Lula sabia: documento do GSI alertou o governo sobre risco de ataques golpistas

Invasão Planalto

Documento do GSI com alerta ao governo sobre risco de ataques golpistas mobiliza pedido de CPI
Presidente Lula disse que não foi avisado por serviços de inteligência

Patrik Camporez e Gabriel Saboia
Brasília – Um relatório sigiloso enviado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ao Congresso aponta que o governo foi informado sobre a possibilidade de haver ataques violentos em Brasília no dia 8 de janeiro. O alerta foi produzido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), subordinada ao GSI, e compartilhado com órgãos federais dois dias antes da invasão às sedes dos Três Poderes. O documento tem sido usado para turbinar um pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos golpistas.

No relatório, a Abin informava que havia identificado a convocação de caravanas em diversos estados do país para que se deslocassem à capital. O texto revela que elas trariam “manifestantes com acesso a armas e com a intenção manifesta de invadir o Congresso Nacional”. Acrescentava ainda que “outros edifícios na Esplanada dos Ministérios poderiam ser alvo de ações violentas”.

O documento, enviado no dia 20 de janeiro à Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência (CCAI), é assinado pelo ministro responsável pelo GSI, o general da reserva Gonçalves Dias, um dos personagens que saíram fustigados dos atos do dia 8 por não terem conseguido impedi-los. A revelação de que o relatório foi entregue a diversos órgãos do governo expõe o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dez dias após os ataques, o petista criticou as autoridades responsáveis pelas forças de segurança e inteligência, inclusive o GSI, de Gonçalves Dias, conhecido como G Dias.

— Nós temos inteligência do GSI, da Abin, do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, ou seja, a verdade é que nenhuma dessas inteligências serviu para avisar ao presidente da República que poderia ter acontecido isso. Se eu soubesse na sexta-feira que viriam 8 mil pessoas aqui, eu não teria saído de Brasília. Eu saí porque estava tudo tranquilo — disse Lula em entrevista à Globonews.

O alerta da Abin foi enviado a um sistema integrado por 48 órgãos, entre eles ministérios como o da Defesa, Casa Civil e Justiça. Algumas pastas, porém, alegam que não receberam a informação sobre os atos golpistas de 8 de janeiro.

O mesmo relatório também foi enviado a um grupo de WhatsApp formado por representantes de diferentes áreas do governo, conforme mostrou a revista “Piauí”. Contudo, uma parte da lista de contatos estava desatualizada, segundo a revista.

Procurada, a Abin disse que “é de responsabilidade dos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) manter pontos focais atualizados para contato institucional”. O Ministério da Justiça disse que não sabia da existência desse canal de troca de informações. Procurado, o GSI afirmou que “somente se pronunciará após a conclusão dos trabalhos investigatórios” relacionados ao dia 8.

O Globo/montedo.com

7 respostas

  1. Paciência aí Redator!
    Repetirei comentário já postado.

    Dentro De Todas As Teorias Conspiratórias ‘Bolsopetistas & Petistas’.
    A Mais, Pra Mim, ‘Iluminada’, É:
    – As Omissões Por Parte De Todos Agentes/Órgãos Públicos Do Gov ‘9 Dedos’ Foi ‘INTENCIONAL’.
    E, Esse Tiro Não Saiu Pela Culatra, Foi Um Tiro Certeiro.
    A Intentona Bolsonarista De 8/1 Só Reforçou A Retorica Mau-Caráter do Ex-Presidiário Cachaceiro:
    – Os Bolsominions-Alterados São Inimigos Da Nação.
    – Eu, O Eterno ‘Salvador Dessa Frágil E “Órfão-Pátria” Desses Últimos 4 Aloprados Anos.
    – Só O PT Pode Cuidar De Vocês.
    – Fiquem Tranquilos, Humildemente Falando, Coloco-Me À Disposição Da Pátria Amada Para Reeleição Em 2026.
    – Para, Definitivamente, De Uma Vez Por Todas, Exorcizar O Satânico Projeto Bolsonarista Da Política Brasileira Do Meu Brazil Brazileiro SAMBA QUE DÁ.
    País Sem Vergonha!
    Sgt QE/JURUNA Garcia, O CHQAO Do Zorro.

  2. O Lula fazendo o que ele mais sabe mentir, nada me surpreende, agora só quero ver se vão pedir a cabeça do Chefe do GSI, que inclusive não tem nada a ver com isso porque segundo a reportagem avisou a quem de direito e este não tomou providência, por isso o Governo Federal não quer a CPI de jeito nenhum

  3. Só o lu e o din, alex, pgr , agu congrsso .
    deixar os especialistas agir e culpar os inocentes úteis.
    Espertos esse comandante daniel e seus chefes

  4. Se ele sabia, deve ser a única coisa que ele sabe, pois nunca soube “nadica-de-nada”. Mas é claro que ele vai dizer que não sabe de P#### nenhuma… como sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo