Escolha uma Página

Prefeito Jorge Pozzobom e deputado Zucco saíram otimistas de audiências com os ministros Braga Netto e Onyx Lorenzoni

ROSANE DE OLIVEIRA
Às vésperas da reunião do Alto Comando do Exército que decidirá qual das três cidades pré-selecionadas será a sede da Escola de Sargentos das Armas (ESA) do Exército Brasileiro, Santa Maria passou à condição de favorita. Esta, pelo menos, foi a impressão do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e do deputado estadual Tenente-coronel Luciano Zucco (PSL), depois das audiências desta quarta-feira (13) com os ministros da Defesa, Walter Braga Netto, e do Trabalho, Onyx Lorenzoni.
— Saí convencido de que a ESA vai para Santa Maria. O ministro nos garantiu que a escolha será técnica e que Santa Maria, além de cumprir todos os requisitos, foi a única que apresentou providências concretas — disse Pozzobom após a audiência.
Do ministro Onyx Lorenzoni, o prefeito ouviu opinião semelhante e mais a promessa de que falará com o Alto Comando para que atenda ao seu pedido de fazer uma sustentação oral em defesa de Santa Maria durante a reunião dos generais. O município gaúcho disputa com Recife e Ponta Grossa instalação da escola.
— Podem ouvir os outros prefeitos também, sem problema, mas eu quero ter a oportunidade de vender o nosso peixe — disse Pozzobom.
O prefeito levou cópias das leis aprovadas na Câmara para atrair a escola, um investimento de R$ 1,2 bilhão e que deve movimentar R$ 532 milhões por ano só em salários. Entre essas leis estão a que altera o plano diretor para a construção da Vila Militar, a que isenta de Imposto sobre Serviços a construção do prédio e a que autoriza a prefeitura a construir o acesso à área da escola.
— São três formaturas por ano. Cada uma deve reunir cerca de duas mil pessoas. Imagine-se o que isso significa para a rede hoteleira de Santa Maria — empolga-se Pozzobom.
Zucco, que intermediou o encontro, por ser oriundo das Forças Armadas, também está confiante:
— Tive a percepção de que foi muito boa nossa vinda a Brasília. O ministro da Defesa tirou várias dúvidas e gostou muito da apresentação que fizemos. Disse que o Alto Comando do Exército tomará a decisão final de forma técnica e que na sua estada na cidade ficou impressionado positivamente.
Durante a audiência, Braga Netto ligou para oficiais generais falando da ótima impressão que teve com a visita de Zucco e Pozzobom.
Uma das razões dessa impressão positiva foi o vídeo que mostra a mobilização de Santa Maria para receber a Escola de Sargentos, com a colocação de adesivos em carros e ônibus e a exibição de faixas, cartazes e bandeiras com a inscrição “Seja bem-vinda, ESA”.
GZH/montedo.com

Skip to content