Diogo Schelp
A nota conjunta dos comandantes das Forças Armadas, divulgada no último dia 11, motivou interpretações díspares de observadores do processo político brasileiro e de especialistas na caserna. Direcionada “às Instituições e ao Povo Brasileiro”, a nota foi vista por uns como um recado duro ao Judiciário, mais precisamente ao ministro do STF Alexandre de Moraes, por decisões contrárias ao manifestantes que bloquearam estradas e estão nas portas de quartéis pedindo um golpe aos militares (reivindicação escamoteada sob a figura jurídica da “intervenção federal”, que está na Constituição para outros fins, não para reverter resultados eleitorais); e por outros como um atestado da postura legalista dos atuais comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
É um pouco dos dois. Mas o mais relevante é que a nota enterra de vez qualquer esperança que alguns poderiam ter de que as Forças Armadas pudessem entrar em alguma aventura para desrespeitar o resultado das urnas e dar suporte ao presidente Jair Bolsonaro em um auto-golpe.
“A solução a possíveis controvérsias no seio da sociedade deve valer-se dos instrumentos legais do estado democrático de direito”, afirma um dos trechos da nota, depois de exigir respeito ao direito da população de se manifestar. Ou seja, as pessoas que ficaram insatisfeitas com a vitória de Lula nas eleições podem até pedir aos militares que façam alguma coisa para impedir que o petista chegue ao poder, mas não vão conseguir nada com isso. Os comandantes das Forças Armadas não estão dispostos a atuar fora das suas atribuições constitucionais, primando pela “Legalidade, Legitimidade e Estabilidade” e transmitindo aos “subordinados serenidade”.
Nas entrelinhas da nota fica claro que os chefes das Forças Armadas apreciam que a instituição seja vista por uma parcela da população (os manifestantes pró-Bolsonaro) como uma tábua de salvação para a pátria. Apreciam a deferência, mas param por aí. Entendem as consequências de promover uma ruptura institucional, da forma como é exigida pelos manifestantes.
Uma nota como essa é algo fora do comum para uma democracia. Nesse sistema político, os militares representam uma instituição de Estado, e apenas cumprem as determinações, dentro de suas atribuições constitucionais, que são dadas pelo Poder Executivo. Não é normal que os comandantes militares se posicionem em uma controvérsia política, como são, por exemplo, as decisões judiciais que censuram críticos do processo político ou que procuram coibir as manifestações de cunho golpista.
Um posicionamento desse tipo se tornou possível porque os militares ganharam, nos últimos anos, um protagonismo político que não tinham desde o fim da ditadura militar. Esse protagonismo foi resultado da tentativa de Jair Bolsonaro de cooptar as Forças Armadas para o seu projeto de poder.
O presidente começou a cooptação dando cargos aos fardados. No governo Bolsonaro, o número de militares em cargos civis, por indicação política, mais do que dobrou. Depois, começou uma estratégia de associação imediata entre o seu governo e as Forças Armadas, tentando borrar as linhas que separam a política da caserna. Um exemplo: ele chamava o Exército Brasileiro de “meu Exército” e ameaçava usá-lo para impedir governadores de impor medidas restritivas contra a pandemia.
O momento crítico, em que o Exército balançou, deixando a política contaminar suas fileiras em prol de um projeto político específico, foi quando seu comando deixou de punir o então ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello por ter participado de um ato político em favor de Jair Bolsonaro. Pazuello, como general da ativa, havia violado um regramento disciplinar que proíbe esse tipo de participação. Mas o Exército deixou para lá.
Depois de episódios como esse, em que o comando do Exército sinalizou leniência com as tentativas de cooptação política por parte de Bolsonaro, a nota da semana passada pode ser até considerada positiva, servindo de alento para quem espera que as Forças Armadas voltem a serem respeitadas por suas atuações dentro das quatro linhas da Constituição, e não como um instrumento político — como ocorreu nas tentativas de Bolsonaro de usar os militares para atestar que houve fraude nas eleições deste ano.
É dessa forma, respeitando o resultado das urnas, recusando-se a atuar contra a vontade da maioria da população (ainda que por uma margem apertada, e gostando-se ou não do vitorioso) e atuando estritamente dentro das suas atribuições constitucionais, que as Forças Armadas irão recuperar a sua imagem arranhada junto ao povo.
Sim, há uma imagem a ser recuperada. Pesquisa PoderData realizada no ano passado mostrou que a proporção dos brasileiros que considerava a atuação das Forças Armadas ruim ou péssima havia aumentado de 18% para 29% em poucos meses. Pesquisa XP/Ipespe, por sua vez, mostrou que o nível de confiança dos brasileiros nos militares havia caído de 70% para 58%.
Bolsonaro fez mal às Forças Armadas, tentando transformá-las de instituição de Estado em instituição de governo. Mas fracassou.
* Jornalista, foi editor executivo da revista Veja, onde trabalhou durante 18 anos. Fez reportagens em quase duas dezenas de países e é coautor dos livros “Correspondente de Guerra” (Editora Contexto), finalista do Prêmio Jabuti 2017, e “No Teto do Mundo” (Editora Leya). **Os textos do colunista não expressam, necessariamente, a opinião da Gazeta do Povo.
GAZETA DO POVO/montedo.com
Respostas de 42
Pois é, mas os 11 do S.erviço de T.olerancia d e F.alcatruas, mais uma vez passando muita vergonha em NY, onde estão hospedados, buscando “a liberdade” para o Brasil, ( mas pensamos a liberdade deles), que maravilha foi o recebimento na porta do hotel.
Correram e trancafiaram no quarto…
NY também estranham o comportamento dos 11…
São conciliadores da CORRUPÇÂO, Ladrões, safados, COOPERAM COM O roubo.
Canalhas.
Sim ao cooptar a maioria dos estamentos superiores com os seus salários duplex e alguns triplex e numa canetada da bic conseguiram furar o teto do funcionalismo público, só esqueceremos que tinham estamentos inferiores e não cooptados e alguns que não iam se deixar cooptar seja os estamentos superiores e inferiores. Não precisava ter ou tentar cooptar ninguém a única coisa que precisava ter olhado para a sua base de sustentação,que o sustentou por 28 anos e se esqueceu. Aqui se faz aqui se paga. O tempo é o senhor absoluto da razão.
A corrupção está em todos os níveis
Fracassou porra nenhuma, LULISTA. Segue as regras do jogo vamos ver onque sera de agora em diante.
Com todo respeito mas, as afirmativas constantes desse texto são mentirosas, falaciosas, tendenciosas e tem como objetivo mostrar um retrato totalmente diverso da realidade que estamos vivenciando, relativamente ao conceito das Forças Armadas perante à sociedade. Considerando-se que as Forças Armadas, dentro do atual cenário político-institucional, é a única Instituição que ainda detém, a confiança, credibilidade e o respeito do povo, não se poderia dizer que estas estão sendo cooptadas e sim atendendo a um chamado do povo de bem, assim como ocorreu no passado. Portanto, a afirmativa de que apenas 58% dos brasileiros confiam nas Forças Armadas cai por terra, na medida em que o país inteiro está a dias se manifestando na porta dos quartéis, por não aceitar a forma como foram realizadas as eleições, exigindo o fiel cumprimento dos termos da Constituição, relativamente ao resultado do pleito. Finalizando, fica aqui a pergunta: Será que em sã consciência, alguém confia ou acredita em pesquisas ou no que essa mídia informa ou publica? Fala sério Diogo Schelp e conta outra porque, decididamente essa não convenceu e nem colou.
Reportagem tendenciosa ,sem um mínimo de veracidade !
País inteiro? Que mundo vc vive? Classe A e B, que não representam em 20% da população. Por isso Bolsonaro perdeu a eleição, esqueceu que o povão representa a maioria da população.
Sugiro que você compre uma TV mas não sintonize os canais Globo-lixo, CNN, BAND e RECORD, pois será desinformado. Procure e assista os vídeos através das Redes Sociais ( Via Internet ) para ter a exata noção da dimensão e do que está sendo reivindicado nas manifestações que estão acontecendo NO PAÍS INTEIRO e até no exterior, por brasileiros que lá residem.
Se vc não viu nada de bom durante o governo Bolsonaro vc deveria se expor mais e, quem sabe, o povo descubra uma dividade em pessoa.
Prezado Anônimo no 14 de novembro de 2022 a partir do 11:27;
Ele quer que você monetize o YouTube e Tok Tok, mas somente canais ideológicos bozonaristas, pois na mente dele o jornalismo verdadeiro está lá. 🤣🤣🤣
“Tok Tok”
O que é isso?
Tá mamadus novamente.
Pra quem não sabe, “Tok Tok” é um aplicativo de mídia para criar e compartilhar felizes vídeos de casais, digamos, ‘incomuns’.
Tipo daquele Subtenente da Marinha autointitulado gay na inatividade, aguardando se marido Sargento Juruna “adevogado” e escritor pedir Reserva.
Normal senhores, hoje em dia, normal, não sejam preconceituosos.
Jesus!
Orando…
Ah!
Como é que é?
O “Uma Ode” & o Sub Simão são “companheiros”?
Misericórdia.
Fim dos tempos.
“felizes vídeos de casais ‘incomuns’.”.
kkkkkkkkkkkkkkkk
Quer dizer que o ‘Uma Ode Tóxina Causídica mamadus’, é?
País inteiro? Onde? Só se for no Irã. Existe vida fora da bolha.
O País inteiro? Meia duzia de gatos pingados? Que fossem um milhão. Perto do total da população brasileira, não é nada.
Diogo Schelp é aquele barbudo ,petista de carteirinha, do canal da Jovem Pan, que fala no jornal a noite sempre metendo o malho no Bolsonaro, esse texto dele e o que o gato da minha esposa faz na areia lá no quintal é o mesmo … kkkkk
Excelente resposta a esse petista de carteirinha.
Um plano sinistro, existem mais armas nas mãos de civis do que nas PM e FA.
Sugiro ao povo o salário do ex presidente e também vai receber toda e infraestrutura jurídica. Vamos lá com capitão da reserva vai receber até mais que muitos capitão da ativa onde ele mesmo assinou a lei perversa ou lei dos generais 13:954. 12.000 mil reais como presidente mais uns 30 mil reais e pouco e mais como Deputado federal que os salários já tem um previsão de 39 mil e pouco para 43 e pouco. Sim vai pedir a aposentadoria como Deputado federal que deve merecer mais que o povo que tem que trabalhar 35 anos e muitas x não consegue se aposentar por faltar qualquer detalhe
O Bolsonaro vai se aposentar com menos ou 28 anos no congresso nacional como Deputado federal que disse que ia pedir e Integralmente.. sim. Somando isso. 12..000 +35 mil 37 mil +. 43 mil 80 mil mais 39.900 que é o salário do partido do Valdemar costa Neto e é o dinheiro do povo e mais algumas vantagens Vamos colocar 40 mil para arredondar 120 mil mais outra mordomias não baixa de 150 mil reais e detalhe esse deve ser o salário que vai sobrar livre. E o povo na frente do quartéis….A pergunta que não quer calar quando esse dinheiro que ele recebe que é o dinheiro do povo ele vai devolver a vocês ou ajudar no dia a dia que estão protestando na frente dos quartéis?
Vc só é mais um que quer tratamento especial, particular, privativo. Quer um presidente só para vc. Quando vai começar trabalhar de verdade? Quer comparar a responsabilidade em gerir um pais continental com teus interesses particulares?
Meu amigo eu não dependo de ninguém eu sou militar da reserva desde de 2013 e como comecei a trabalhar cedo fui embora cedo e nunca parei de estudar e trabalhar,não julgas quem não conhece e não dependo de nada só sou uma pessoa que não olho somente para o meu próprio umbigo…só isso..
Nos países que são livres e que prezam a liberdade, a bandeira é homenageada em todos os lugares. Aqui no Brasil, estão tentando intimidar, as pessoas que usam a bandeira brasileira. Seja em casa, no trabalho ou no comercio. Aqui no condomínio onde moro, está proibido o uso da bandeira nos terraços, ou nas janelas. Na Australia, nos USA todos podem hastear suas bandeiras, expor seu patriotismo! Aqui não!
Sai o projeto perpetuação no Poder bolsonarista fracassado.
Entra o projeto perpetuação no Poder petralha.
E a culpa não é de nenhum destes sujeitos, sim nossos possantes eleitores.
A cachaceiro ainda terá “saúde” mental vingativa até o final do mandato (81anos).
Assim, provavelmente, buscará a reeleição.
Essa coisa tá asquerosa e ainda pode se tornar mais insuportável.
Sim, os patriotas, na minha cidade também tem.
Daqui há algumas semanas Bolsonaro será um cidadão “comum”.
Sem qualquer precedência ou ingerência sobre as FFAA.
Bolsonaro passa, as FFAA fica, rei morto, rei posto.
Hora de virar esta página e cumprirmos, exclusivamente, nossa missão constitucional.
Foram péssimos e vexatórios momentos sob tutela do capitão indisciplinado:
– Pançuello na Saúde e suas vacinas superfaturadas.
– burlescos e ameaçadores desfiles de blindados esfumaçantes de combate a dengue em frente à Praça dos Três Poderes.
– 35 mil unidades de Viagra (143% superfaturado).
– R$ 3,5 milhões próteses penianas de 20 e 25 cm.
– Em 2020, cerca de R$ 15,6 milhões com leite condensado.
– R$ 56 milhões em filé mignon, uísque, salmão e picanha.
– “Militares empenharam R$ 546 mil para compra de Botox”.
E a Nação perplexa assistiu performances lamentáveis de seus senhores da Guerra, como:
– gen Ramos o banana de pijamas.
– folclórico cel Odorico Chrisóstomo Paraguaçu.
– gen Girão melado numa blitz de trânsito.
– gen da ativa Pançuello num trio elétrico.
– gen cabo eleitoral na Defesa.
– gen risadinha Peternelli e muitos outros.
Sem dúvida os maiores escândalos perpetrados por militares em toda história republicana das FFAA.
Uma mancha eterna.
Felizmente acabou, fim.
“Folclórico cel Odorico Chrisóstomo Paraguaçu.”
E sua boininha de selva.
Baixaria!
A imprensa como sempre “Fraca” publica o que o dinheiro compra, dizer que o Presidente tentou cooptar as FFAA é de uma leviandade com a tropa, sim com a tropa, com todos aqueles que não ganharam um cargo, mas diria que nem mesmo os que assumiram cargos foram aliciados, se for assim todos os que se juntam ao poder sem terem sido eleitos para desempenhar cargos poderão ser taxados como “cooptados”. A guerra é de narrativas por isso que Imprensa Tradicional e Mídias Sociais travam luta, mas no fim o que importa é o PODER, quem o detém de fato, lado A, B ou C… O exagerado número de militares no atual Governo foi um tiro no pé, mas não acho que tenha ocorrido um aliciamento. Qual militar que sendo convidado recusaria, o fato de serem os Oficiais a ocuparem tais cargos é só um reflexo da própria estrutura militar, funções de Comando, Chefia são exercidos por eles, ou alguém imaginava cerca de 8000 praças no Alto Escalão do Governo Federal, os cargos preenchidos serão preenchidos agora por civis, quem foi eleito distribui esses cargos a quem ele confia ou a quem lhes é indicado no campo político, independentemente de competência.
Uma só pergunta para os nossos Generais: lá em 1º Jan 23, eles vão prestar continência para o comunismo ou para o povo???? Quero respostas???
Uma só pergunta para os nossos Generais: lá em 1º Jan 23, eles vão prestar continência para o comunismo ou para o povo???? Quero respostas???
Lógico vão prestar continência para o bolso em detrimento daqueles que foram prejudicados na lei 13:954. Em favor dos próprios bolsos. Isso vai ser uma mancha que os traitores vão levar para o resto da vida. Aqui se faz aqui se paga. O tempo é o senhor absoluto da razão.
Senhor DECRÉCIMO.
Disse, mancha que os “traitores”.
Não seria mancha que nos tratores.
Se for, indico ‘Martelinho de Ouro’.
Meu tratorzinho também tinha uma manchas e eles removeram todas.
O senhor vai gostar, ele são muito bons.
Está bem já sei que tem garantida na aula de português. Porque escrever certo ou errado. Traitores, tratores ou Traidores. Já tem a sua vida garantida está contratado para vir corrigir o blog aqui. Principalmente eu que sou analfabeto e não sei usar um corretor ortográfico. Não sei escrever e ler não senhor.
Sabe sim, Senhor DECRÉCIMO.
Sabe sim
De bobo o senhor não tem nada.
“É melhor eu fingir ser bobo!
Assim eles vão pensar que eu sou mesmo”.
O Papinho de idiota é comunismo,esses bolsonarista 50% é idiota e o restante também é.
A cobra vai fumar!
E você vai aspirar a fumaça, vê se vira o disco, se consegue fazer isso, rsrsrsrs.
Caso o Molusco consiga controlar as FA nesses próximos quatro anos, estaremos caminhando a passos largos para sermos a nova Venezuela. Quando isso ocorrer, até o jornalista autor desse texto se arrependerá das FA se negarem ao “projeto do Bolsonaro”.
Muitos estão achando que o Molusco e seus asseclas “esquerdopatas” são democratas.
Aguardem e se surpreendam…
Engraçado quando a gente clica no Google e faz a pergunta quem tem a tendência de ser mais parecido com Hugo chaves aí aparece. Jair Messias Bolsonaro. Não está errado não? Não devia ser o Lula que tinha que aparecer? Essa é a pergunta será que é lula é tudo isso que estão pregando radical e a esquerda? Ou seria as mentes fantasiosas e mirabolantes? O tempo é o senhor absoluto da razão.
Prezado “Decréscimo” Anônimo no 15 de novembro de 2022 a partir do 13:04. Não é que o senhor está certo, pois o Google diz, inclusive, que o bozonaro segue o manual chavista usado na Venezuela. Devo concordar que a instituição do poder perpétuo, na forma ditatorial, está nas ideia de bozonaro e não com a esquerda. Comentário cristalino feito água mineral. Parabéns! 👏👏👏
Medíocre!!!