Deputado do PT e ministro avançam em acordo para mudanças na GLO

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP). (Gustavo Bezerra/PT/Divulgação)

Deputado federal Carlos Zarattini (PT) afirma que tem avançado no diálogo com o ministro da Defesa para mudanças na GLO

Victoria Abel, Igor Gadelha
O deputado federal Carlos Zarattini (PT) afimou à coluna que avançou no diálogo com o ministro da Defesa, José Múcio, para um acordo sobre mudanças na GLO (Garantia da Lei e da Ordem).

A nova proposta deve manter a possibilidade das Forças Armadas atuarem nos estados como agentes de segurança em caso intervenção federal da União. Mas o texto seria mais claro e preciso, sem deixar brecha para interpretações golpistas.

“Estamos propondo uma combinação do artigo 142 com o 34, que prevê a intervenção da União nos estados, e com o artigo 36, que diz que essa intervenção tem que ser aprovada em 24 horas pelo Congresso. O presidente, no que a gente está trabalhando, nunca vai poder convocar as Forças Armanda para trabalhar na segurança pública sem a participação do Congresso”, disse Zarattini em entrevista ao Metrópoles.

Ainda não há, porém, previsão para a apresentação do texto. O deputado, o ministro da Defesa e o ministro da Justiça, Flávio Dino, tentam organizar uma PEC em conjunto.

A proposta também poderia incluir a iniciativa do governo de proibir militares da ativa a se candidatarem para cargos eletivos.

“O ministro tem um entendimento, assim como nós temos, que os militares devem ser afastados da política. E nossa proposta não apenas se refere a GLO, mas também propõe que o militar que ocupe um cargo civil, deixe a carreira militar”, disse.

Veja a entrevista completa:


METRÓPOLES/montedo.com

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo