Capitão-de-mar-e-guerra reformado da Marinha participou de ato golpista, em 8 de janeiro de 2023, e acabou demitido dois dias depois
Alan Rios
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, em andamento na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), recebeu requerimento para convocação do capitão-de-mar-e-guerra reformado Vilmar José Fortuna (foto em destaque), que participou dos atos terroristas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. O pedido para ouvi-lo partiu do deputado distrital e integrante do colegiado Gabriel Magno (PT).
Vilmar José Fortuna é ex-assessor do Ministério da Defesa. Ele acabou demitido, em 10 de janeiro, após a coluna de Guilherme Amado noticiar que o capitão estava em frente ao Congresso Nacional durante a tentativa de golpe bolsonarista, com invasão às sedes dos Três Poderes e depredação do patrimônio público.
O militar reformado foi alvo de busca e apreensão, no âmbito da 8ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em 17 de março.
“A participação de Vilmar José Fortuna nos atos golpistas é notória […]. Capitão-de-mar-e-guerra reformado da Marinha e ocupante de cargo de assessor no Ministério da Defesa desde 2013, ele foi flagrado em meio aos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023, posando para uma foto em frente ao Congresso Nacional, quando o prédio já estava sitiado pelos golpistas”, destaca o requerimento de Magno.
Servidores auxiliares
Agora, o pedido de convocação precisa ser pautado e votado na CPI dos Atos Antidemocráticos, para oitiva de Vilmar José Fortuna. Antes da exoneração, ele estava designado para uma “tarefa por tempo certo”, modalidade definida pelas Forças Armadas para contratação de servidores da reserva ou reformados como auxiliares no Poder Executivo.
Trata-se de função diferente daquela exercida por comissionados comuns, inclusive militares. Nesse tipo de cargo, a lotação é no Ministério da Defesa, mas cabe à Marinha a eventual dispensa, como ocorreu com Vilmar José.
Como militar reformado lotado no ministério, ele recebeu salário de R$ 35 mil por mês, no ano passado, segundo o Portal da Transparência.
6 respostas
Mar e guerra? Quê guerra? De mar até pode ser, mas guerra, Sequer passou perto, kkkkkkkkk.
boa muito boa sua analise
Carta Aos “Mercenários” Jair Meçias Bolsonaro E Seus “Marechais” Do Centrão Militar Verde Oliva Traidores Da Pátria E Da Tropa:
Missionários De Um Mundo Pagão
Proliferando Ódio E Destruição
Pelos Quatro Cantos Da Terra
A Morte, A Discórdia, A Ganância E A Guerra E A Guerra
Missionários E Missões Suicidas
Crianças Matando Crianças Inimigas
Generais De Todas As Nações, Fardas Bonitas, Condecorações
Documentam Na Nossa História
O Seu Rastro Sujo De Sangue E Glória
Missionários De Um Mundo Pagão
Proliferando Ódio E Destruição
Pelos Quatro Cantos Da Terra
A Morte, A Discórdia, A Ganância E A Guerra E A Guerra
Missionários E Missões Suicidas
Crianças Matando Crianças Inimigas
Generais De Todas As Nações, Fardas Bonitas, Condecorações
Documentam Na Nossa História
O Seu Rastro Sujo De Sangue E Glória
Vindo De Todas As Partes, Indo Pra Lugar Algum
Assim Caminha A Raça Humana, Se Devorando Um A Um
Gritei Para O Horizonte, E Ele Não Me Respondeu
E Então Fechei Os Olhos, Sua Voz
Assim Me Bateu
* CARTA DA NAÇÃO ÀS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS.*
Se acham que pediremos mais uma vez, inutilmente, que intercedam pelo Brasil, estão redondamente enganados. Vocês venceram a sociedade pelo cansaço e pela traição.
No entanto, trata-se de uma vitória amarga, constrangedora. Vocês se lembram de quando Rubinho Barrichello parou o carro a poucos metros da linha de chegada para que Schumacher vencesse a prova?
O alemão subiu ao pódio sob vaias, e aquela “vitória” desonrosa manchou as dezenas de outras vitórias que ele obteve durante sua carreira. Pagou um alto preço pela covardia.
Esse deve ser o provável sentimento de todos os militares incluindo os que ainda gozam de um mínimo de decência, de vergonha na cara, por vossa culpa, generais de araques e sem valor. Para esses comandantes merecem as mesmas vaias e desprezo que o piloto de Fórmula 1 recebeu na ocasião.
A diferença é que serão vaias muito mais duradouras e que respingarão, infelizmente, nas pessoas com as quais convivem. Até seus filhos e netos se envergonharão de vocês.
Deve ser difícil agora levantar cedo e ter que vestir uma farda diante da esposa e dos filhos.
A farda se tornou agora um sinal de covardia, de submissão, de decadência moral, de vergonha, de conivência com tudo que há de repugnante. Permitam-nos um trocadilho: convenhamos que, literalmente, sentirão, mais do que nunca, o peso do fardo, pois nunca tiveram o respeito de quem agora os governa e perderam o respeito de quem sempre os defendeu. Essas medalhas que carregam no peito jamais foram por atos de bravura porque de bravos vocês não têm nada, mas de covardia.
É uma mistura de burrice com traição.
Se acham que os anos pós-governos militares foram difíceis (pelas críticas que receberam da esquerda), não imaginam o que virá pela frente, pois agora estão sozinhos e sob ordens de quem sempre os odiou e que os eliminará aos poucos ou os trocarão por cidadãos indignos. Vocês extrapolaram o limite da indecência ao preferir prestar continência a um ladrão condenado que a um colega de farda – seu presidente e a autoridade máxima da nação – num ato de insubordinação, cometendo crime de lesa-pátria e traição previsto no artigo 55 do Código Penal Militar, que prevê fuzilamento por tais atos. É o que de fato vocês merecem, a pena de morte.
A gota d’água da conduta vergonhosa dos senhores foi o de ainda conduzirem manifestantes indefesos para um campo de concentração comunista. Isso chegou às raias da bizarrice. Cena digna de um Gulag de Stalin.
*Vocês não perceberam que haviam ali mulheres, idosos e crianças?*
Pessoas incapazes de destruir o patrimônio público! Vocês são mesmo tão ignorantes a ponto de não perceberem que o quebra-quebra foi articulado por militantes petistas infiltrados? É sério?
Há duas possibilidades: vocês já se venderam à proposta autoritária deste governo criminoso ou vocês foram feitos de trouxas mesmo. Qualquer resposta representa a desmoralização final das tropas brasileiras, uma instituição que gozava do mais alto grau de nossa confiança.
Não há justificativa plausível para aceitarem o estado de absurdos da conjuntura brasileira com tantos gatunos no comando para causar o caos e dominar o povo como fez Hitler. Acham mesmo que isso não lhes afetará e que poderão continuar indo a todos os lugares livremente como antes? Vocês já viraram chacota nas redes sociais e em breve essa instituição será desmantelada, sucateada por aqueles a quem se venderam e serão execrados publicamente.
Judiciário opressor, eleições extremamente burladas, um bandido na presidência, presos políticos, jornalistas censurados, laços com ditaduras e narcotraficantes refeitos, uma armadilha que cedo ou tarde pegará vocês também e suas famílias.
Registra-se, neste momento, a página mais vergonhosa e constrangedora da história das Forças Armadas do Brasil.
Os soldados, como os da gloriosa FEB, que outrora enfrentavam nazistas em prol da liberdade, agora prestam continência para um bandido comunista, corrupto, que possui estreitas relações com narcotraficantes, terroristas e ditadores.
Os senhores, por gerações, farão parte da história do dia em que protagonizaram o enterro do Brasil na lama, desviando-o do caminho que trilhava para o primeiro mundo e se livrar das ratazanas que sempre o destruíram.
Quando a velhice vos alcançar, fazemos votos para que o remorso da covardia devore vossas consciências por todo mal causado a 220 milhões de pessoas por mera vaidade. Um inferno para vocês é muito pouco para a covardia e desonra causada à nossa Pátria!
*QUE REPUDIO E VERGONHA!!!*
*A NAÇÃO BRASILEIRA
Quando vão convocar o general petista do GSI que dá água pra manifestante infiltrado?
É, tem muita gente desconsolada por perder privilégios, mas a democracia foi mantida. Não é preciso sequer explicar como, mas foi. Simples assim.