Nomes seriam alternativos para ocupar o Ministério da Defesa com a provável saída de Braga Netto
Caio Junqueira
As Forças Armadas apresentaram ao presidente Jair Bolsonaro nomes alternativos para ocupar o Ministério da Defesa com a provável saída de Braga Netto para ser vice do presidente Jair Bolsonaro para as eleições desse ano, informaram à CNN fontes do governo e das Forças Armadas.
O movimento parte principalmente do Exército, que avalia que o comandante Paulo Sergio Nogueira tem exercido nesses oito meses à frente das tropas uma boa gestão e, principalmente, mantido a independência da força.
Os nomes sugeridos foram de três generais que integram o Alto Comando do Exército: o chefe do estado-maior do Exército, general Marcos Antonio Amaro; o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas general Laerte de Souza Santos; e o comandante de Operações Terrestres, Marco Antonio Freire Gomes. Além deles, também foi sugerido o comandante da Marinha, almirante Garnier Santos.
CNN Brasil/montedo.com
Comento
Dentro da lógica militar, mesmo tratando-se de um cargo civil, caso o titular da Defesa seja um general, um militar mais antigo não permanecerá como comandante, seja no Exército, Marinha ou Aeronáutica. Foi esse o “gatilho” que Bolsonaro usou para desalojar Pujol do comando do Exército, nomeando Braga Netto para a pasta.
Será muito difícil a permanência do general Paulo Sérgio à frente da Força Terrestre, caso algum dos nomes sugeridos seja confirmado como ministro.
Ou seja, estariam Braga Netto e Bolsonaro tramando colocar um gen mais moderno na Defesa a fim de puxar o tapete do gen Paulo Sergio.
Se for, é ‘trairagem’ aos extremos.
Braga Netto: – Defesa e Cmdos das Forças faca nas costas parte II.
Seria a segunda parte do filme ‘Braga Netto, o gen Calabar’.
Assim, ficaria claro que o Cmt do Exército não vem nos bastidores cumprindo rigorosamente a cartilha bolsonarista.
Dependendo do resultado das eleições, entre 30 de outubro até 31 de dezembro de 2022, tudo pode acontecer.
E para isso, todas essas funções chaves tem que estarem ocupadas por militares extremamente compromissados com a causa bolsonarista.
Esse final de ano promete.
E eu achando que o vilão era o grande arquiteto do impeachment de Bolsonano, o maçon Hamilton Mourão.
Santa inocência.
Dançou o Mourão, gen Pujol, e, pelo que parece, o gen Paulo Sergio.
Conspiração e traição é pouco.
Tudo e qualquer coisa pela perpetuação no Poder pelo clã Bolsonaro.
Heil Jair!
Sieg Heil bolsonarista.
seria bom
Continuando.
Se for isto mesmo.
O nomeado para o Cmdo do Exército será o gen Marco Antonio Freire Gomes.
Bolsonarista aos extremos.
E o atual Cmt da Marinha na Defesa.
Pesado!
Gen Paulo Sérgio é um dos melhores cmt da força que eu conheci. Competente e discreto. Deve ser por isso que estão tentando passar o rodo nele igual fizeram com Pujol.
Gen Giroto o senhor tem toda razão.
Sim, mas, levando-se em conta o princípio de nomeações obedecendo a “antiguidade de patentes” que já vem sendo quebrado…. essa estratégia também poderia ser, mantendo o Comandante no cargo. Ele vem devolvendo o respeito às Forças.
Folha SP: “Pastor pediu 1 Kg de ouro para liberar verba do Ministério da Educação, diz prefeito; Segundo o gestor de cidade no Maranhão, pedido foi feito em restaurante e na presença de outros políticos.”
Guerra na Ucrânia: o funeral solitário de um jovem soldado ucraniano.
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60836604
Enquanto isso mais 4 anos sem reajuste para as FA, as outras categorias reajuste sempre, ainda quem defenda Bolsonaro, Deus me livre.