Documento do GSI com alerta ao governo sobre risco de ataques golpistas mobiliza pedido de CPI
Presidente Lula disse que não foi avisado por serviços de inteligência
Patrik Camporez e Gabriel Saboia
Brasília – Um relatório sigiloso enviado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ao Congresso aponta que o governo foi informado sobre a possibilidade de haver ataques violentos em Brasília no dia 8 de janeiro. O alerta foi produzido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), subordinada ao GSI, e compartilhado com órgãos federais dois dias antes da invasão às sedes dos Três Poderes. O documento tem sido usado para turbinar um pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos golpistas.
No relatório, a Abin informava que havia identificado a convocação de caravanas em diversos estados do país para que se deslocassem à capital. O texto revela que elas trariam “manifestantes com acesso a armas e com a intenção manifesta de invadir o Congresso Nacional”. Acrescentava ainda que “outros edifícios na Esplanada dos Ministérios poderiam ser alvo de ações violentas”.
O documento, enviado no dia 20 de janeiro à Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência (CCAI), é assinado pelo ministro responsável pelo GSI, o general da reserva Gonçalves Dias, um dos personagens que saíram fustigados dos atos do dia 8 por não terem conseguido impedi-los. A revelação de que o relatório foi entregue a diversos órgãos do governo expõe o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dez dias após os ataques, o petista criticou as autoridades responsáveis pelas forças de segurança e inteligência, inclusive o GSI, de Gonçalves Dias, conhecido como G Dias.
— Nós temos inteligência do GSI, da Abin, do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, ou seja, a verdade é que nenhuma dessas inteligências serviu para avisar ao presidente da República que poderia ter acontecido isso. Se eu soubesse na sexta-feira que viriam 8 mil pessoas aqui, eu não teria saído de Brasília. Eu saí porque estava tudo tranquilo — disse Lula em entrevista à Globonews.
O alerta da Abin foi enviado a um sistema integrado por 48 órgãos, entre eles ministérios como o da Defesa, Casa Civil e Justiça. Algumas pastas, porém, alegam que não receberam a informação sobre os atos golpistas de 8 de janeiro.
O mesmo relatório também foi enviado a um grupo de WhatsApp formado por representantes de diferentes áreas do governo, conforme mostrou a revista “Piauí”. Contudo, uma parte da lista de contatos estava desatualizada, segundo a revista.
Procurada, a Abin disse que “é de responsabilidade dos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) manter pontos focais atualizados para contato institucional”. O Ministério da Justiça disse que não sabia da existência desse canal de troca de informações. Procurado, o GSI afirmou que “somente se pronunciará após a conclusão dos trabalhos investigatórios” relacionados ao dia 8.
O Globo/montedo.com
7 respostas
Paciência aí Redator!
Repetirei comentário já postado.
Dentro De Todas As Teorias Conspiratórias ‘Bolsopetistas & Petistas’.
A Mais, Pra Mim, ‘Iluminada’, É:
– As Omissões Por Parte De Todos Agentes/Órgãos Públicos Do Gov ‘9 Dedos’ Foi ‘INTENCIONAL’.
E, Esse Tiro Não Saiu Pela Culatra, Foi Um Tiro Certeiro.
A Intentona Bolsonarista De 8/1 Só Reforçou A Retorica Mau-Caráter do Ex-Presidiário Cachaceiro:
– Os Bolsominions-Alterados São Inimigos Da Nação.
– Eu, O Eterno ‘Salvador Dessa Frágil E “Órfão-Pátria” Desses Últimos 4 Aloprados Anos.
– Só O PT Pode Cuidar De Vocês.
– Fiquem Tranquilos, Humildemente Falando, Coloco-Me À Disposição Da Pátria Amada Para Reeleição Em 2026.
– Para, Definitivamente, De Uma Vez Por Todas, Exorcizar O Satânico Projeto Bolsonarista Da Política Brasileira Do Meu Brazil Brazileiro SAMBA QUE DÁ.
País Sem Vergonha!
Sgt QE/JURUNA Garcia, O CHQAO Do Zorro.
O Lula fazendo o que ele mais sabe mentir, nada me surpreende, agora só quero ver se vão pedir a cabeça do Chefe do GSI, que inclusive não tem nada a ver com isso porque segundo a reportagem avisou a quem de direito e este não tomou providência, por isso o Governo Federal não quer a CPI de jeito nenhum
Só o lu e o din, alex, pgr , agu congrsso .
deixar os especialistas agir e culpar os inocentes úteis.
Espertos esse comandante daniel e seus chefes
A terra plana ficou agitada com mais uma teoria conspiratória digna do zorra total, hehehehehehe
Se ele sabia, deve ser a única coisa que ele sabe, pois nunca soube “nadica-de-nada”. Mas é claro que ele vai dizer que não sabe de P#### nenhuma… como sempre!
Vai se informar, quem não sabe nada é você. Tudo é fakenews.
Lamentável, mais uma fakenews em que esse blog ajuda a disseminar.