Fim da GLO gera divergências dentro do próprio PT

rio-de-janeiro-rj-25092017-forcas-armadas-no-quarto-dia-de-cerco-a-favela-da-rocinha-foto-gabriel-de-paiva-agencia-o-globo-1506353866499_615x300

Deputados do PT elaboram PEC para acabar com operações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), mas tema enfrenta resistência no próprio partido

Victoria Abel
A PEC que vem sendo articulada por deputados federais do PT para acabar com as operações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) enfrenta resistências dentro do próprio partido.

Importantes lideranças petistas no Congresso defendem, nos bastidores, que possíveis mudanças na GLO devem ser analisadas com cautela e só apresentadas após um acordo amarrado entre governo e Forças Armadas.

O texto da PEC que acaba com GLO vem sendo construído pelos deputados Carlos Zaratini (PT-SP), Alencar Santana (PT-SP) e Rui Falcão (PT-SP), na esteira das invasões golpistas de 8 de janeiro.

Uma das minutas já divulgadas prevê acabar com a GLO da forma como ela existe hoje, em que os militares são convocados por algum dos três Poderes para assumir a segurança de determinado local.

A ideia dos parlamentares petistas, no entanto, é deixar claro que as Forças Armadas só poderão ser escadaladas por designação do presidente da República para colaborar em issões de defesa civil.

A PEC em construção também prevê que militares da ativa sejam automaticamente encaminhados a reserva ao assumirem cargos políticos. O trecho também enfrenta resistências no PT.

Lideranças petistas ouvidas pela coluna argumentam que é delicado alterar atribuições e direitos de militares, sem que haja um acordo com as Forças Armadas antes.

Igor Gadelha(METRÓPOLES)/montedo.com

Uma resposta

  1. Bom, ja que Vão ter acordos de como Irá ser a Atuação das FA em Missões GLO ou sobre a nova Nomenclatura q surgira, vou fazer a minha Sugestão. Senhores Ilustríssimos deuses do Olimpo, pelo menos uma Única vez na vida! Olhem para a tropa e Não apenas em fazer acordos q Garantam Orçamento e Investimentos de projetos De hj e do futuro! Pensem no seu Subordinado, seus soldados! Só uma Única vez!!! Pensem nos meninos, q apesar de ser desmiolados na maioria das vezes como São a maioria dos recrutas (sd e cbs e ate mesmo nos lobinhos Recém formados) que estarão Lá na ponta lidando com o fato em sí, na retaguarda Jurídica Não para livra-los de quando eles errarem mas sim quando tiverem q agir Para defender a vida deles ou executar a Missão lhes dada! Um menino deste Não podem peder a liberdade ou a sua Vida ao executar uma Missão desta senhores. Tropa Não se resume A apenas Veículos, aeronaves e armamentos! O bem maior da Instituição É o homem (homem e mulher) do qual dela fazem. Não me alongarei mai. Mas lembre-sem, quando Foi ordenado a Caxias que empregasse uma luta sangrenta como um carniceiro atras de Solano Lopez e seus farrapos a aquela altura do Campeonato, o mesmo Recusou a ordem do Imperador para isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo