Na madrugada deste domingo (4), um militar que estava de sentinela na estação de rádio da Marinha, na BR-304 entre Parnamirim e Macaíba, teve um ‘fuzil 7.62’ roubado por homens armados que o surpreenderam.
De acordo com as primeiras informações, os criminosos renderam o sentinela, roubaram o fuzil que estava com o militar e fugiram do local após o ato. A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM/RN) foi acionada, mas até o momento os criminosos e o fuzil ainda não foram encontrados.
Em nota, a Marinha do Brasil confirmou o ocorrido e informou que foi aberto inquérito para apurar as circunstâncias. Leia a íntegra abaixo:
Nota à imprensa
A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), informa que registrou, na madrugada deste domingo (4), o roubo de um fuzil na Estação Radiogoniométrica da Marinha em Natal (ERMN), Organização Militar localizada no município de Parnamirim, na Grande Natal.
O Com3ºDN acrescenta que foi aberto um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as causas, as circunstâncias e as responsabilidades pela ocorrência, e que conta com total apoio dos órgãos de segurança pública com o objetivo de localizar e recuperar o armamento.
*Com informações do Blog do Gustavo Negreiros
BG/montedo.com
Envelheci.
Sou do tempo que havia dois sentinelas armados de fuzil no Portão das Armas.
Hoje, inimaginável.
Daqui a pouco os guardas estarão desarmados no serviço de guarda.
As guaritas nos telhados do Pavilhão de Comando e Subunidades.
Tempos estranhos.
Em certa ocasião presenciei soldados novatos de serviço em uma Vila Militar munidos somente com um cassetete, quase nula a reação contra um indivíduo armado. Acredito que à noite, cada ocupante de PNR deveria fazer a sua segurança, pois são militares profissionais que tem acesso ao registro e porte de armas.
Chamem a PM, roubaram o fuzil dos marinheiros!
Essa rixa tem que acabar, tropa amiga, se as forças não se unirem não é a mídia que vai nos ajudar. Nesse caso infelizmente o sentinela que sobrevive é o primeiro suspeito. Aguardemos.
Calma lá, vira e mexe bandidos roubam armas dos próprios PM’s ( que são treinados e recebem para combater a criminalidade) . Imagina o que podem fazer com um Soldado das FAA’s, com pouquíssima experiência. O Problema está bem mais embaixo.
Meus caros,
Tenho uma visão diferente para o serviço militar obrigatório:
1º – Soldado durante o Sv Mil Obrigatório, deveria ter instrução tão somente cívica;
2º – Sv simples de plantão de alojamento;
3º – Atribuições de manutenção de instalações (também, simples);
4º – obrigatório está matriculado e apresentar o desempenho escolar, durante o Sv Mil Obrg;
5º – Instrução com armamento, caso ocorra engajamento; e
6º – Avaliação social para ingresso e para o engajamento.
Hoje os marginais são profissionais, não podemos expor jovens ao abismo que é nossa sociedade.
sempre fui partidário da ideia de que essas sentinelas expostas, deveriam usar espingardas cal. 12 semi-auto, com munição especial, deixam o fuzil para força de reação que fica a retaguarda, os bandidos não iriam arriscar o pelego por causa de uma “12”, que eles conseguem mais fácil e não comprometeria a missão do sentinela.
Meu amigo, se as FORCAS ARMADAS nao usarem mais suas armas com medo de roubo, estamos perdidos.
Daqui a pouco vamos vender os blindados ou terceirizar a guarda, pq nao?! Ou leiloar esses fuzis que so servem para continencia da guarda, ja que nao tem guerra.
Por favor companheiro, nao temos que ter medo de bandido. Apenas nos cercar de cautelas e adestrar nosso efetivo
Se o Marujo atira vai preso se não atira e levam o armamento ele também vai preso…
Todos General que tem comando de tropa tem sim, que cumprir ordem do Presidente da Republica. São nomeados pelo Presidente da republica, tem que ter lealdade e defender o Presidente da republica, caso deixar de cumprir ordem presidencial seria rebelião,
Exonerado pelo presidente e responder como crime na justiça militar.
E quem te perguntou? Não é esse o assunto que está sendo comentado, sal pra ti camarada.