Em tempos de “revisionismo histórico”, sobrou para o Grande Duque!

Foto de Ronaldo Bernardi/Agencia RBS - edição: Montedo.com

Porto Alegre – O busto de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, amanheceu coberto no Parque Farroupilha – a Redenção – nesta terça-feira (21). Um cartaz dizendo “o racismo não pode mais ser tradição” foi pendurado no monumento.
A manifestação faz referência a um episódio da Revolução Farroupilha que ficou conhecido como o “Massacre de Porongos”, quando os Lanceiros Negros – unidade de infantaria farrapa constituída de escravos que tinham a promessa de liberdade ao final da revolta – foram exterminados pelos imperiais.
Surfando na onda do revisionismo histórico que tomou conta do País nas últimas décadas, alguns historiadores ideologicamente engajados atribuem o episódio a um suposto acordo feito entre Caxias e David Canabarro, comandante farroupilha, que teria desarmado os Lanceiros para que fossem mortos, evitando a concessão da liberdade após a guerra.
Tal versão, além de ser absolutamente incompatível com as ações de Caxias em toda a sua trajetória, carece de comprovação histórica, mas cai como uma luva na narrativa ideológica de poderosos X oprimidos, que nada mais é do que uma das diretrizes do gramcismo.

14 respostas

  1. Alguns dizem q ele era escravocrata outros dizem q não, mas o pai dele sim. Fontes de diversos autores corroboram. Só para esclarecer, as fontes são de conservadores e de progressista!

  2. Como diz o filósofo, cientista político, historiador, Mestre em ciências humanas, Professor honorífico e com título honoris de Harvard, ele, vindo do Piauí, o probo, consciencioso ex- Sen. Mão Santa, que sabiamente profetizou.
    Três coisas a gente só faz uma vez na vida:
    – ‘Nascer, morrer e votar no PT’.
    “No Brasil não tem terremoto, mas tem o PT”.

    1. …”eu nunca vi tanto cupim no Piauuuuuiiiií e no Brasil desse PT”…
      Há, Há, Há, Há, Há, Há, Há, Há, Há, Há…
      …”é cupim muito o João Tenório”…
      Rssssssssssssssssssssss
      O Divino Espírito Santo me inspirou uma reza,
      Três coisas a gente só faz uma vez na vida:
      – ‘Nascer, morrer e votar no PT’.
      Há, Há, Há, Há, Há, Há, Há, Há, Há, Há…
      Agora falando sério.
      País nas mãos de políticos maus-caracteres e largado a própria sorte.

    2. Não é ao acaso que Porto Alegre é, de longe, a capital mais atrasada do Sul do Brasil, muito após os 16 anos de administração petista e o domínio que essa ideologia maldita tem lá!

  3. Pense nisto: e se o cara vai no melhor restaurante, não sairia a manchete que estava gastando uma fortuna em um almoço? Para pensar antes de postar.

  4. NÃO EXISTE “REVISIONISMO HISTÓRICO”.

    A História é uma eterna revisão.

    Se a História não fosse uma eterna revisão, como seria JESUS CRISTO contado pelos romanos que o crucificaram e que o mantiveram como um “agitador fundador de uma seita dos judeus” por mais de 300 anos?

    Se a História não fosse uma eterna revisão, como ficaria TIRADENTES, considerado traidor pelos Portugueses e só reabilitado historicamente por ocasião da Proclamação da República?

    Se a História não fosse uma eterna revisão, como seria contada a história do regime Chavista na Venezuela quando isso tudo que destrói aquele país passar?

    Se a História não fosse uma eterna revisão, como seria pintado STALIN nos livros históricos da Rússia hoje? Como o “grande herói que conduziu o povo na Grande Guerra Patriótica” ou como genocida que ele é considerado?

    Não estou entrando no mérito se a carta escrita por Caxias ao Coronel Abreu, e que deu origem a tudo isso, mandava ou não realizar massacre. Se a carta foi só uma artífice para desmoralizar Canabarro, citado como tendo feito um trato com Caxias, ou se ela até mesmo existiu. O que falo é que a HISTÓRIA É UMA ETERNA REVISÃO, senão tudo que sabemos e acreditamos terá acontecido diferente.

  5. Calma, senhores.

    O CMS vai resolver a situação, colocando uma guarnição de serviço para tomar conta do busto, nos mesmos moldes do panteão de caxias do RJ…

  6. O fato de ser ou não escravocrata nao vem ao caso uma vez que esta fora do contexto histórico. Nós seremos julgados e CONDENADOS por nosdos netos daqui a uns 60 ou 80 anos pois usamos combustível poluente e estamos destruindo nosso planeta. Seremos julgados e CONDENADOS pois usamos embalagens plasticas que vão acabar (boa parte) nos oceanos e estamos destruindo a vida marinha.
    Caxias nasceu e foi criado numa época em que ter escravo era normal ( não estou dizendo que era certo). Hoje utilizamos o celular coisa que nossos avós sequer poderiam pensar a 50 anos antes. Revisionismo assim fora de contexto é uma porcaria e não ajuda em nada

  7. Muito preocupado.
    Subinho (50 anos) na reserva com 9,5K: cerveja gelada, chuveirão no quintal, algumas pequenas viagens, e é claro com ela, de 48 quilos de carne de primeira.
    Estão esperando o quê? ainda a tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo