Exército investiga ação do BGP e abre inquérito contra coronel que xingou generais

Coronel em Brasília

O Exército abriu duas investigações em razão dos fatos de domingo (8) em Brasília. Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado na terça-feira, 10, para apurar a conduta do coronel da reserva Adriano Camargo Testoni, que esteve na tomada dos palácios e divulgou dois vídeos em redes sociais ofendendo o Exército e xingando generais do Alto Comando e de sua turma da Academia das Agulhas Negras (1987).
“Forças Armadas filhas da p…. Bando de generais filhos da p…. Vanguardeiros de m….. Covardes. Olha o que está acontecendo com a gente. Freire Gomes (ex-comandante do Exército), filho da p…. Alto Comando do c……. Olha aqui o povo, minha esposa. Esse nosso Exército é um m….. Vão tudo tomar no c.”, esbravejou o coronel enquanto se retirava da Esplanada, no domingo, após a PM usar gás lacrimogêneo contra os extremistas. O oficial aparecia abraçado à sua mulher.
Em seguida, o coronel, que é guerreiro de selva e tem o curso de Montanha, divulgou um segundo vídeo com ofensas. O oficial foi demitido na segunda-feira (9) do Hospital das Forças Armadas, onde era contratado como prestador de serviço por tempo determinado.
Sua conduta foi reprovada de forma generalizada pelos oficiais ouvidos pelo Estadão. O IPM do caso foi aberto por determinação do general Gustavo Henrique Dutra Menezes, comandante militar do Planalto.
Testoni foi convocado para depor e devia ter comparecido nesta quarta-feira, 11, ao Comando Militar do Planalto (CMP), mas entregou atestado médico para justificar a ausência. Um dia antes, divulgou vídeo desculpando-se com os colegas de turma.
O CMP quer concluir o IPM até esta sexta-feira (13) e enviá-lo ao Ministério Público Militar, pois já dispõe das provas do delito: os vídeos publicados pelo coronel.

A outra investigação vai apurar a ação do Batalhão de Guarda presidencial no domingo.
A decisão ocorre em meio ao grande desconforto dos militares que se recusaram a dar o golpe pretendido pelos vândalos e se veem agora criticados pela esquerda – que os acusa de leniência com os extremistas – e pelos bolsonaristas, que se sentem traídos.
Nesta quarta-feira, o general Dutra visitou seis unidade sob seu comando. Em uma delas, justificou à tropa formada as prisões dos acampados na frente do QG do Exército, em Brasília: “Fizemos o certo. Não tem caminho fora do que é o certo.”

Casos de indisciplina
Os casos de indisciplina envolvendo oficiais da reserva estão se multiplicando. Além de Testoni, outros militares da reserva estavam presentes entre os extremistas que invadiram as sedes dos três Poderes, como o general de brigada da reserva Ridauto Lúcio Fernandes (um dos oficiais ofendidos pelo coronel Testoni). Dutra , o comandante do Planalto, também é da mesma turma de Testoni.
Durante os protestos, o capitão-de-mar-e-guerra da reserva da Marinha José Fortuna também participou da ação dos radicais e acabou demitido do Ministério da Defesa, onde trabalhava. Por enquanto, só Testoni foi alvo de IPM no Exército.
ESTADÃO/montedo.com

16 respostas

  1. Desequilibrio emocional, incompreensão das instituições da república, ausência de conceitos básicos de democracia e muita covardia ao se esconder atrás da esposa e ficar pedindo perdão.
    Imaginem o que os subordinados não sofreram.
    A conta uma hora chega.
    Crime do art. 359M do código penal, crime de injúria, etc.
    Conselho de Justificação e rua.

    1. O ano se inicia e com ele velhos e novos problemas para se lidar… prefiro ficar com o de sempre: IPTU, IPVA, Seguro do carro, da residência, empréstimo para algum parente… que os novos problemas desse Coronel para 2023 sejam muito bem vindos para ele…

    1. “conselho de justificaçào”? Se for o caso esse cara já era. Poderá perder tudo. Eu lamento sinceramente. Tomara que a punição não vá à tanto. Acho que todo mundo tem direito de errar e de cometer enganos e todo mundo tem direito a uma segunda chance. Essas pessoas poderão se Arrepender amargamente pela m…….que fizeram. Porquê não aceitam a democracia? E a coisa ainda pode piorar mais. Todas essas Pessoas que foram pegas nessa aventura maluca e criminosa nunca mais terão vistos de entrada nos EUA, Canadá, México e vistos segen (todos os países europeus). Empresários que financiaram essa loucura também perderão vistos permanentes nos EUA e acesso a Financiamentos em bancos do governo. e mais coisas ainda poderão vir. Que m……que se meteram. Muitos Bolsonaristas agora estão apagando e deletando redes sociais e tentando apagar esse Passado. Porquê essas Pessoas não esperaram as próximas eleições, e de forma democrática Tentarem novamente a Chegada ao governo? Eu lamento por tudo e por todos. Somos todos brasileiros.

  2. Aí, vou te dar um papo reto:
    – se fosse o Primeirão Decréscimo, já estaria preso e esquartejado.
    Esse moço irresponsável, o tal ‘coroné que xingou generais’, vai recorrer milhões na Justiça, e, o tempo irá correr e daqui uns meses resolverão imputá-lo pena menor.
    E, é isso mesmo:
    – gen Ridauto Fernandes, TERRORISTA.
    – Bolsonarista-terrorista mentor intelectual da “Invasão No Planalto 1/08”.
    – autor da destruição de obra de Di Cavalcanti de R$ 8 milhões de dólares.
    Que fase!
    Nunca pensei em testemunhar general anarquista Black bloc.
    Jesus!
    Tempo, Senhor Absoluto Da Razão.
    Primeirão EM/CHQAO Decréscimo.

  3. ´´ a qUESTÃO NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM “ Amigos do Montedo o que se apresenta no momento , no cenário social e político do brasil . não é tão simples assim ,especialmente no que abrange as manifestações de oficiais ( coroneis ) ,não são praças . São coroneis que tem os Batalhões nas mãos ( tropa armada ) . Minha vivência profissional me diz que um avanço de linha foi avançado e as posições dos que ainda havia indecisão foi tomada . A espera de reposta se encurta. Não haverá nenhuma força capazz de conter a ruptura , a brecha foi aberta e avalanche que arrastará tudo que estiver pela frente. O tempo confirmará esse simplório comentário.

    1. O cara tenta falar bonito, mas fica evidente que não sabe nada e ainda tem a cara de pau de em todos seus comentários colocar a sua “vivência profissional” hehehehehehehe È de dar dó.

  4. Olá amiguinhos tudo bem com vcs?
    Aqui quem fala é o QE CHORÃO!

    Boa tarde a todos, a todas e a TODES!

    Aguentem firme QEs CHORÕES do meu Brasil.

    Falei com pai lula e ele disse que os 800% de aumento para todos os CHORÕES sem concurso vai sair!! pai lula não mente. Hehehehe

    Eu sou o QE CHORÃO faço parte do Quadro Especial dos Reclamões Anônimos e estou a 0d 0m 0a sem reclamar.

    1. Já tem um tempo que Eu tenho o desprazer de ver seus comentários tentando diminuir os QEs, trabalhei com muitos durante mais de 31 anos de serviço em todas as Regiôes desse País, Os QEs são leais e trabalhadores e na maioria esmagadora, são muito melhores que sargentinhos de carreira fracos e sem ideal como deve ser o seu caso. Vê se cresce bobalhão e respeite quem trabalhou duro, sem direito a transferência, concorrendo a vida toda na escala de serviço e pior tendo que aturar o recalque de gente mimada como você.

  5. 21h08
    Breaking News!
    O STF Acaba De Incluir Bolsonaro Noutra Investigação.
    Em Inquérito Sobre Atos Criminosos.
    A Temporada De Caça Começou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo