Justiça nega recurso da AGU contra suspensão de compra de blindados pelo Exército

CENTAURO II

Na decisão, desembargador do TRF1 cita fim do atual governo e fragmentação dos contratos

Coluna do Estadão
A Justiça negou, nesta quinta-feira (8), recurso da Advocacia Geral da União (AGU) contra a suspensão da compra de 98 veículos blindados da Itália pelo Exército ao custo de R$ 5 bilhões. Na decisão, o desembargador João Batista Moreira, do TRF1, cita o período de fim do atual governo como justificativa para vetar a aquisição.
Ele também menciona a fragmentação de contratos como motivo para o impedimento do negócio. As Forças Armadas planejavam importar 221 unidades do blindado, e essa era a primeira leva. “Sabemos muito bem que a técnica de fragmentação muitas vezes serve apenas ao objetivo de vencer resistência”, diz o magistrado.
A decisão faz parte de processo que questionou o gasto com equipamentos militares após cortes de R$ 5,7 bilhões nos ministérios de Saúde e Educação.
ESTADÃO

Viatura Blindada de Cavalaria Média Sobre Rodas (Reprodução; Forças Terrestres)
/montedo.com

Respostas de 26

  1. Pessoalmente acho que é uma decisão equivocada. O Exército precisa sim desses blindados e não é somente de 221. Pelo tamanho do nosso território, seria preciso no mínimo umas 1000 viaturas dessas, até mesmo para substituição dos antigos “cascavéis e urutus”, que já deram o tinham que dar. Mas acredito que o novo governo entenderá essa necessidade e efetuará sim esse contrato de aquisição.

    1. Antes de comprar vamos fazer três perguntas :
      1) Você tem dinheiro para realizar esta compra ?
      2) Você precisa disso agora ?
      3) Pode deixar para depois ?

      1. A compra já estava prevista no orçamento, o valor não foi retirado de nenhuma outra área e será quitado em 16 anos. A questão é o apagar das luzes deste governo e é melhor deixar que o próximo se manifeste. Programas mais caros como os submarinos, KC 390, as aeronaves Gripen ocorreram durante o governo do PT.

      2. Tentando responder. Sei que por algum motivo o senhor irá “polemizar” mas tentarei.

        1 – A verba já está alocada. É do próprio exército e os pagamentos seriam (ão) feitos em muito anos,

        2 – A força terrestre precisa sim de um blindado novo e moderno para a arma blindada, principalmente com canhão de 120. Substituirão os quase cinquentenários blindados Urutus e Cascaveis e

        3 – Em armamento militar, nada pode ser “deixado para depois”. Devido aos avanços tecnológicos da atualidade, em caso de necessidade teremos que sair e usar o que tivermos no apronto operacional. Tenha certeza que um inimigo não nos avisará nada. Não haverá tempo para fabricar ou comprar de ” prateleira” pois dependendo do inimigo, muita coisa poderá acontecer e vários equipamentos poderão nos serem negados. A Argentina que o diga em relação aos “exocet”, que na hora “H” lhes foram negados pela mui amiga França em 1982.

        Forças Armadas não são gastos, são investimentos.

        E essa lorota de “ah …mas nós não temos inimigos à vista” e outras tantas idiotices, já cançou…..encheu o saco….não cola mais. O mundo de hoje está bem mais perigoso. Estamos em paz….hoje. Amanhã podemos estar envolvidos numa grande confusão militar com um inimigo que nem sonhávamos que um dia “sairíamos na bala” com ele. As coisas podem mudar muito rápidamente.

        “Intendestis” agora ou ainda não “intendestis”?

    2. Lembrando que em 2009 nossos chefes firmaram um acordo para a compra de 2044 viaturas blindadas Guarani ao custo de 5,4 bilhões e depois de assinar o contrato descobriram que a quantidade estava errada e não teriam nem mesmo onde colocá-las e negociaram com a Iveco a redução da encomenda, o que a Iveco aceitou, mas sem reduzir o valor do pagamento. A quantidade foi reduzida para 1580 Guaranis e o custo de um novo contrato assinado aumentou o valor para 5,9 bilhões. Lá se foram 273 milhões. O TCU reconheceu que o dano é irreparável já que o erro foi do Exército e restaria punir os responsáveis, já na reserva.

    1. KC 390, submarinos, Gripen, … tudo no governo do PT, inclusive aumento para todos os militares é da época do PT e com valor menor para os postos mais altos. O que vimos nos últimos anos foi uma prática discursiva de apoio à FFAA através do apoio aos seus chefes buscando apoios escusos que se manifestam nas aglomerações em frente aos quartéis.

  2. O próximo governo vai avaliar a conveniência e oportunidade dessa compra, observando o interesse público em detrimento de rubricas orçamentárias se outros ministérios. Não se está adentrando a real necessidade do EB na compra, pois deve haver, mas se está questionando se saúde, educação, etc são mais importante que a referida compra. Repito o culpado disso tudo e a anomia de outro poder em não administrar corretamente o orçamento público.

    1. Falou do alto de seu gabinete e Altos Estudos do curso de Cabo Juruna da MB, ele, o maximus mamadus toxina Ode ao Mobral.
      Especialista para assuntos de Cabo da faxina do Batalhão.
      Francamente

        1. Olá amiguinhos tudo bem com Vcs?

          Aqui quem fala novamente é o QE CHORÃO!

          Vou contar para vcs como consegui ir para a missão no Haiti.

          Eu estava baixado a quase 7 anos, problemas de joelho, psiquiátrico, varises, pedra nos rins em fim uma infinidade de moléstias.

          Quando tive certeza de que a missão sairia para o meu BTL, no dia seguinte, fui correr em volta do campo de futebol da OM, procurei médicos, posto médico e consegui reverter minha situação. Voltei até a tirar serviço.

          Me voluntariei para a missão e acreditem, eu fui para o Haiti no lugar de um 3 Sgt de carreira!!!

          Zoei muito ele kkkkkk

          Quando voltei passei mais três meses hábito. Depois baixei novamente.

          Eu sou muito experto!

          Espero que os de carreira vá para o INSS. Nem quero me dar bem quero vê é eles se dando mal.

      1. Jaimex, quem dera, já que sobra dinheiro desta rubrica o problema é a proibição de alteração rubrica orçamentária, como do estorno. Teria que ter autorização do Congresso e o dinheiro e deles.

    2. Desde o Brasil imperial saúde e educação foram prioridades, agora. esperar que o nosso pais recupere esses quesitos com essa geração de políticos bund ao só daqui a 2 mil a os pois sempre meterao a mão nesses recursos, daí não se compra e. ao se investe em né huma area

  3. Certíssimo, o orçamento está em frangalhos, o país não sofre ameaças de ataque, com esse dinheiro da pra pagar um salário decente pro soldado ou entregar uma carreira decente pros seus sargentos, coisas muito mais urgentes.

  4. Queremos um novo jogo! Queremos que os pênaltis sejam cobrados novamente, não é possível perder assim. Vamos pra frente dos clubes, da CBF, os kroatas jogaram com uniforme não permitido, confundindo o Brasil com toalha de galeteria; também eles não dançaram…tem que dançar! Agora é bomba! Tem blindado atravessando a fronteira rumo a kroacia, o pessoal da seleção já fez pintura de guerra, no cabelo; art. 142 nos kroatas, nosso mito do futebol, neymar, vai nos salvar. Já tem gente vendendo a seleção completa de figurinhas da copa por um pacotinho de bala vendido só sinal, começou a virada de mesa, bora Jeferson…

  5. De agora em diante, infelizmente a fatura começará ser cobrada. Essa coisa esdrúxula de Poder Moderador do art. 142, da CF serviu apenas para satisfazer a anencefalia de alguns indivíduos descompromissados com a Democracia. Deixaram a política invadir os quartéis. Agora estamos presenciado os leões agindo como gatinhos domésticos. É meus caros, nada melhor que um dia após o outro. Eu creio que para aperfeiçoar a Democracia é necessário mais Democracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *