Moraes fala em “atuação incompetente” do GSI e dá 48 horas para PF ouvir G. Dias

Reprodução youtube

Gonçalves Dias deixou o cargo após divulgação de imagens que o mostram dentro do Palácio do Planalto e interagindo com golpistas durante a invasão do local, em 8 de janeiro

Lavínia Kaucz
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu 48 horas para a Polícia Federal (PF) ouvir o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias. Moraes também determinou a identificação e a oitiva de todos os militares que apareceram no vídeo revelado na quarta-feira (19) pela CNN, caso já não tenham sido ouvidos, também em 48 horas.

Moraes ainda intimou o ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli, para identificar em até 24 horas todos os servidores civis e militares que aparecem nas imagens.

Capelli é secretário executivo do Ministério da Justiça e também assumiu o cargo de interventor federal na segurança pública do Distrito Federal após os atos golpistas de 8 de janeiro deste ano. Na quarta, depois do pedido de exoneração de Gonçalves Dias, foi nomeado ministro interino e secretário executivo do GSI.

As imagens da área interna do Palácio do Planalto mostraram Gonçalves Dias interagindo com os golpistas durante a invasão do local, em 8 de janeiro. O escândalo levou o então ministro a pedir demissão ainda na tarde passada.

“A imprensa veiculou gravíssimas imagens que indicam a atuação incompetente das autoridades responsáveis pela segurança interna do Palácio do Planalto, inclusive com a ilícita e conivente omissão de diversos agentes do GSI”, apontou Moraes na decisão.

O ministro destacou que já mandou, no mesmo dia dos atos golpistas, a PF obter todas imagens de câmeras de segurança do DF do dia 8 de janeiro. Também determinou, em 23 de fevereiro, que todos os militares que aparecem nas câmeras de segurança sejam ouvidos. A lista dos militares presentes seria fornecida pelo GSI.

Na decisão, o ministro cobra a PF para informar se cumpriu as determinações anteriores.
ESTADÃO/montedo.com

12 respostas

  1. Mas só agora Xandão.
    Você tem essas imagens desde janeiro, logo após a Intentona Bolsonarista.
    Mas só agora achas uma “atuação incompetente” de um dos braços direito do 9 dedos.
    Porque só agora, Xandão?

  2. Estou me preparando, já comprei a pipoca, o guaraná, umas pizzas, ops! Quero ver essa CPI bozonarista ser jantada pelo atual governo. As mentiras e criações de conteúdo para as redes irão estar recheadas com as verdades. Irei ver até onde a insanidade desse povo vai.

  3. Que extingam logo esse GSI. Lugar de militar é nos quartéis.

    Chega dessas “boquinhas” travestidas de importantes funções de Estado.

    Balela!!

  4. Tem gente que trabalhou a favor da intentona bolsonarista e hj está quietinho. Com essa CPMI todos serão ouvidos. Tem gente que vai chorar como aconteceu na CI da COVID.

  5. O G Dias não aprendeu ainda primeiro foi a greve da Policia em 2012 em que ele se confraternizou com os manifestantes ficou conhecido como o General do bolo, agora se confraternizando de novo não aprendeu nada só da bola fora

  6. Sr general boi de piranha do Lula kkkkk. Chupa que é de uva. Muita coisa virá a tona na CPMI…Vai quando pra cadeia mesmo?

  7. Pelo andar da carruagem, parece que teremos dias muito difíceis pela frente. O atual quadro político/social tende a ficar gravíssimo no Brasil. O tempo da diplomacia acabou e o que virá depois disso será a pior notícia que poderemos ter.

  8. O que Gonçalves Dias fazia no Palácio do Planalto no dia dos ataques?
    E, com quem 9 dedos tratou das imagens da câmera que filmou G Dias?

  9. Nossa quer furo do General GSI, as imagem falamm por si, Olha à situação que os es Pres, Bolsonaro colocou o Exército e as Forças Armandas perante o Povo, jamais pensava de ver isso, Depois de 29 , servindo numa Tropa Pára-Quedista do verde olivia, que tanto orgulho tenho. Bolsonaristas Mancharam á imagem das Fôrças Armadas perante o Povo Brasileiro..como fica agora? Politica no Brasil é complicada, jamais poderia Chegar em Quarteis. Agora é esperar o tempo passar e tudo se acalmará.pois tudo na vida passa, as coisas ruim e Boas.. Deus Seja Louvado

  10. Conheci pessoalmente o Presidente Bolsonaro, quando eu servi na Brigada Pára-quedista por 29 anos,.Ele foi preso, pelo Gen Leônidas por ter criticado os bAixos soldo de oficiais na época, depois da cadeia , que levou, pediu licença e candidatou a vereador pelo Rio, fazia campanha na Vila Militar e em Marechal Hermes. Ganhou foi vereador, depois , foi eleito com os votos do Sgts e pensionista a Deputado Federal por 28 anos.Prometendo sempre brigar por melhores vencimentos pela tropa. Pois bem ganhou para Presidente, fez a restruturação da carreira,aumentou o desconto da pensão militar, aumentou o tempo de serviço para 35 anos. Beneficious apenas a alta cupulas das Fõrças Armadas , Só que esqueceu da sua base, e das suas promessas. nos deixando em situação dificil financeiramente, sem aumento a mais de 4 anos, traiu sua base esqueceu do Sgts reformados dos Cabos reformados Soldados e pensionistas, e agora com essa confusão todas, só Deus mesmo para nos ajudar. triste não.

  11. H0jestou com 75 anos de idade, passo 8 horas por dia trabalhand0 com meu Taxi, aqui no interior de Sp. para complementar meus vencimentos, para dar uma vida digna à minha familia, também nunca fiz impréstimo , pois isso só complica a vida gente financeiramente , e nos deixa mais individados ainda. Saudade dos 27% que o Lula deu no seu segundo mandato. que o Minnstro da Defesa olha por nós praças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo