Deputado quer colocar Forças Armadas fiscalizando ‘Minha Casa, Minha Vida’

MINHA CASA MINHA VDA

José Medeiros afirma que departamentos de engenharia militares poderiam evitar corrupção e erros grosseiros em obras

O deputado federal José Medeiros (PL-MT) apresentou projeto na Câmara nesta quinta-feira (2) para atribuir às Forças Armadas a competência de supervisionar obras de programas residenciais financiados pela União, como o ‘Minha Casa, Minha Vida’. O texto propõe a introdução do mecanismo por meio da alteração da Lei Complementar 97, de 1999, que dispõe sobre as normas gerais para a organização, o preparo e o emprego dos militares.

De acordo com o projeto, a fiscalização da execução das obras se daria de acordo com a disponibilidade dos respectivos departamentos de engenharia das Forças Armadas.

Na justificativa do projeto, José Medeiros exalta a importância dos programas de moradias populares nas políticas de combate à desigualdade. Contudo, apontou haver fracasso de alguns projetos, o que, segundo ele, se dá por falta de fiscalização, o que propiciaria casos de corrupção, desvios, falhas grosseiras e execução negligente das obras.

“Assim, acreditamos que instituições fortes e comprometidas com o bem-estar da nação com as Forças Armadas poderão contribuir para a melhoria desse cenário. A atuação frequente do Exército brasileiro em obras de infraestrutura de transportes são exemplo de que a seriedade e competência podem fazer a diferença na boa aplicação do recurso público”, argumenta José Medeiros.

O Tempo/montedo.com

8 respostas

  1. Agora seria o momento dos nossos líderes dizerem: “Não!”.

    Que convoquem a “Guarda Nacional”.

    Ora, querem acabar com as operações de GLO, mas empregar as FA para fiscalizar programa habitacional?!?!?!

  2. O próximo passo é financiar os sem-casa e pagar para eles ficarem acampados em frente aos quarteis exigindo uma intervenção militar nas moradias.

  3. Se não servem para fiscalizar eleições não servem para fiscalizar obras. Fiscalizar e definir o padrão eleitoral é trabalho para o Congreso Nacional cujas definições legais e sistemas o TSE deve seguir rigorosamente. Fiscalizar a engenharia, projetos e qualidade de obras é obrigação de Ministério de governo em exercício, seja federal, estadual ou municipal. Para isso existem as Secretarias de Obras.

  4. não conseguimos nem fiscalizar as moradias do EB. tem boneco ocupando pNR há vinte anos nas GU e ninguém competência moral pra dar um basta na vergonheira. Sem contar os QAOs que mesmo após as promoções permanecem ocupando as parcas moradias de praça.

  5. Mas que fará a parte de auditoria de Obras, fiscalizar execução de Pedreiros, pintores gesseiros, SPCI, estruturais, vendas, segurança do trabalho, mas que idéia de girico essa, realmente as forças armadas chegaram ao fundo do poço e continuam cavando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo