Exército recebe blindados Centauro II

Entrega blindados Centauro

Paulo Roberto Bastos Jr.

Na manhã de hoje, dia 30 de janeiro, ocorreu a cerimônia de entrega simbólica das duas viaturas blindadas de combate de Cavalaria média sobre rodas (VBC CAV – MSR) 8X8 Centauro II, do lote de amostra, pela empresa Consórcio Iveco–OTO Melara (CIO) ao Exército Brasileiro.

A cerimônia ocorreu na unidade da Leonardo de La Spezia e quem recebeu as viaturas foi o chefe do Estado-Maior do Exército, general de Exército Valério Stumpf Trindade. Estas passarão por testes de validação nos próximos meses, antes de serem embarcadas para o Brasil.

O Centauro II, já em serviço com o Exército Italiano e com mais de 120 sistemas encomendados, tornou-se uma plataforma de referência no setor de veículos blindados antitanque de rodas de grande calibre. O Centauro II lidera o setor em termos de potência, visão, mobilidade, ergonomia, capacidade de disparo, comunicações e proteção da tripulação.

Equipado com um powerpack moderno que fornece mais de 720 cavalos de potência e a transmissão H empregada em toda a gama de veículos blindados Centauro 8X8, o Centauro II tira partido de uma arquitetura totalmente digital e de uma torre de última geração com uma arma de 120 mm. Ele também possui sistemas avançados de comunicação, comando e controle. Isso permite que o Centauro II opere em cenários que vão desde missões de defesa de segurança nacional até operações de apoio e manutenção da paz, ou qualquer outro teatro de operações que exija intervenção das Forças Armadas.

Em breve, mais informações sobre as viaturas brasileiras.

Com informações e imagens da Leonardo

Tecnologia&Defesa/montedo.com

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo