Lira usa avião da FAB para voltar de Salvador no domingo de Carnaval

Presidente da Câmara aproveitou o Carnaval de Salvador ao lado de políticos baianos, como Elmar Nascimento (União), na foto, de bonéReprodução/Instagram

Lei permite que Arthur Lira (PP-AL), como presidente da Câmara, use a aeronave da Força Aérea Brasília (FAB) por questões de segurança

Flávia Said
Após passar alguns dias em Salvador (BA) durante o Carnaval, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), usou aeronave da Força Aérea Brasília (FAB) a fim de se deslocar da capital baiana para São Paulo. A lei permite que o presidente da Câmara dos Deputados utilize transporte em aeronave do Comando da Aeronáutica por questões de segurança, em viagens a serviço ou por emergências médicas.

Segundo registros oficiais, Lira usou a aeronave na volta de Salvador para o Aeroporto de Garulhos (SP), na noite do domingo de Carnaval (19/2). Estavam previstos seis passageiros no voo. Não foram encontrados registros de deslocamento do político alagoano para Salvador.

Lira foi convidado pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), e visto em camarotes com o vice-presidente nacional do União Brasil, Antonio de Rueda, e outros parlamentares em shows como o de Bell Marques. O primeiro registro do presidente da Câmara na cidade foi feito na noite de quinta-feira (16/2).

Em outra foto, Arthur Lira também aparece ao lado do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e de outros políticos, como o deputado estadual Diego Coronel (PSD) e o federal Mário Negromonte Júnior (PP), além do senador Weverton Rocha (PDT-MA).

Depois do Carnaval em Salvador, Lira seguiu para os Estados Unidos, com o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e Rueda.
Procurada, a assessoria de Lira divulgou a seguinte nota:

“Os deslocamentos do presidente da Câmara dos Deputados ocorrem em aviões da FAB por questão de segurança, conforme previsto em lei”.

Essa não é a primeira vez que Lira usa avião da FAB para participar de evento privado. No início de dezembro de 2022, o presidente da Câmara foi e voltou de um aniversário com a aeronave oficial. A informação foi revelada pelo colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles. Já no Natal daquele ano, Lira usou a aeronave para passar as festividades em casa, em Maceió.

O que diz a legislação
Um decreto de 2020 autoriza o uso de avião da FAB pelo vice-presidente da República; pelos presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal (STF); por ministros de Estado e demais ocupantes de cargo público com prerrogativas de ministro de Estado; por comandantes das Forças Armadas; e pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

As solicitações de transporte serão atendidas nas seguintes situações e ordem de prioridades:

I – por motivo de emergência médica;

II – por motivo de segurança; e

III – por motivo de viagem a serviço.

Segundo o decreto, o deslocamento ao local de residência permanente das autoridades é considerado motivo de segurança.

METRÓPOLES/montedo.com

8 respostas

  1. Grande novidade isso sempre aconteceu no governo do Bolsonaro e até para parentes é só olhar para trás um pouco e qual a novidade disso? Tem que ver se está dentro da lei e se não me enganar é da Prerrogativa tanto do presidente da câmara dos deputados assim como do senador usar e abusar e nas mesmas situações ou até pior foi usado no governo do ex presidente Jair Messias Bolsonaro o falso Messias, Espalhador de fakes, ódio e que usa Deus em vão. Que notícia fajuta. Quando não mudar a lei ou o povo exigir mudanças na lei das viagens dos presidentes nas casas legislativas, como os outros senadores, Deputados tudo continuará igual como sempre foi o povo pagando a conta. Como tem gente querendo passar pano e ainda não aceitar a derrota do falso Messias. O pior cego não é que não enxerga, sim o que vê está tudo na frente do seus olhos e se recusam a enxergar a verdade. A verdade o Lula venceu e foi muito melhor para as forças armadas do que um capitão desajustado e Mentiroso. Querem fazer estáticas? Quando Aumento falo em Aumento então restruturação de carreira com falsa meritocracia. Podemos ver quem mais Modernizou as forças armadas o falso Messias ou o Lula? Podemos também ver se ouve mais promoções no governo Lula ou do falso Messias? Também podemos comparar se no governo lula as forças amadas durante o governo dele e depois de sair do governo continuaram com o prestígio da população vamos comparar com o falso Messias? Aqui é independente de Partido não tenho político de estimação e sim simplesmente enxergar a verdade.

  2. A emergência do “ínclito” parlamentar foi o Carnaval. Companheiros podem tudo e muito mais, portanto, Viva a folia momesca e f#### os que não gostaram do folguedo do “hômi”.

  3. Tá, a legislação restringe o uso das aeronaves, mas ele foi pilotando o avião ou havia toda uma equipe que simplesmente o levou e também não se ateve à legalidade. Uma aeronave da FAB deve ter seus protocolos, ou não?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo