“O Tempora, O Mores.” (Cícero)
Tradução: Que tempos os nossos! E que costumes!
Moraes proíbe bicentenário mencionando verde e amarelo e volta atrás
Ele chegou a dizer que verde e amarelo simbolizam “ideologia política”
André Brito
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proibiu a veiculação de campanha comemorativa dos 200 anos de independência porque considerou a alusão às cores verde e amarela propaganda política para “pretendentes a determinados cargos públicos”.
Segundo ele, apesar da importância histórica da data a ser comemorada em menos de duas semanas, “não ficou comprovada a urgência que a campanha demanda”. Segundo o ministro, as cores “trazem consigo símbolo de uma ideologia política”.
O pedido para veiculação da campanha foi do secretário Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações, André de Sousa Costa, com o objetivo de valorizar figuras históricas do passado e do presente.
“Heróis nacionais que construíram o Brasil no passado têm os mesmos valores dos heróis do presente, quais sejam, os cidadãos de bem, que trabalham no dia a dia para o crescimento de toda a nação”, diz.
A decisão de Moraes mostra que a decisão da juíza gaúcha Ana Lúcia Todeschini Martinez, que proibiu a fixação de bandeiras do Brasil por considerar propaganda política, não foi um caso isolado.
Voltou atrás
Horas depois, o ministro decidiu voltar atrás e falar que, em vez de “demonstrar o viés político”, a campanha “demonstra o viés educativo e informativo”.
Para não confirmar 100% de incoerência, o ministro proibiu a menção da palavra “governo” em qualquer lugar e mandou retirar de uma das peças o trecho “e essa luta também levamos para o nosso cotidiano, para a proteção das nossas famílias e sobretudo, para a construção de um Brasil melhor a cada dia”.
DIÁRIO DO PODER/montedo.com
Respostas de 7
Vai dando trela para um pilantras desses…
O Mito tem um grande coração…só que não é dele.
Tudo vira polêmica, tanto para um lado como para outro, já que assim está sendo tratada a politicagem, e as FA com um protagonismo nunca antes visto nestes últimos 199 anos, fica neste morde e assopra como se a eleição fosse algo novo. Havemos de recuperar pessoas sérias, honestas competentes neste país, quem sabe na comemoração dos 300 anos da independência, com alguns corações ainda batendo.
Cuidado com a crítica existente nesta matéria, pois daqui a pouco é perigoso a PF bater na porta do Montedo.
Está cada vez mais claro que o Brasil ainda não é um País, tão pouco uma democracia. O que podemos afirmar é que se trata de um aglomerado de pessoas que vivem juntas por necessidade, muitas vezes contra a própria vontade. Um condomínio onde temos que suportar todo tipo de vizinhos estranhos e insuportáveis, inclusive na função de síndico, como esse sinistro do “supremo”. Como se trata de um “condomínio”, no lugar de “constituição soberana”, temos um Regulamento de condomínio que ninguém respeita e apenas serve para o síndico interpretar e perseguir seus desafetos…
Suposição:
Supondo que todo o judiciário seguisse a mesma linha, seria demais imaginar uma mudança na indumentária dos tribunais; assim em vez de toga tradicional (capa preta com viés vermelho) passaria ser capa vermelha com viés preto e também o martelo do juiz mudaria o formato.
Estou muito preocupado com as decisões de certos ministros, principalmente do anterior e do atual Pres do TSE. Estão aos poucos apertando o laço no pescoço dos brasileiros e eliminando aos poucos nossa liberdade em todas as suas formas de expressão. Estou orando para que as autoridades constituidas ou alguma das Instituições tomem a iniciativa e os coloquem dentro das 4 linhas da CF. Ou o povo amargará com as consequências desastrosas na politica, na economia e em todas as demais expressões do poder nacional. Povo armado jamais será dominado ou escravizado.
Os deuses “emaluqueceram”, desceram do Olimpo até nós, e “incorporaram” no “deus” togado do STE e o “emaluqueceu”.