‘Se o Exército receber a ordem, cumpre prontamente’: Cid e subchefe do Estado Maior cogitaram golpe, diz revista

O coronel Jean Lawand Junior e o tenente-coronel Mauro Cid Fotos de reprodução

Após a derrota de Bolsonaro nas urnas, coronel manteve contato frequente com o ajudante de ordens do ex-presidente e pediu, repetidamente, que o plano fosse colocado em prática

A trama golpista no conteúdo do celular do tenente-coronel Mauro Cid, revelada pela revista Veja nesta quinta-feira, incluiu até mesmo integrantes do alto escalão das Forças Armadas, como atestam diálogos do coronel Jean Lawand Junior, então subchefe do Estado Maior do Exército, com Mauro Cid. Após a derrota de Bolsonaro nas urnas, Lawand manteve contato frequente com Cid e cobrou, repetidamente, que o plano fosse colocado em prática.

“Cidão, pelo amor de Deus, cara. Ele dê a ordem, que o povo está com ele”, implorou o coronel na noite de 1º de dezembro. “Acaba o Exército Brasileiro se esses caras não cumprirem a ordem do Comandante Supremo”, completou, referindo-se aos generais que chefiavam a Forças Armadas e ao próprio Bolsonaro.

Na mesma mensagem, Lawand chega a vislumbrar uma futura prisão do então presidente. “Ele não pode recuar agora. Ele não tem nada a perder. Ele vai ser preso”, previu o coronel, antes de acrescentar: “E pior, na Papuda, cara”. A resposta de Cid, porém, foi lacônica: “Mas o PR (presidente) não pode dar uma ordem se ele não confia no ACE (Alto-Comando do Exército)”.

No dia seguinte, Lawand retomou o assunto e relatou o encontro de “um amigo do QG” com o general Edson Skora Rosty, então subcomandante de Operações Terrestres, que teria anuído com a ofensiva. “Foi uma conversa longa, mas, para resumir, se o EB (Exército Brasileiro) receber a ordem, cumpre prontamente”, disse, antes de ponderar: “De modo próprio o EB nada vai fazer, porque será visto como golpe. Então, está nas mãos do PR (presidente)”.

Nove dias mais tarde, as intenções golpistas permaneciam circundando as interações da dupla. “Se a cúpula do Exército não está com ele, da Divisão para baixo está”, garantiu Lawand. “Assessore e dê-lhe coragem. Pelo amor de Deus”, prosseguiu, mais uma vez em tom de súplica. Cid retrucou informando que havia “muita coisa acontecendo”, “passo a passo”. O coronel festeja: “Excelente!!!”

Procurado pela revista, Lawand — destacado pelo governo Lula para assumir o cargo de representante militar em Washington, nos Estados Unidos — afirmou ter uma relação de amizade com Cid, com quem conversava sobre “amenidades”. Ele disse não se lembrar de nenhum diálogo de teor golpista. O general Rosty também relatou que não se recordava de conversas do gênero. Cid está preso desde o início de maio após uma operação da PF sobre fraudes em cartões de vacina, na qual seu telefone acabou apreendido.

‘Passo a passo’ do golpe
De acordo com a revista, um dos documentos encontrados pelos agentes no celular de Mauro Cid era intitulado “Forças Armadas como poder moderador”. Nele, é apresentado um plano baseado na tese controversa — e infundada, para especialistas — de que militares poderiam ser convocados para arbitrar conflitos entre os Poderes.

O texto, que ensina uma espécie de “passo a passo” do golpe, não é o mesmo da minuta encontrada com o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, atualmente preso por suspeitas de ligação com os ataques ocorridos em Brasília em 8 de janeiro. Segundo o plano armazenado no celular de Cid, Bolsonaro deveria encaminhar as supostas inconstitucionalidades praticadas pelo Judiciário aos comandantes das Forças Armadas. Os militares, então, poderiam nomear um interventor investido de poderes absolutos.

Esse interventor, na sequência, deveria fixar um prazo para o “restabelecimento da ordem constitucional”. Assim, poderia suspender decisões que considerasse inconstitucionais, como a diplomação de Lula.

Além disso, tal figura teria o poder de afastar preventivamente ministros do STF como Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski, que na época também integravam o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No lugar, seriam convocados os substitutos, Kassio Nunes Marques, André Mendonça e Dias Toffoli — os dois primeiros nomeados pelo próprio Bolsonaro.

O material publicado pela Veja faz parte de um relatório de 66 páginas produzido pela Diretoria de Inteligência da Polícia Federal. No telefone de Cid, foi encontrado ainda outro documento, onde é aventada a hipótese de decretação de estado de sítio, uma das medidas mais extremas previstas na Constituição, válida apenas para situações excepcionais, como em caso de guerra.

O Globo

40 respostas

  1. Lawand é o 01 de 96. Esta entre as 10 maiores médias da História da AMAN.
    Média está que é liderada por nada mais nada menos que Luiz Carlos Prestes rsrsrs

    Sairia fácil 4 estrelas, mas foi traído pelo ACE que entre a desonra e guerra escolheu a desonra, e mesmo assim terá a guerra.

    Não se negocia com quem devemos brigar.

    By Olavo de Carvalho parafraseando Churchill.

  2. O povo honesto e íntegro desde pais clama por moralidade e se pergunta a todo momento quanto o ladrão de jóias vai ser recolhido para a papuda?

    1. “Honesto e íntegro”…. sei. Quer enganar quem? Ele nunca roubou jóias, isso é clara fake news, desinformação descarada. Ah, espere sentados. Vão torná-lo inelegível isso vão, mas prendê-lo não vão. Escreva o que eu estou falando.

  3. Mais um coronel com uma carreira brilhante e nos trilhos para sair general, que caiu no conto do golpismo, e conspirando contra a democracia e as leis vigentes no país. E agora vê a sua carreira encerrada e com sérios riscos de ser excluído das fileiras do EB. Se tiver tempo, pede reserva, e aguarda a lapada em casa.

  4. É o fim da narrativa de justificar 1964 e de que as Forças Armadas tem algum poder sobre as autoridades civis. QE, QAO e sub velhos desdentados, que acreditaram ness seita por toda a vida, já podem mudar de religião.

  5. Amenidades diz ele…não lembro ( esse não lembro é coisa de bandido que está em dúvida se seu telefone foi grampeado ou não). Todos os conjurados devem ser levados a justiça e Punidos de acordo com sua participação.

    1. Não adianta ficar com raivinha esquerdolinha…
      As FFAA sempre irão existir!!
      Lula já tentou destruir no passado…e agora só está conseguindo mais rejeição ainda….

    2. Esses militares medíocres, reles funcionários públicos, só pensa em reajuste mesmo. Vai trabalhar e estudar, vagab…para de lesar o erário, toma vergonha.

  6. *MILITARES ORIUNDOS DAS FFAA ELEITOS/REELEITOS EM 2022*

    *a. SENADOR*
    – Gen Mourão (RS)
    – Ten Cel FAB Marcos Pontes (SP)

    *b. DEPUTADOS FEDERAIS*
    – ST Hélio Negao (RJ) * Reeleito
    – Gen Pazuello (RJ)
    – Gen Girão (RN) * Reeleito
    – Cel EB Chrisóstomo (RO) * Reeleito
    – Ten Cel EB Zucco (RS) * Em 2018 foi eleito Dep Est.
    – Ten EB Waiãpi (AM).
    – Cb Ref EB Albuquerque (RR)

    *c. DEPUTADOS ESTADUAIS*
    – Cap MB Martim (RS)
    – Cel EB Henrique (MG) *Reeleito
    – 1° Ten EB Coimbra (SP)

    *d. DEPUTADO DISTRITAL*
    – Iolando (DF) * Militar Ref da FAB, reeleito

  7. Quem não conhece essa gente compra,a grande maioria se apossou da instituição,a sociedade não conhece um terço da missa e oque acontece nesse meio, não haverá golpe seus nojentos,asco.

  8. *NAO REELEITOS*
    – Gen Peternelli ( Dep Fed SP)
    – Cel EB Armando (Dep Est SC) * Está na 1° suplencia do PL
    – ST EB Everton (Dep Est PR) * Cassado em 2019.
    – Sgt EB Alana Passos (Dep Est RJ)
    * ficou na 72° posição, eleitos 70 Dep.
    – Sgt EB Eyder Brasil (RO)
    – Cap EB Macedo (Dep Est RS )

    CONCORREU NO 1° TURNO
    – Maj EB Vitor Hugo ( Dep Fed GO, concorreu no 1° turno a Governador ).

    CONCORREU NO 2° TURNO
    – Cap EB Contar ( Dep Est pelo MS, concorreu no 2° turno a Governador ).

    => GUERREIRA IVONE LUZARDO DO DF
    – concorreu em 2006, 2010 2014, 2018 e 2022. Não foi eleita nenhuma vez, nessa última, apenas 943 votos, uma pena, pois fez muito pelos militares. Decepcionado.😡😡😡

    1. Extirpado = aumento de salário….isso Sim!
      Esse Lula sempre nos fez de capacho…
      Se tivesse nos valorizado $$$$$ duvido que esses caras tinham caído no canto do Bolsonaro!!!
      Se Lula continuar ignorando a tropa será cada vez mais Odiado…..

    1. Essa era a ideia dos golpistas, fazer a restruturação deles e depois auferir também os futuros aumentos, Engordando mais os seus polpudos salários. Condenaram as Forças ao ostracismo. Aqueles que ficaram fora da restruturação, Deles ,sofrerão as Retaliações como se golpistas também fossem.

      1. Lula sempre nos esnobou…
        Não está preocupado com os praças das FFAA, aliás, só está preocupado em viajar pelo mundo com a Janja….
        Não estamos em 2002 Lula…
        Somos um segmento muito grande da sociedade!!
        O apoio dos praças vai fazer falta para vc…vai vendo!!

  9. Só de saber que o Gabinete do Ódio e o Orçamento Secreto foram desativados, já é um alento. Antes da eleição já faltavam remédios nos postos de saúde, tamanha a voracidade de elementos sedentos pelo dinheiro do contribuinte, que trabalha praticamente cinco meses ao ano só para pagar impostos.

  10. Depois dessa reportagem, sugeriria a esse coronel que aproveitasse esse final de semana e começasse a arrumar as malas de volta ao Brasil.

    O Barba vai exonerá-lo da prebenda em Washington.

  11. Bolsonaro apenas serviu para que estes militares mostrassem suas reais intenções e sua eleição serviu para vislumbrarem um projeto pessoal de poder. a grande maioria está incubada nos quartéis, conspirando e aprontando todas sob o manto da impunidade institucional.

  12. Zero um, foi se o tempo de se ter respeito e se dar ao respeito. Nem cabo juruna deslumbrado com a força comete esse tipo de erro. O exército emburreceu demais em gerações recentes …o erro é do teclado

  13. A ex primeira dama para defender o motoqueiro afirmou que, Pra tudo ele dizia : Pintou um clima. O clima desta estação, pelo visto, será gélido.🙂

  14. A boquinha foi caçada. De agora em diante vão combinar golpe em algum presídio Um jogando contra outro jornal umedecido com água de privada, um no outro.

      1. Fui eu quem retificou a digitação do celular que vive colocando outras palavras, tanto minhas, como de demais comentadores, ser abjeto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo