ter sido colega do ex-presidente Jair Bolsonaro na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) na década de 70. Ele integrou o Alto Comando, ao lado de ex-ministros e ex-comandantes do Exército como o general Eduardo Villas Bôas, Edson Leal Pujol, Fernando Azevedo e Silva, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Luiz Eduardo Ramos, Marcos Antônio Freire Gomes e Marcos Antônio Amaro do Santos – atual ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional. Além deles, também aparecem o ex-vice-presidente Hamilton Mourão e o ex-ministro e candidato a vice na chapa de Bolsonaro, Braga Netto.

Operação Lucas 12:2
Em nota, o Exército disse nesta sexta-feira que “não compactua com eventuais desvios de conduta de quaisquer de seus integrantes”.

Mais do que colega, amigo de Bolsonaro, Lourena Cid conseguiu emplacar o filho, o então major Mauro César Cid na vaga de ajudante de ordens do recém eleito presidente. O general privava da confiança de Bolsonaro e de sua família, bem como o filho – em cuja residência também foi feita operação de busca e apreensão agora pela manhã. Quando foi para a reserva, em 2019, o general foi nomeado chefe do escritório brasileiro da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), onde ficou até o início deste ano.

A notícia de um suposto envolvimento de Lourena Cid no caso das joias e relógios presenteados a Bolsonaro causou profundo mal-estar na cúpula do Exército. Embora tivessem sido avisados pela Polícia Federal – como de praxe – que hoje haveria uma nova busca e apreensão na casa de um dos seus integrantes sem identificar quem – oficiais reagiram estupefatos com as acusações contra Lourena Cid.

ESTADÃO

22 respostas

  1. Para os petistas que leem aqui: Comecem a investigar a atuação de generais como lobistas. Sigam o dinheiro e contratos de vendas de armas, equipamentos e munições.

    Vão encontrar uma mina de ouro em dossiês.

    1. A esquerda sempre julgando por si .
      Não é pq a esquerda tem déficit cognitivo para caráter , moral , honradez que toda a população é igual a vcs . Estudos apontam para 25 % da população mundial com Esse problema . O restante 75 % são pessoas muito diferentes de vcs . E vcs NUNCA entenderão isso . Sinto muito te informar que vc faz parte dos 25 %. Outra narrativa que vai cair por terra , como as 567 anteriores .

  2. O melhor é o EB se pronunciar e colocar ordem na casa. Devem dizer que esse senhor não representa e nunca representou a Força. Vivi para ver um general 4 estrelas ir para a boca do sapo …. Que seja preso junto com o filho.

    1. Camarada,narrativas aqui não conta.A esquerda sempre excelente criativa em encriminar sem provas.O que realmente precisa ser investigado nada fazem.Cade o consorcio Nordeste criado por governadores corruptos do Nordeste?Nisso ninguém fala.Ali roubaram bilhões ,causando a morte de milhões de seres humanos todos eleitores do “coisa”,pelo menos maioria,pois foi isso que as urnas disseram,embora duvido.

  3. Cai por terra nosso mito de que eramos uma instituição blindanda. Se investigarem as licitações e compras das forças, vão encontrar muito mais.

  4. Não saiu um centavo de dinheiro público na aquisição dessa jóias… Quem gastou dinheiro foi o sheik das arábias pra comprar elas… Tô mais preocupado com quem tá gastando o dinheiro dos nossos impostos agora…

    1. Pois eh, mas o que foi dado como presente foi para o chefe de estado brasileiro, e portanto e patrimonio publico. Se apropriar disso tb e ilegal e eh corrupcao.

  5. O EB nunca será atingido, os seus componentes sim, pela fraqueza e a ganância de querer sempre levar vantagem, coisas do ser humano.

  6. Se comprovado o comprometimento, do tenente coronel Mauro Cid, nessa trapalhada toda, como está provado através de inúmeras provas, deve ser processado, julgado, condenado e também ser excluído das fileiras do Exército, que não deve compactuar com essas atitudes desonrosa para um militar. Quanto Ao pai, deve-se seguir os trâmites legais da Justiça, provando sua participação, que sofra as consequências de seus atos.

  7. Tanta investigação agora, e porque não houve investigação daquele quadro que foi furtado do Planalto e foi vendido no valor de 7 milhões de dólares esse quadro foi encontrado em outro país porquê o fbl encontrou, e porquê morreu por aí mesmo?? e a investigação não foi pra frente muito estranho não acha???

  8. Clora que não querem investigar corrupção no Exército Brasileiro ou em outra Instituição qualquer.Querem,sim,criar falsas narrativas pra tentar denegrir e incriminar pessoas conservadores do Brasil,principalmente ,meu presidente Bolsonaro.
    Se querem mesmo investigar desvio de verbas pública,porque não começam com os ladrões da pandemia,prefeitos,governadores e principalmente o tal consórcio Nordeste?

  9. Esses bolsonaristas babacas,o bozo rouba na maior cara de pau e ficam tudo passando pano pro ladrão de joias,o cara sempre foi corrupto mas os Bolsominios não tem massa Encefálica, tem Merda no lugar de Cérebro!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo