BR-116: conclusão de obra pelo Exército é adiada para 2024

Exército é responsável pelos lotes 1 e 2 da duplicação da BR-116
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Exército concluirá sua parte da duplicação da BR-116 somente em 2024
Prazo original apontava que obra ficaria pronta no ano passado

JOCIMAR FARINA

O contrato da duplicação da BR-116, entre Guaíba e Tapes, foi aditivado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Dessa forma, o Exército ganhou mais tempo para poder concluir a sua parte na obra.

Pela nova previsão, os trabalhos serão finalizados até dezembro de 2024. Originalmente, a obra para a qual as Forças Armadas foram contratadas deveria ter sido concluída até março de 2022.

O 1º Batalhão Ferroviário da corporação trabalha há quase quatro anos e meio no trecho entre os quilômetros 300 e 350. De acordo com o Comando Militar do Sul (CMS), dos 50 quilômetros que estão sendo duplicados, 36 já foram entregues.

Dos 14 quilômetros que ainda restam, os militares já trabalham em quase todo o traçado. Apenas o trecho do viaduto de Guaíba está em processo de confecção de processo licitatório para contratação de empresa terceirizada.

O CMS estima que mais nove quilômetros estarão prontos até o fim do ano. Sendo assim, restariam cinco quilômetros para serem duplicados ao longo do ano que vem.

Dos 211 quilômetros que estão sendo duplicados desde 2012, 163 já estão liberados, o que corresponde a 77%. Além dos nove quilômetros que o Exército projeta entregar, o Dnit informa que outros cinco quilômetros deverão ser liberados entre Camaquã e Cristal.

A duplicação da BR-116 ocorre desde 2011. Inicialmente, a previsão de entrega era em 2014. Pela nova estimativa, os trabalhos serão totalmente concluídos até o fim do ano que vem.

GZH

2 respostas

  1. O Comandante disse que levou tiro no Rio e no Haiti…por isso merece os 700 mil que Recebeu. É um verdadeiro homem de guerra….imaginem um PM? PC?…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo