Eleições: chefe do Estado-Maior do Exército pede voto ‘consciente’

General Valério Stumpf é gaúcho e comandou algumas das principais unidades militares do país
Exército / Divulgação

Valério Stumpf fez o apelo durante discurso para generais recém promovidos; o oficial não citou candidatos durante a fala

Agência O Globo
O chefe do Estado-Maior do Exército , Valério Stumpf, afirmou nesta quinta-feira que a população precisa votar de forma “consciente” para auxiliar no “desenvolvimento social e econômico” do Brasil.
O apelo ocorreu durante um discurso para oficiais-generais recém-promovidos, em Brasília. No mesmo evento, ele também destacou a participação das Forças Armadas no sistema de votação, foco de uma disputa entre o presidente Jair Bolsonaro e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O titular do Palácio do Planalto vem defendendo enfaticamente a necessidade de os militares participarem de forma mais ativa do processo eleitoral, inclusive com sugestões para, supostamente, melhorar o funcionamento das urnas eletrônicas. Bolsonaro, reiteradamente, levanta suspeitas infundadas a respeito das urnas, sem jamais ter apresentado qualquer prova que indique vulnerabilidade do sistema.
“Todos nós, brasileiros, teremos em nossas mãos o mais poderoso e legítimo instrumento da democracia, o voto, para decidirmos os destinos de nosso Brasil. Vamos usá-lo de forma consciente para que juntos possamos avançar no desenvolvimento social e econômico do país”, discursou o general, sem citar nenhum candidato.
Noutro momento, Stumpf ressaltou ainda que os militares compõem a Comissão de Transparência Eleitoral, e que também vão atuar no transporte de urnas em áreas remotas do país.
“Em breve, o Exército e, por certo, os novos generais estarão empenhados em um momento especial para a Nação brasileira: as próximas eleições. Faremos, como sempre, em apoio à Justiça Eleitoral, o transporte de urnas e a segurança dos locais de votação em muitos rincões de nosso país. Técnicos das Forças Armadas estão, este ano, por solicitação do Tribunal Superior Eleitoral, atuando na Comissão de Transparência das eleições, com o objetivo de fortalecer ainda mais nosso processo eleitoral.”
O general ainda afirmou que o Exército está “firmemente comprometido com suas missões constitucionais”.
“Esse é o Exército Brasileiro, o braço forte que protege e a mão amiga que apoia, firmemente comprometido com suas missões constitucionais.”
Bolsonaro não estava presente no evento. Participaram os ministros Paulo Sérgio Nogueira (Defesa), e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional). À tarde, os novos generais serão recebidos no Palácio do Planalto.
O presidente tem colocado em dúvida a confiabilidade das urnas eletrônicas, mas sem apresentar provas de fraudes, e tem utilizado manifestações do Ministério da Defesa para embasar seus questionamentos.
Na quarta-feira, técnicos da Defesa iniciaram a análise dos códigos-fonte das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de outubro deste ano.
A inspeção do material ocorreu dia após a pasta encaminhar um ofício “urgentíssimo” cobrando o agendamento de uma data para que a realização da vistoria fosse feita. Entretanto, a possibilidade de analisar o código-fonte está aberta às entidades fiscalizadoras desde outubro de 2021.
iG/montedo.com

24 respostas

  1. O povo vota consciente, no entanto o bolsonaro têm 85% das intenções de voto, o problema é o circo armado pelos palhaços do TSE para o ladrão ganhar.

    1. Votar com consciência é ver quem governa para uns e quem
      Governa para todos.

      Se determinadas pessoas simpatizam com ‘a’, isso ia diz qual caminho deve ser seguido, que é o oposto

    2. Saia da vila militar.
      Saia da capital
      Saia do quartel
      30 milhoes de pessoas passando fome.
      Saia desse faz de contas
      Saia das fake news
      Saia do zap zaps
      Observe o mundo

      1. Putz… 30 milhões passando fome com 180 mil moradores de rua, no máximo, em todo o Brasil. Isso é igual àquela bravata de 25 milhões de crianças nas ruas. O verdadeiro monstro das fake news tem 1 dedo a menos e ele está deixando bem claro o que pretende fazer e vc está incluído nos planos dele.

  2. Ele se dirigia apenas aos oficiais de seu círculo ou de círculo inferior a ele de Generais. O povo tem o poder de decisão, pelo voto, para democracia que decidir e qualquer candidato escolhido será consciente, pois foi escolha da maioria.

    1. Uma coisa é o choro e outras é pensar no próprio umbigo e ser omisso com os colegas de fardas. E você o que você é? Tenho vergonha se é militar e que ainda possam existir pessoas tão mesquinha com o seu pensamento mostra a sua face da pessoa que você é que vergonha. Tenta se olhar no espelho e reflete bem que hoje você acha que está bem melhor amanhã às coisas podem mudar e fico feliz por termos pessoas que não se acovardam diante das injustiças e não se calam assim como você que acha que lutar por justiça é choro? Que vergonha ter nas forças Armadas pessoas tão mesquinhas que nem você. Vergonha, vergonha, vergonha.

  3. Pior governo para os militares da Reserva. Nem FHC com seus oito anos sem reajuste, diminuiu o salário nosso. Pois o atual conseguiu esta façanha, os colegas do Quadro Especial do exército que o digam. Nem vou falar das pensionistas, pior ainda.

        1. Eu na voto nem no Lula e nem no Bozo, mas não falo que o meu voto é consciente, tentando induzir a outrem, o voto e secreto. Ele e grandinho para comentar sem auxílio. Bons ventos!

          1. Boca de Sabão é meu amigo. Se o voto é consciente ou forçado isso é da nossa politica. Em um sistema educacional deveria ser ensinado a votar. O problema é nosso sistema que elege em carreata. Voto 100 % consciente é Voto Distrital puro. O mais, é escolher quem já está lá e faz um bom mandato ou quem tem defendido o Estado de Direito e a liberdade. Por isso meu voto será 22.

          2. Também da sua ótica, aliás cada qual com sua consciência. A minha sempre esteve tranquila. Passar bem!

    1. Amém, o Brasil necessita de pessoas de sobriedade assim. Eu além de não ter votado nele, nunca votei no Lula também e tem gente que defende os dois e se digladiam aqui e em outros locais.

  4. 4 anos re mandato, só oficiais oriundos de academia e militares da ativa o final de carreira, fizeram curso de altos estudos. O restante da tropa bao tiveram reajuste e alguns até tiveram decréscimo e todas as pensionistas foram punidas com 13,5% de contribuição de pensão pra deixar ora quem? Pior governo da história oara is militares e pensionistas, governo traíra. Dia da eleição daremos a resposta a o grande traidor Mor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo