Entidades têm pressionado o governo Lula a rever o local da futura escola
Carlos Madeiro
Colunista do UOL
Um projeto bilionário para construção de uma escola do Exército dentro de uma APA (Área de Proteção Ambiental) no Grande Recife está sendo questionado por ambientalistas por causa do desmatamento previsto em área de mata atlântica.
Entidades têm pressionado o governo Lula a rever o local da futura Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército, escolhida ainda na gestão Bolsonaro.
Pernambuco concorreu com Paraná e Rio Grande do Sul pela escola. A pedra fundamental foi lançada em março de 2022 com a presença do então presidente Jair Bolsonaro.
Pelo projeto, a escola vai ficar na área do município de Abreu e Lima (região metropolitana do Recife), mas a APA abrange outros cinco municípios: Araçoiaba, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Igarassu e Paudalho.
Haverá um desmate de 188 hectares, área equivalente a 174 campos de futebol, para a construção do local, dizem entidades ligadas ao meio ambiente. A APA seria justamente a mais preservada do estado.
O projeto está orçado em R$ 1,8 bilhão e tem conclusão prevista em 2034. Além disso, há mais R$ 110 milhões de contrapartida do governo de Pernambuco. As obras no local ainda não começaram.
O local escolhido pelo Exército já abriga o Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti, dentro na APA Beberibe/Aldeia e onde ficam cinco Unidades de Conservação de Proteção Integral.
“Nós estamos falando da maior destruição ambiental do bioma no século 21 em Pernambuco, estado que se destaca por ter um dos menores residuais de mata atlântica no Brasil.”Herbert Tejo, presidente do Fórum Socioambiental de Aldeia
Entidades produziram um dossiê e encaminharam, no último dia 19, à ministra Marina Silva (Meio Ambiente). Nele, ressaltam a troca de governo e solicitam que a pasta ajude na ideia de tentar mudar a área.
Em 2023, mudanças ocorreram no cenário político nacional, e esse projeto criado no passado, com premissas do passado, se revela na contramão de uma nova visão de país, onde as questões relativas ao meio ambiente e à proteção ambiental se inserem no projeto político de nação, conforme foi determinado pelo presidente LulaOfício enviado a Marina Silva
O Ministério do Meio Ambiente foi procurado durante a semana passada pela coluna, mas não retornou os pedidos de explicação sobre se vai ou não atuar pela causa.
Pernambuco analisa
Quem também está de olho na questão é o estado de Pernambuco. O governo Raquel Lyra (PSDB) criou um grupo de trabalho por 180 dias para avaliar os termos do acordo assinado na gestão passada.
Pernambuco quer o empreendimento, mas prefere entender melhor os impactos. Segundo a coluna apurou, o tema é tratado com cautela pelo governo, que vai analisar as promessas feitas pela gestão passada.
Procurado, o governo informou que o grupo irá “tratar todos os aspectos para melhor viabilizar o projeto de construção” da escola.
Exército defende projeto
Procurado para comentar o projeto, o Comando Militar do Nordeste informou que, desde o final de 2021, realiza estudos ambientais, que resultaram na identificação de áreas restritivas.
Incluem-se os cursos e reservatórios d’água e suas faixas lindeiras com 100 metros de largura em cada lado e as áreas que tenham importância na formação das recargas dos rios, quais sejam as cabeceiras, as reservas florestais, os talvegues com declividade acentuada (superior a 30%) e as bordas de tabuleiros.”Exército
O Exército diz ainda que realizou um inventário florestal, que constatou que os locais escolhidos para supressão “foram anteriormente áreas agrícolas destinadas principalmente a monoculturas de cana-de-açúcar e pequenos assentamentos humanos”.
As áreas passíveis de supressão vegetal se caracterizam como vegetação secundária, ou em regeneração, e encontram-se em um estágio médio de regeneração. O Inventário Florestal também evidenciou que não há ocorrência de espécies consideradas imunes ao corte.”Exército
A corporação alega ainda que, junto a órgãos ambientais, tenta soluções de compensação ambiental que deixem “legado ambiental inédito” com uma “requalificação das bacias existentes, o desassoreamento dos rios da área, e a recomposição da cobertura vegetal no entorno da bacia da represa de Botafogo.”
Além do respeito à legislação em vigor, a que está naturalmente submetido o projeto, o Exército tem o compromisso de entregar à Pernambuco e à sociedade um verdadeiro legado ambiental, verdadeiro exemplo para outros projetos da mesma magnitude.”Exército
Há outros locais
Há áreas alternativas para receber o empreendimento no estado, dizem entidades do Conselho Gestor da APA (Área de Proteção Ambiental).
Elas sugerem outra que também pertence ao Exército, com 200 hectares já desmatados em Araçoiaba, próxima ao local inicialmente planejado.
É possível construir a Escola de Sargentos de Armas em Pernambuco sem a necessidade de provocar os impactos ambientais irreversíveis.Ofício enviado a Marina Silva
Outra área sugerida seria a do entorno da Arena Pernambuco, que tem 152 hectares e está sem uso após a desistência do projeto Cidade da Copa.
Uma das maiores preocupações é que na APA está a bacia do rio Catucá, que abastece os mananciais do reservatório Botafogo. O sistema de abastecimento público que já está deficitário e leva água a um milhão de pessoas na região.
O impacto é monumental porque estamos falando de um bioma que restou muito pouco. Se fosse na Amazônia, seria pouco, mas aqui representa muito.Herbert Tejo
As entidades também acionaram o MPF (Ministério Público Federal), que está com procedimento aberto apurando os eventuais danos ambientais do projeto. Em nota, o MPF diz que analisa a documentação enviada pelo Exército.
24 respostas
Praça só se ferra mesmo, nem escola descente pode ter mais
Desiste logo desse projeto em Pernambuco. Dúvido que Cascavel iria criar algum empecilho.
lascou-se
Vão construir uma escola longe de tudo e de todos, quem conhece a área sabe do que estou falando. Na área da arena Pernambuco não farão nada lá pq o custo seria menor aí as empreiteiras e o governo local lucrariam menos.
Lugar bom para a escola de sargentos é em Bagé-RS. Não falta água e no inferno é um frio de renguiar cusco. Kkkkkk
Para quem conhece a região:
Recife seria a descagraça para alunos, instrutores e familiares. Ou pensam que todo final de semana irão está em porto de Galinhos? Ou que o aluno vai la na praia dos carneiros tirar foto na igreja? Recife é uma capital que ja alcançou o máximo de sua expansão e necessita de desconcentração para as regiões metropolitanas. Inclusive ja existe estudos sobre o assunto de desconcentrar as capitais.
Essa área abandonada “cidade da copa”, fica em São Lourenço da Mata e não está parada a toa, é porque tanto a saída como a chegada via BR gera desinteresse da própria população por falta de estrutura básica.
no CIMNC, além de ser uma área de proteção ambiental tem um dos maiores focos do mosquito palha (aquele mesmo que causa uma tal de leishmaniose tegumentar) do Brasil, além de ser, literalmente, em uma “vala” geográfica. tanto a saída como a chegada é por dentro de estrada pela mata, que na selva lembra os famosos “socavões” .
Moral da história: pai lula vai vetar essa escola.
Sugestão: uma cidadezinha chamada FORMOSA/GO, pois reúne os meios geográficos para a formação (cerrado, lagos de instrução, campos de tiros), aeroporto de brasília (cerca de 80 km de distância) e a possibilidade de iniciar TUDO do zero, seja PNR, hospital, alojamento, alça viária etc etc etc.
Sargento precisa de quartel para tirar serviço com soldados, coordenar faxina, fazer o trabalho dos oficiais e levar mijada. A ESA tá morto de bão para isso
Pessoal, coloquem essa escola em Ponta Grossa – Pr ou Santa Maria RS, pois existe estrutura e a possibilidade de formar gente com alguma qualidade, o nordeste não reune estrutura para isso; basta ver os comentarios anteriores.
PQP não li isso aqui, não é possível, além de preconceituoso demonstra sua debilidade. Ou você se acha acima dos demais brasileiros? Vai estudar camarada!
Só falou Verdades
Coitado do povo nordestino. Mas ai vcs veem que a principal causa das desgraças do povo nordestino são as “Lideranças” nordestinas. Tenho certeza que esse pessoal que quer barrar a construção da escola são PTistas doentes e querem impedir o desenvolvimento da região pq a miséria do povo é que dá voto à esses corruptos.
César, você foi muito feliz no seu comentário. Votam nas velhas lideranças e depois fogem para o Sudeste em busca de uma ” vida melhor”.
Bizu: constrói essa escola naquele sítio de Atibaia.
Que Deus ilumine nossos Chefes para uma boa escolha. Acredito que o Paraná seja mais atrativo, mas essa análise é muito complexa e exige dados que não temos.
Que nosso jovem Sargento saia bem formado e motivado à carreira e ao estudo, sim, ao estudo, pois hoje as praças desempenham um papel fundamental na administração.
Deveria ir para o sertão levar desenvolvimento para cidades do interior, mas os oficiais adoram ficar beira mar…RJ, Recife, etc.
A Escola de Sargento do Exército (ESA`) tem que ser revista sim. O melhor lugar para ela , alunos e istrutores e a região Sul do Brasil. Nordente é muito violento e o investiento não compensa nessa região . No momento deveria suspender tudo, não se pode gastar tanto dinheiro, já que o vencimentos dos praças estão defasado, o altoComando tem que pensar na familia Militar , A EsA de Três Coraçoes, pode sim aguentar mais alguns anos,, não se pode gastar bilhões agora, pois a saúde financeira do Brasil, não esta boa nomomento,.
Concordo em continhar na ESA….Faz-se um anexo no Atalaia para os alunos do 2° ano e vai ficar show de bola..
Sem a esSA instalada em pernambucoKKKK, o Hospital militar de Área do Recife (HMAR) esta de mau a pior, faltam diversas especialidades, Dificultam o encaminhamento para hospitais e clinicas especializadas, distribuem senha para Exames e consultas Externas no Máximo 02 vezes por Mês, a situação vai de mau a pior. Fica a pergunta como vai ficar o HMAR com a ESSA aqui em Pernambuco, que fique aonde esta e aonde sempre foi. apliquem este dinheiro todo na melhoria dos hospitais militares, construam PNR para as praças que são penalizadas com as Transferências sem pedido.
Sinceramente ARREGO !!!!!!!
Rá Rá Rá Rá Rá. Com tantas guarnições com mais infraestrutura e vantagens a disposição …
Lira na jogada? Kkkkkkk. Já dizia o saudoso político riograndense Leonel de Moura Brizolla: Há os interesses. Politicagem, politicalha. Por isso o país não deslancha.
Coloca lá em Angra dos reis, Itaguaí ou melhor Guaratinguetá, pois em todas essas cidades, por meio de conurbação, tem estrutura de outras organizações militares grandes de ensino e vai ser muito mais barato.
Exército defende nada, apenas obedece e pronto, certo Thomas? Vai manter o que já está. PONTO.
Lula vai mandar construur na Venezuela. Tudo certo com o Maduro. Vai dar certo.
A melhor opção é na região Sul:
cultura, povo sadio, Povo Trabalhador, tradições, Saúde, Educação, primeiro Mundo