Governo Lula cobra Exército sobre punição a militares golpistas

Múcio e Flávio Dino

Tema foi debatido em reunião entre Flávio Dino (Justiça), José Múcio (Defesa), Tomás Paiva (Exército) e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

Isabela Camargo e Andréia Sadi

O ministro da Justiça, Flávio Dino, promoveu um encontro entre o ministro da Defesa, José Múcio, o comandante do Exército, general Tomás Paiva e diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, na última segunda-feira (11).

Os três conversaram sobre temas sensíveis, como a punição de militares envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.

Os fardados já estão na mira da Justiça – em fevereiro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que cabe à Corte, e não à Justiça Militar, julgar fardados que tenham participado do episódio –, mas as Forças Armadas e o Ministério da Defesa resistem à adoção de qualquer punição administrativa antes dos julgamentos serem concluídos.

Dino, Múcio e Rodrigues também debateram a segurança presidencial e de outras autoridades do governo. No mês passado, Lula definiu que a segurança será feita no formato híbrido, com civis e militares, mas com o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

A Polícia Federal não queria ter perdido a liderança porque considera um retrocesso policiais civis serem submetidos a militares. Após a decisão, a primeira-dama, Janja da Silva, demonstrou interesse em manter os policiais federais que já estão na equipe de segurança dela.

Outro tema sensível entre os ministérios é o novo decreto para regulamentação de armas escrito por um grupo ligado ao Ministério da Justiça.

O texto retira do Exército e passa para a Polícia Federal a atribuição de controlar caçadores, atiradores e colecionadores de armas – os chamados CACs. Neste caso, é o Exército que não quer perder a atribuição. A proposta está em análise na Casa Civil.

g1

13 respostas

  1. Golpe sem canhões e sem fuzis, mas com algumas velhinhas, velhinhos e crianças rezando o Pai Nosso com a bíblia nas mãos, enrolados com o Pavilhão e cantando o Hino Nacional.
    Foram obedientes, apanharam os ônibus com a promessa que seriam levados para fora da praça mas as “otoridades” tomaram rumo diferente… Foram para “campo” onde “comeram o pão que o Diabo amassou”. Isto é, que o Lula amassou.

    1. Golpe pode ser dado sem arma amigo, e usar velhinhos e crianças inocentes para seus propósitos antidemocráticos mostra bem o caráter de quem o tramava. As cenas nos Acampamentos era só pra inglês ver, Incautos sendo usados pela máquina golpista. As cenas vistas na TV, não tinham nada de cristã, nem acredito que tentar explodir um caminhão seja. Reveja seus conceitos, se vc é um adorador do bezerro de ouro, porém, se vc faz parte da família, ou ganha algo com ela no poder, ou pretendia ganhar, saiba que o trabalho honesto glorifica o homem.

      1. Golpe sem arma está sendo dado lentamente pelo judiciário ativista escolhido a dedo para isso mesmo, não pelos(as) velhinhos(as) e crianças e outros que foram enganados e levados para o “campo de concentração” e que ainda 211 permanecem detidos, e até jornalistas estão presos porque reportaram os fatos.
        E se vc não ver isso, vc pode não ser um adorador do bezerro de ouro, mas é um adorador do ouro do bezerro, e este é mais deletério, pois cega para a realidade circundante. Quanto à “máquina golpista”, é o mantra que a grande, velha e bolorenta imprensa comprada passa para incautos e beócios que julgam os fatos pelo que ela despeja exalando mau cheiro diariamente na mídia
        Quanto a ganhar algo do poder e ser parte da família, e que “o trabalho honesto glorifica o homem” vc deveria fazer essa ilação aos que estão adorando o “ouro do bezerro” no atual governo cuja mamata nas tetas os “cumpanheros” são insaciáveis e medram como capim na várzea.

      2. “Golpe pode ser dado sem arma amigo…”, da mesma forma que vc consegue comer sem talheres: num cocho, vasilha apropriada para animais não pensantes…

        1. Se golpe sem armas é possível, os canhões lhe dão suporte e o consolidam. Quanto ao comer sem talheres em locais apropriados, tanto os “animais não pensantes”(que que vc se refere a mim sarcasticamente) como os pensantes(que vc julga pertencer à sua espécie) precisam que se lhes preparem os cochos e vasilhas apropriadas, bem como a ração ou bolotas para que se alimentem e refestelem-se.
          Mas no momento, quem está saboreando as “bolotas”(as mentiras sobre o suposto golpe) oferecidas nas vasilhas preparadas pelo governo de plantão, são os “pensantes” como vc, e com o agravante de pensarem ser caviar e… usando talheres!

  2. Se depender do retrospecto vai acabar igual a um certo Capitão que deixou de ser punido na década de 1980 e depois acabaram seguindo cegamente…

  3. Lula Deveria já ter anunciado um bom reajuste para a tropa, pois somente assim irá pacificar os quartéis!!
    Enquanto Lula nos tratar como escória, o ambiente será fértil para oportunista como Bolsonaro se aproveitarem!!
    Só cego não enxerga isso!!!

    1. Marujo endividamento está certíssimo!!
      Lula Sempre Nos deu “migalhas”!!
      Agora nem “Migalhas” nos dará!!!
      Os quartéis vão começar a ferver dessa maneira!!

  4. é claro que o Dino quer punir os militares desde de quando essa gente do PC do B gosta de militar é um grande pretexto para punição isso tá na cara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo