Após reunião com cúpula da Marinha, Lula terá encontros com Aeronáutica e Exército para pacificar relações

O presidente Lula durante encontro com o alto comando da Marinha nesta quarta-feira (15) — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Valdo Cruz

Depois de se reunir com militares da Marinha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assim que voltar de sua viagem à China, vai ter encontros semelhantes ao desta quarta-feira (15) com Aeronáutica e Exército.

As reuniões fazem parte da estratégia do Palácio do Planalto de pacificar as relações com as Forças Armadas, que estavam tensas desde a transição e no início do governo.

De outro lado, as Forças Armadas também fazem gestos para reduzir tensões.

A Marinha, por exemplo, mandou um comunicado a seus militares lembrando que a Constituição proíbe que eles sejam filiados a partidos políticos e solicitando que chequem se estão nesta condição. Estando, precisam se desfiliar imediatamente. A Marinha identificou alguns de seus integrantes com filiação partidária.

O Exército, por sua vez, não vai mais divulgar notas para “celebrar” o dia 31 de março, data do golpe militar de 1964.

Em outra frente, o Ministério da Defesa acertou com as três forças – Exército, Marinha e Aeronáutica – um projeto, encaminhado nos últimos dias ao Palácio do Planalto, determinando que:

As iniciativas das Forças Armadas seguem a estratégia negociada entre o ministro da Defesa, José Múcio, e os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, de despolitizar os quartéis, depois que o ex-presidente Jair Bolsonaro buscou trazer de volta os militares para a política.

Bolsonaro fazia questão de dizer que as Forças Armadas tinham, inclusive, um poder moderador e poderiam fazer uma intervenção em caso de crise entre os Três Poderes, algo que não tem respaldo na Constituição.

A proposta será encaminhada ao Congresso Nacional. Ainda está em análise se na forma de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) ou projeto de lei. A expectativa é que seja aprovada ainda neste ano.

Nesta quarta-feira (15), Lula almoçou em Brasília com o comando da Marinha, junto com o ministro da Defesa, José Múcio.

Criticado por petistas no início do governo, Múcio hoje é elogiado no Palácio do Planalto por ter tido “sangue frio” e adotado uma estratégia de negociar e baixar a temperatura na relação de Lula com as Forças Armadas.

g1/montedo.com

24 respostas

    1. Continência prestada ao chefe supremo das Forças Armadas, o Exmo Sr Presidente da República Federativa do Brasil, eleito por Maioria dos eleitores, com mais de 60 milhões de votos e conforme previsto na Constituição. Brasil com sua democracia fortalecida. Tá bom assim comentarista 12:38?

  1. Vergonhosa essa foto …
    Se fosse um presidente ficha Limpa Tudo bem … Mas Esse aí …
    E Os Praças crente que terão aumento de Salário 😀😀😀 kkkk

  2. Nada que umas verdinhas na conta corrente não resolva. Estes generais são como pipoca, sempre pulando na panela dos que dão mais. Patriotismo só para os estaremos inferiores…

  3. Reparem só na circunferência abdominal dos militares da Alta Administração Naval. O pior e que Já soube do caso do Alte. Que Anotou, na mostra de Pessoal, um militar gordinho por má apresentação pessoal e manda-lo para a saúde. Também é cobrado o TAF como requisito para promoção, Apesar de todos da foto já estarem isentos de tAF pela idade, eles já eram assim antes da isenção devido a comida e bebidas boas e alguém acredita que conseguiam fazer? Eu fiz os meus TAF, mesmo sabendo que já tinha chegado no meu último degrau, para dar exemplo aos jovens e pasme as médias eram as melhores.

    1. eu fiz, eu era, eu …….. sua geraçao ja passou pare de comparar e se achar, vai cuidar dos netos, sentar no banco da praça, rezar…..vc ja era e seu tempo ja foi

  4. Onde está a democracia? Se você censurado por um blog? Só por falar a verdade? Pode isso Arnaldo? Ou seria um x 9. Puxa saco e levando para os Tratores que já não estão + no poder? Mas qual o motivo? Ou a pessoa não consegue se opor a verdade e aí nos blogs restringem ou somem com os comentários? Lógico cada um faz o achar melhor,mas não pode depois falar em democracia. É falso que tinha democracia no governo Bolsonaro, tanto que usaram um aparelho se não tiver mais para saber onde tava pode e como falo pode ser que até às escutas foram escutadas clandestinamente. Mas o Tempo logo vai mostrar a maior falcatruas de todos os tempos do Bolsonaro e tem gente que ainda defende o indefensável. Pois contra os fatos não há argumentos. O tempo é o senhor absoluto da razão.

  5. Como são as coisas: até dezembro último, o Barba era considerado pária por esses fardados da imagem. Agora é recebido com sorriso na boca (e com direito a saliva caindo no canto).

  6. Onde Se Lê Master In Health, Leia-Se Montedo.
    O “Dono” Do Blog Ataca Novamente Com Seu Pseudônimo. Perceptível Pela Antiga Rixa/Inveja Do Exército Com A Marinha….

  7. almirante flavio rocha tá na foto.
    o que a galera que achou o almirante garnier “herói da pátria” acha desse aí, muito mais próximo ao ex-pr, prestando continência ao atual?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo