Copo meio-cheio: Forças Armadas comemoram posição em ranking de confiança

HÁ CONTROVÉRSIAS

A página oficial do Exército comemorou a posição das Forças Armadas na mais recente edição do Índice de Confiança Social (ICS) levantada pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria). Marinha, Exército e FAB somaram 66 de 100 pontos no índice, que vai de 0 a 100, e aparecem como a quinta instituição mais confiável, atrás de Bombeiros, Polícia Federal, Igrejas e Escolas Públicas.
O Exército celebra o fato que, de 2009 até a pesquisa atual, a confiança nas Forças Armadas oscilou entre 62 e 72 pontos, permanecendo dentro da média histórica de todas medições.

 

Há controvérsias*
O que não pode passar despercebido é a queda do índice nos últimos anos. Após atingir em 2020, pela segunda vez, o índice de 72 %, o mais alto da série histórica, os fardados veem a confiança no seu trabalho diminuir ano a ano.Em 2021, foram 69%, no ano seguinte, 67% e 66% em 2023; uma queda de 6% em apenas três anos.

Alívio?
Os altos-coturnos devem estar respirando aliviados. Afinal, depois da desastrada atuação dos militares, levados de roldão pela onda bolsonarista, culminando com os acontecimentos de 8 de janeiro, aliada à humilhação em rede nacional de um coronel da ativa, o temor certamente era de um resultado bem pior.

Campo da pesquisa
A pesquisa foi realizada entre 1º e 5 de julho de 2023 com 2 mil brasileiros de 127 municípios. De acordo com o IPEC, a margem de erro estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Confira a pesquisa completa

ICS_INDICE_CONFIANCA_SOCIAL_2023

*Jargão do imortal Pedro Pedreira, o cético da Escolinha do Professor Raymundo, interpretado por Francisco Milani

16 respostas

  1. Em países democráticos sérios, as FFAA não participam da pesquisa pois estariam no topo por unanimidade. Aqui no Brasil, o escantilhão é esticado ao máximo pra lá e pra cá, desesperadamente em busca de um B magro. Tristesa, decepção e preocupação quanto ao futuro da Pátria com tamanha Incompetência.

  2. Na realidade das ruas é bem diferente … só pelo que ouço em : fila do caixa eletrônico, lotérica, fila do supermercado, conversas com vizinhos e amigos civis , posto de gasolina, na academia malhando … ninguém quer saber de forças Armadas, a imagem foi pra lata do lixo … o 7 de setembro esse ano vai ser vergonhoso … Ja existe uma campanha nas redes pra ninguém ir …
    St Marcos Pinto Rio de Janeiro

  3. Sem representação nenhuma no congresso, ministro da defesa nem sequer sabe quanto ganha um Soldado, sem presidente que não está nem aí pra gente, dá aumento pra todo mundo e caga pra gente, daqui uns dias estaremos ganhando menos do que um salário mínimo, vergonha.

  4. Essa pesquisa deve ter sido feita onde há algum assistencialismo das FFAA. Façam essas pesquisas por territórios, nas favelas, por exemplo. Foram levados de roldão pela onda “Comissão da Verdade”, estão sendo levados de roldão pelas prisões arbitrárias, quebra de confiança e será levada de roldão pelo Zé Dirceu e sua doutrina.

  5. Kkkk confianca em que ? Nas festas regradas a bebidas trocada pela batata do rancho do soldado ? Chega bebida mas na nota é batata, ou pela carne do soldado que come angu pra galera fazer festa ? Rapaz se trocar a cor da lona vira circo.

  6. Como se a população conhecesse as FA, chegaram até a pedir golpe militar, além de dos piores índices de confiança estarem com os políticos que o próprio povo acabou de votar, sem contar que as igrejas estarem melhor posicionadas, sendo que se misturou religião com a política à pouco , falta saber o grau de confiança que a população tem nas suas escolhas e dos militares em suas Forças Armadas.

  7. Fonte: IPEC
    Não seria este o Instituto que errou praticamente todas as pesquisas nas eleições?
    Confia 😂😂😂
    Margem de erro 30 pontos para cima ou para baixo 😅😅😅

  8. Huahuahuahuahua

    Está muito engraçado ver esses gestores de pintura de meio fio tentando esconder o que já está claro para todos: Bananas mamadores do erário público esperando a aposentadoria.

    Fala sério, esse IPEC é nada mais que o antigo IBOPE, um desses Institutos Desmoralizados da vida.

    Está engraçado ver o aluguel de pena, TV e mídia para tentar livrar a cara Dos gestores de pintura de meio-fio, afinal, todo mundo já percebeu que a única coisa que interessa para esse povo É ter o ego massageado.

    Pode publicar o que quiser, mas a máscara desses embusteiros caiu. É melhor botar o rabinho entre as pernas e ficar quietinho para os americanos não ficarem com raiva.

  9. Nossa, quinto lugar nas pesquisas, triste nãoi Veja que o Bolsonaro fez com as as Forças Armadas, que situação vexatória,.Isso que da, Militares se meterem em politica, Militar é para estar preparado , bem equipado , bem adestrado e bem remunerado para defender a Pátria. é assim no Mundo todo, porque aqui no Brasil é diferentel ,

  10. A pesquisa está nas páginas do próprio exército é só abrir o Instagram e vai lá verificar o nível dos comentários contra o EB isso depois do 8 de janeiro, vergonha, descrédito… pesquisa furada totalmente direcionada.

  11. Pesquisa fake.

    O Brasil inteiro descobriu que as nossas FA não são o que falam.

    Somos uma tropa de cursos, formaturas e reuniões.

    E nos intervalos, nos dedicamos ao Famigerado SPED e seus DIEx.

    Simples assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo