Após afirmar a Biden que respeita eleições, Bolsonaro diz que única forma de evitar problemas é TSE falar com militares

REUTERS - 
Legenda da foto,
Bolsonaro e Biden se encontraram na Cúpula das Américas
Depois de afirmar diante do presidente americano Joe Biden que havia chegado ao poder pela via democrática e assim sairia dele e de indicar, na visão do governo dos Estados Unidos, respeito pelo sistema eleitoral atual e seus resultados, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro voltou a citar suspeitas de fraude e a atacar o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os ministros do Supremo Tribunal Federal que compõem o órgão.

Mariana Sanches
Enviada da BBC News Brasil a Orlando (EUA)

Depois de afirmar diante do presidente americano Joe Biden que havia chegado ao poder pela via democrática e assim sairia dele e de indicar, na visão do governo dos Estados Unidos, respeito pelo sistema eleitoral atual e seus resultados, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro voltou a citar suspeitas de fraude e a atacar o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os ministros do Supremo Tribunal Federal que compõem o órgão.



Bolsonaro chamou o ministro Luís Roberto Barroso de “mau caráter”, questionou se Alexandre de Moraes seria um “psicopata” e afirmou que Edson Fachin convidou observadores eleitorais “para dar ares de legalidade” a um processo eleitoral no qual Bolsonaro diz não confiar. Na última sexta (10/6) como queria Bolsonaro, o Ministério da Defesa mandou novo ofício ao TSE em que pede para que o tribunal facilite o acesso processo de auditoria das urnas tanto para militares quanto para partidos políticos.
Questionado pela BBC News Brasil se, após a divulgação do resultados das eleições no Brasil, o país poderia viver uma situação de violência análoga à invasão do Capitólio nos EUA, em janeiro de 2021, Bolsonaro disse: “eu não sei o que vai acontecer, de minha parte teremos eleições limpas, com toda certeza nós vamos tomar providências, a própria Defesa que foi convidada, antes das eleições”.
O presidente então citou uma declaração recente de Ciro Gomes, candidato presidencial do PDT: “O Ciro Gomes, terceiro lugar nas pesquisas, acabou de dizer que ‘se Lula ganhar, o Brasil amanhece em guerra’. A população brasileira, a maioria esmagadora, está comigo.”
O presidente voltou a repetir afirmações já desmentidas pelo TSE sobre fraude eleitoral em 2014, quando a petista Dilma Rousseff foi reeleita. Sugeriu que a anulação dos processos judiciais contra Lula seriam orquestrados pela Justiça para que o petista volte ao Planalto em 2023.
Bolsonaro está em Orlando para inaugurar um vice consulado brasileiro na cidade onde vivem cerca de 180 mil brasileiros
Perguntado pela BBC News Brasil se apelaria a seus apoiadores para não haver violência no pleito, qualquer que fosse o resultado, Bolsonaro afirmou:
“Ah, espera um pouquinho. Você acha que eu vou partir para isso? Entendo que a população brasileira é civilizada. Espero que os três ministros do Supremo que estão no TSE sejam civilizados também”, afirmou, em referência a Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Alexandre de Moraes.
Na sequência, emendou:
“Você está apontando uma possibilidade que pode acontecer, a gente não sabe, mas por que não evitar isso? A equipe técnica deles (TSE) conversar com a equipe técnica das Forças Armadas. Não tem outra forma de você evitar problemas. Se a pesquisa está dando aí 49% pro Lula e 30% pra mim, vamos supor que eu ganhe, esses 49% vão ficar indignados? Vão dizer que houve fraude?”, disse Bolsonaro.
Segundo Bolsonaro, “ninguém tem esse poder (de evitar que apoiadores cometam atos de violência), eu menos dos meus”.
O presidente Bolsonaro chamou Barroso de “um mentiroso, sem caráter” por ter dito, em fevereiro, que o presidente havia vazado um inquérito eleitoral sigiloso para apoiar suas alegações de fraude nas urnas e com isso teria “auxiliado milícias digitais e hackers de todo o mundo”. Na sequência, Bolsonaro emendou: “Eu não estou atacando a Justiça Eleitoral, eu estou atacando o Barroso, que não tem caráter”.
Sobre Moraes, questionou: “o que esse cara tem na cabeça? O que é que ele está ganhando com isso? Quais são seus interesses? Ele está ligado a quem? Ou é um psicopata? Ele tem um problema”.
Moraes conduz as investigações sobre fake news e atos antidemocráticos, que resultaram em punições à parlamentares da base do presidente, como o deputado federal Daniel Silveira. Depois da condenação de Silveira, Bolsonaro deu indulto ao aliado.
“Eu dei um indulto para este parlamentar e ele [Moraes] continua perseguindo, multando ele, agora bloqueando o celular da esposa dele, que é a advogada que o defende. O TSE lá do senhor Alexandre de Moraes desmonetiza páginas, derruba páginas. Isso não é democracia, é censura”, disse Bolsonaro diante da churrascaria brasileira Fogo de Chão, em Orlando, onde almoçou antes de embarcar de volta para Brasília.
Bolsonaro comparou as ações de Moraes com o processo que levou à prisão de Jeanine Añez, ex-presidente da Bolívia condenada por tramar um golpe de Estado, em 2019. Não é a primeira vez em que Bolsonaro cita Añez para comentar a preocupação com o futuro caso deixe o Planalto.
“A turma dela perdeu [as eleições], voltou a turma do Evo Morales. O que aconteceu um ano atrás? Ela foi presa preventivamente. E agora foi confirmado dez anos de cadeia para ela. Qual a acusação? Atos antidemocráticos. Alguém faz alguma correlação com Alexandre de Moraes e os inquéritos por atos antidemocráticos? Ou seja, é uma ameaça para mim quando deixar o governo?”, questionou.
Bolsonaro ainda criticou as ações de Fachin de convidar observadores eleitorais para acompanhar o pleito no Brasil, algo que aconteceu nas últimas eleições . “O que esses observadores vão fazer lá? Observar? Olha, a não ser que ele tenha um olhar de super-homem que possa observar programas, microchips. Qual a qualificação desses observadores?”. A BBC News Brasil citou a OEA, Organização dos Estados Americanos, que desenvolve esse trabalho rotineiramente com o apoio inclusive do Brasil.
“Ah, a OEA. Ah, pelamordedeus, você achar que alguém colocar um crachá da OEA tá resolvido o assunto?. Convidaram pra dar ares de legalidade. Sabe o que eu faria no lugar do Barroso, do Fachin e do Alexandre de Moraes? ‘Presidente, vamos conversar’. Mas eles não querem conversar”
Na sexta, um dia após a primeira conversa bilateral entre Biden e Bolsonaro, a porta-voz do Departamento de Estado, Kristina Rosales, afirmou que os EUA veem a presença de observadores internacionais como algo fundamental no processo.
A renovação dos questionamentos e críticas às eleições marcaram o encerramento da viagem do presidente Bolsonaro aos EUA. Além de se encontrar com Biden, Bolsonaro participou da 9a Cúpula das Américas. Depois, atravessou o país para inaugurar um vice-consulado em Orlando, na Flórida, para discursar na Igreja da Lagoinha, uma denominação evangélica, e para realizar uma motociata com cerca de 350 motociclistas da comunidade brasileira.
BBC News Brasil/montedo.com

5 respostas

    1. O presidente mais democrático que o pais já conheceu, infelizmente, ele não tem tido a sorte de governar o pais tranquilamente, a oposição tem travado Bolsonaro impiedosamente, em seu caminho, a ponto de grandes prejuizos ao povo e nação

    2. O fato de vc inventar uma história não significa que a história seja um fato, a não ser na tua imaginação. Pelos fatos, não se trata de golpe. Quem acusa o inquilino de golpe é exatamente quem o está aplicando ao modo gramcista. Logo, espere o contra golpe!

  1. Se fosse no âmbito pessoal, acusar alguém do cometimento de um ilícito, que sebe ser inocente ou, sem apresentar provas que levem a polícia a indícios de autoria e de materialidade, constituiria o crime de calúnia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo