Ex-ministro de Temer ainda afirmou que expectativa sobre golpe “enfraquece a democracia”
Marcello Sapio-Elis Francoda CNN
O general do Exército Sérgio Etchegoyen falou à CNN, nesta quarta-feira (7) sobre o papel das Forças Armadas sob o contexto do 7 de Setembro. Ele afirmou que “a democracia é um bem intrínseco à cidadania” e disse que não há chances de um golpe militar.
“Nós vivemos em um país que a sociedade entende que a democracia é um bem intrínseco à cidadania. Quem vai se aventurar [e fazer o golpe]?”, disse o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional do governo Michel Temer (MDB).
Ele ainda afirmou que “nada enfraquece mais a democracia que duvidar dela”, em referência às falas em que se suspeitava de uma tentativa de golpe na data de hoje.
“Essa história que a gente consegue ver nos jornais, ela não autoriza em nada que se imagine alguma coisa dessa [um novo golpe militar]. Eu tenho repetido, não há nada que enfraqueça mais a democracia que, a cada soluço, nós duvidemos dela”, concluiu.
CNN Brasil/montedo.com
Respostas de 18
Grande general,,,, que conseguiu um adicional de 900 reais para a PRF (MP 837/2018) para cada plantao de doze horas além das 40 semanais pois os rodoviários trabalhavam demais…. ja os militares… nao esses trabalham de menos
agora quer voltar a aparecer, cansou de ficar em casa
Desde 2014 quando gen Heleno & sua Trupe decidiram pela candidatura do ex-capitão desajustado, este militar, Etchegoyen, foi descartado para essa aventura política-militar de pijamas.
Preterido, sempre nesses momentos de ataques ao ‘mito’ pela imprensa, ele surge, resplandece para indiretamente, de forma politicamente correta defender valores democráticos a fim de atingir o Centrão militar e o Jair (como comumente faz o Seu arRêgo barro!).
Puro recalque do isolamento desse governo civil-militar.
Já, já aparece, luzi, engrandecerá o Seu arRêgo, barro!
Não conheci e nem servi com ele. Mas se vc acha que ele está agindo dessa forma, saiba que ele está sendo coerente com a história e trajetória de sua família. O que eu acho é que ele não faz parte desse grupo que acompanha o Bolsonaro. Ele mesmo qdo capitão foi preso por ter batido boca com o general Newton Cruz.
“Novo golpe militar”? Quando foi que houve isso? Se não me falha a memória, em 1964, João Goulart abandonou a presidência da república e fugiu para o Uruguai, após constatar que não teria apoio popular em sua intenção de instalar no Brasil uma ditadura do proletariado. Um outro aspecto da verdadeira história é que foram os governadores ( e não as Forças Armadas ), liderados por Magalhães Pinto é que conclamaram ao povo a ir para as ruas pela democracia, organizando a Marcha dos Cem Mil ( São Paulo ) e a Marcha da Família com Deus pela Liberdade ( Rio de Janeiro ), movimentos estes que culminaram com a adesão das Forças Armadas a pedido do povo. Não é demais lembrar que Castelo Branco foi eleito pelo Congresso Nacional ( de forma indireta ) e que em plena atividade, haviam dois partidos POLÍTICOS ( MDB da situação e ARENA na oposição ) atuando no Brasil. Nos demais anos, os governantes militares foram eleitos pelo Congresso Nacional, até o último que foi João Batista Figueiredo. O que se viu ontem no 7 de setembro em todo o país, foi uma demonstração clara e inequívoca do que seja a democracia na sua plenitude, onde o povo foi às ruas para manifestar de forma livre e pacifica, suas preferências visando as próximas eleições do dia 02 de outubro Portanto, ficam aqui as perguntas: Quando foi que houve mesmo esse tal golpe e essa chamada Ditadura Militar no Brasil?
Procure um médico UU e diga que sua memória está falhando…faça isso antes que piore.
O significado de “ditadura” , deve ser entendido como:
A ausência do sufrágio universal;
A falta de liberdades individuais, de imprensa e instituições e,
Ser entendido ou conhecido como tal por outros países vizinhos.
Não importa se militar ou não; se necessária ou não; se Boa ou não.
Ex: Venezuela é uma ditadura? Cuba é uma ditadura? A Arábia Saudita é uma ditadura? A Koreia do Norte é uma ditadura? Chile…
Se entender que são, deve entender que aqui também foi, independente de ideologia.
Completo, Anônimo das 11h30.
Ditadura só é bom para a Alta cúpula das FFAA.
Para os estamentos mais inferiores é um péssimo negócio.
Para a imagem da Instituição é extremamente negativo.
Não passarão, aqui não é o exército boliviano da Venezuela.
Só é factível mesmo na cabeças terraplanistas dos bolsopetista.
Ou de procuradores desmiolados e doentes mentais.
“A ausência do sufrágio universal” então a Eleição de Tancredo e o governo do Sarney se tratou de uma Ditadura?
Lamento informar a você que a minha memória está muito boa, você é que não entendeu ou não soube interpretar o comentário que fiz. Pergunto a você: Nos países que você citou, quantos partidos políticos existem? Com todos os prós e contras a tudo que ocorreu no Brasil em 1964, o que hoje estamos vivenciando é muitas vezes pior, senão vejamos: O Brasil ainda é dividido em capitanias hereditárias, não existe qualquer resquício de confiança ou credibilidade nas Instituições ( leia-se: STF, Senado e Câmara dos Deputados ) e mais ainda, considerando-se os fatos ocorridos nas eleições de 2014 e 2018, o processo eleitoral brasileiro ( só existente em três países no mundo ) não detém um mínimo de confiabilidade, lisura e transparência, na medida em que os votos, por não serem impressos e colocados em urnas, jamais poderão ser recontados em uma possível auditoria. Fui claro?
Esqueceu-se de citar a influência dos EUA, Operação Brother Sam.
Posso até concordar com você. De fato houve sim uma forte influência americana no episódio. Entretanto, o que acontece hoje, e muito mais grave. Nos anos 60 o mundo vivia a guerra fria e o no Brasil estava em andamento uma guerra ideológica. O que se observa na atualidade é a falência das instituições com a falta de respeito e da credibilidade perante a nação.
Belissima explanacao, parabens!da tiro no pe quem quer.
Minha nossa, jamais vi tanta ignorância em tão poucas linhas. Estude meu amigo, aprenda, enquanto dá tempo.
Anônimo a partir do 17:09, provavelmente você deve ser um ‘historiador’, o que você tem a acrescentar ao tema? Tenha opiniões próprias, não pegue carona no comentário dos outros.
Quantas ditaduras há que se estabelecem com a denominação de Democracia e Republica? Quantos autoritarismos e arbítrios são exercidos na “defesa” da Democracia? Logo, é a cidadania, a liberdade, o empreendedorismo, a segurança jurídica e o respeito às Leis intrínsecos à verdadeira Democracia.
Hum amigo do temer…que é amigo do kbeça…sistema.
Atenção Mimizentos
Bolsonaro, o IMBROCHÁVEL, barbarizando até 2026 !!!!!!!!!!!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
COMO SE DIZ “DEUS TE OUÇA”!
Fiquei fora da Reestruturação de 2019.
Tenho certeza que o capitão reeleito sancionará a Lei 13.965/2023-Só para as Praças.
No meu querido presidente eu confio.
Bolsonaro, o IMBROCHÁVEL, barbarizando até 2026 !!!!!!!!!!!!!
Achou justo diárias de 900 reais aos prfs que servem na fronteira. Mazza…