Esposa do ex-comandante da Marinha foi exonerada no primeiro dia do governo Lula

Selma de Pinho ocupava um cargo de confiança na Secretaria-Geral da Presidência da República

‘Desbolsonarização’ no governo Lula atinge militares em cargos políticos
Bolsonaro foi quem mais preencheu postos no 1º escalão com nomes da ativa ou da reserva, superando até presidentes da ditadura; TCU identificou seis mil comissionados

BRASÍLIA – A ordem do Palácio do Planalto é “desmilitarizar” a Esplanada dos Ministérios. Nos primeiros dias de governo, a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a retirar militares da ativa e da reserva de cargos políticos. O processo atinge integrantes das Forças Armadas, policiais e mulheres e filhos de oficiais nomeados em postos-chave pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que serão repassados a apadrinhados de partidos aliados.
Bolsonaro foi o presidente que mais nomeou militares no primeiro escalão, até mesmo na comparação com governos da ditadura, como Castelo Branco (1964-1967), primeiro presidente do ciclo militar. O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou 6.157 oficiais ocupando cargos comissionados em funções civis em 2020 – o dado mais recente representa mais que o dobro da quantidade verificada em 2016 (2.957), quando o PT deixou o poder com o impeachment de Dilma Rousseff.
A presença de militares em cargos políticos foi mais perceptível nas áreas social e ambiental, além de postos diretamente subordinados à Presidência da República.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou ao Estadão que militar só permanecerá em cargo civil a pedido direto de algum ministro. “Temos todos os nomes. Todos (os militares) que estavam em cargos de natureza civil, em funções não militares, de nível 5 para cima, inclusive, já saíram.”
Um dos exonerados no primeiro dia de governo foi o tenente-coronel do Exército Reginaldo Ramos Machado, nomeado por Bolsonaro para a Secretaria Especial de Saúde Indígena, órgão do Ministério da Saúde. O substituto será o advogado Weibe Tapeba, vereador do PT em Caucaia (CE), o primeiro indígena a comandar a secretaria.
Também foi demitido o tenente-coronel Samuel Vieira de Souza, que era assessor especial no Ministério do Meio Ambiente e havia ocupado uma diretoria no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Agora, as funções deverão ser entregues prioritariamente a ambientalistas e políticos.

Outra exonerada no primeiro dia do governo Lula foi a mulher do almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha no governo Bolsonaro. Selma de Pinho ocupava um cargo de confiança na Secretaria-Geral da Presidência da República.

ESTADÃO/montedo.com

22 respostas

    1. Pois esteja pronto; a tua geração não contará, brevemente, com tudo o que nós, os velhos, construímos e vcs estão usufruindo e destruindo. Tua geração será a próxima a viver nas cavernas ou nas florestas. Para isso as florestas serão preservadas.

    2. Cabo Flordelis Master mamadus.
      O “Uma Ode a invídia”.
      Vc desde sempre soube que não possuía carreira na MB.
      Então não faz sentido todos seus ressentimentos com a Força.
      Ninguém tem culpa de sua mísera ascensão na carreira.
      Deixe a esposa do ex-Cmt da Marinha e o gen Villas Bôas fora de seus problemas pessoais devido seus insucessos pessoal e profissional.
      Entendeu agora porque lhe chamam de canalha:
      – de uma baixeza extrema atacar no anonimato familiares alheios.
      Asco total.
      Aqui, definitivamente, não é seu lugar.

    3. Que baixaria!
      Um bando de derrotados descontando suas vidinhas miseráveis na esposa de militar.
      Independentemente, de concordar ou não da conduta do ex-Cmt da MB.
      É duma arriaria vergonhosa descontar seus insucessos numa terceira pessoa.
      Esse, isso, o tal ‘Master in…” é um sujeitinho baixo nível.
      Cabo Flordelis, absorto de ódio e invídia alheia (militares de carreira).

    4. O comentários desprezíveis do fofoqueiro Cb Flordelis:

      – “Pessoas de baixo nível moral não conseguirão te superar, mas acreditam que a “fofoca” fará todo o serviço sujo por elas.”

      – “O baixo nível de maturidade e uma mente fechada a novas possibilidades é uma junção de medo , inveja e ódio.”

  1. Que vergonha! Tudo por conta do vil metal. Nada de ideologia ou moral é tudo por grana mesmo, vendem ate a alma, a cortesia é o de menos.

    1. A invídia, despeito e hipocrisia são uma ‘M’.
      Cabo Flordelis Thesaurus.
      O “Uma Ode ao ódio às FFAA”.
      O Cabo ‘Fogão 2 bocas’ da MB.
      Ainda terás um infarto de tanta inveja e ressentimentos das FFAA.
      Está numa ‘M’ monstro, deseja tudo e todos na sua mesma latrina.
      Caso todos vocês recalcados tivesse oportunidade de um ‘DAS’ no gov federal:
      – pra vocês e todos seus dependentes…
      – agarrariam com todas as suas forças.
      Invídia, despeito e hipocrisia, só, nada mais.

  2. Como um indivíduo acha que tem moral para criticar terceiros se a esposa ocupava um cargo das boas e velhas sinecura e prebenda??!?!

    Era esse o motivo do “patriotismo” e fidelidade dele ao ex-Presidente?

    Não se fazem mais patriotas como antigamente…

  3. Penso que o Alto Comando das FA devem decidir de uma vez por todas se focam a atividade-fim ou se continuam a “moderar” a política.

    Ficar sobre o muro é que não dá.

    Ou seja, se se entende que política não é assunto militar, então que se afaste, volte para o quartel, reitem seus militares dos ministérios civis e “fim de papo”.

    Mas, se acham que são o “poder moderador” que “enquadre” de imediato, ainda no início do governo, o Molusco e sua turma.

    Simples assim.

  4. E aí, qual é a novidade? Ora, sai um Governo e entra outro e aí necessariamente ocorrerá mudanças. O que saiu escolheu os seus, os de sua confiança; o que entra, muda e aloca os seus. Queriam que Bolsonaro tivesse escolhido sindicalistas e Lula, militares? Os críticos devem deixar de escrever com o fígado e olhar além do umbigo.

  5. Todos vocês são um bando de recalcados e ressentidos porque o gov ‘civil-militar-aloprado’ Bozonaro não lhes convidaram para esta festa de felpudos ‘DAS’ das fartas tetas da União.
    O choro é livre.
    Vergonha atacar familiares por pura inveja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo