TSE divulga respostas enviadas às Forças Armadas sobre a eleição

urnas eletrônicas

Militares não fizeram qualquer acusação de vulnerabilidades no sistema de votação

BRASÍLIA | Renato Souza, do R7, em Brasília
Em um documento de 69 páginas, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) respondeu, nesta quarta-feira (16), as Forças Armadas sobre dúvidas em relação ao processo eletrônico de votação. As informações foram enviadas ao Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, após serem solicitadas pelo general Heber Garcia Portella.
Diferentemente do que o presidente Jair Bolsonaro tinha afirmado, as Forças Armadas fizeram apenas perguntas e, em nenhum momento, apontaram vulnerabilidades nas urnas eletrônicas ou demais etapas do processo de votação. As perguntas se resumem a dúvidas e pedido de informações sobre a política de segurança da informação do TSE.
As Forças Armadas fizeram, por exemplo, perguntas sobre os programas antivírus usados pela Corte eleitoral. Em outro trecho do ofício, o TSE é questionado sobre os requisitos de softwares que são utilizados no sistema de votação. A Corte responde que essas informações foram disponibilizadas nos testes públicos de segurança e que podem ser consultadas na sede do Tribunal.
Em outra pergunta, os militares questionam qual a motivação para incluir uma porta USB no modelo de 2020 da urna, sendo que “tal implementação reduz, em tese, a segurança da urna”. A área técnica da Corte responde que o software adotado valida cada dispositivo conectado no equipamento e que a porta USB só aceita dispositivos conhecidos, que já integram a urna.
De acordo com o TSE, se um equipamento desconhecido é conectado, a alimentação de energia da porta USB é cortada e pode ocorrer o bloqueio do sistema operacional do equipamento. Sobre a transmissão dos dados dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) para o TSE, a Corte informa que ocorre por meio de redes próprias e conexões exclusivas, como VPN.
A divulgação do documento com as informações e respostas enviadas ao militares ocorreu por decisão do atual presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, e dos futuros presidentes, Edson Fachin e Alexandre de Moraes.
R7/montedo.com

16 respostas

    1. Confiar fielmente nas urnas eletrônicas e meio forte. Porém essa bandeira do meçias vem dando a ele vistos a várias eleições e nada foi comprovado. Mas vai dizer isso aos signatários do lunático.

  1. Esqueçam.
    Essa retorica, falácia, essa lábia e lero-lero bolsopetista de fraude na apuração, e consequente manipulação digital do resultado das eleições, é puro cagaço do Centrão militar e Jair ‘171’.
    Essa magniloquência bolsonarista de que Barroso, Moraes e Fachin, presidentes do TSE em 2022, estão trabalhando de forma conjunta para tentar eleger o ex-presidiário é eloquência sagrada do falso ‘meçias’, a fim de massagear o ego alucinante dos seguidores da seita bolsopetista.
    Já era negão!
    A urnas eletrônicas vieram pra ficar.
    Perdeu!

  2. Não vi nada de misterioso mas perguntas e muito menos nas respostas, não sei o motivo do sigilo solicitado nesses documentos.

    O voto não deveria ser obrigatório mas facultativo, da mesma forma que não é obrigatório ter nenhum candidato para eleição, se candidata quem quer.

  3. Assistindo aqui Em Foco, da GloboNews, o ministro Barroso literalmente falou que as FAs não tem palavra, pois havia apalavrado em não divulgar o que é tratado na reunião do TSE sobre os temas inerentes a urna eletrônica, mas o Bozo em uma live, disse que as FAs haviam encontrado “vulnerabilidade”, nas urnas eletrônicas. É claro que só pode ter sido alguém das FAs que participou da reunião que vazou para o Bozo. Eis o amadorismo de alguns militares.
    Hoje o TSE divulgou as perguntas feitas pelas FAs, já que essas não cumpriram com o combinado. E mais uma vez ficou claro que o Bozo mentiu.
    Só os muares ainda acreditam no Bozo.

    1. Divulgou as perguntas aonde? Aquelas duas perguntas respondidas de maneira rasa e sem objetivo, em um total de 70 perguntas feitas pelo Exercito, divulgadas pela midia tendenciosa e inescrupulosa?
      Fizeram questão de mostrar a resposta de que as urnas não entram em rede, mas aqui no Montedo, mostraram que uma das perguntas é sobre a transmissão dos dados dos TREs e ai sim o Barroso respondeu que nesse momento entra em rede, mas o TSE tem uma rede propria, por VPN…a melhor do mundo, a prova de hackers e invasões…kkk!! E ai carapalida…o TSE usa ou não usa a rede mundial conhecida como internet para realizar as eleições no Brasil? No momento mais critico que é o de consolidar todos os votos e apurar os resultados se usa internet e pq essa informação não aparece nas midias para a formação da opinião pública pelo menos ou vcs acham que o resultado que vai aparecer nos telejornais no final do dia das eleições é o mesmo que foi transmitido pelos TREs dos estados para Brasilia declarando o novo presidente da República juntamente dos outros politicos eleitos?

  4. Mais uma fake News do Sr Bolsonaro. Aliás é o que as FAs têm a ver com o processo eleitoral? Aí depois reclamam que as Forças estão sendo arrastadas para a política. Oras, o que esses generais mais gostam é de política. Continuamos como uma típica república bananeira. Vejam países que tem alta tradição militar (EUA, UK, França), nestes militar é profissional da guerra, entende é tem de entender mesmo é de guerra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo