O aumento da pressão sobre a cúpula militar escolhida pelo governo Lula

Lula e o Alto Comando

Bela Megale

A pacificação dentro das Forças Armadas ainda não é realidade no governo Lula. Membros da reserva e ex-integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que seguem na ativa têm deixado evidente as críticas sobre a postura da nova cúpula militar.

A avaliação desse grupo é que o comando militar, na busca de um alinhamento com o governo federal, tem lançado parte de seus membros à própria sorte. Nesta conta entram nomes como o general da reserva e ex-ministro do GSI, Gonçalves Dias, desligado da posição com mais de 50 militares que atuavam no gabinete.

Para essa ala, a condução do caso pela cúpula das Forças teria sido “passiva” e “subserviente”. A leitura é de que o Alto Comando teria “lavado suas mãos”.

A prisão do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o coronel Cid, dentro da vila militar, em Brasília, foi mais um fato que aumentou a pressão, especialmente da reserva, sobre o Alto Comando.

Militares têm apontado que a postura da cúpula das Forças Armadas em relação a membros do governo Bolsonaro seguiria a estratégia de “entregar os anéis para preservar os dedos”.

O Globo

16 respostas

  1. Quer resolver impasses com as FFAA presidente Lula? simples simples!
    Dê logo de cara 20% de aumento
    Até eu estaria nas ruas com sua placa te defendendo até a morte.

    1. Lula está perdendo a oportunidade de pacificar a tropa!!!
      Vamos para meio do ano e nada de reajuste nos soldos!
      Em um futuro próximo irá se arrepender disso!

  2. Ou seja tudo aquilo que eles falavam de Família militar, Espírito de corpo é tudo mentira e na hora da verdade são todos eles um bando de traidores.

  3. Qual a surpresa? Canibalizaram parte da tropa em 2019 e agora farão o msm e quer saber? Bem feito! Somos a categoria mais desunida que existe no serviço público.

  4. Se aumentar o soldo acaba a guerra na Ucrânia, o aquecimento global e se acha a cura da AIDS. Todos os problemas estarão resolvidos.

  5. Massacre nas forças armadas, sem aumento e lascando a vida das Praças, e esses caras preocupado com o tal de Cid, se Lula for na onda de generais será outro Bolsonaro na vida, sem prestígio.

  6. Uma hora os praças da Reserva e pensionistas acordam, ai vai ser uma correria atras do Presidente Lula novamnete, já vi esse filme antes , no Governo dele. e saiu o aumento de 27% em quatro anos, . quando o desespero bater na porta de cada familia de Praças, e pensionista, as coisas vai mudar, Triste não

  7. Ora porras, estavam ferrando o Brasil, fazendo tudo errado, e agora querem ser bonificados? Tá de sacanagem né?…tem que ser retirados mesmo, fazer a limpa, extirpar estes militares que possuem pensamento golpista. Todos da escola do Gen Heleno possuem pensamento medíocre e golpista. Faça a limpa General Paiva!!!…nosso Exército não é palco para militares golpistas e politicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *