Que tempos são estes??? Condomínio se divide sobre bandeira do Brasil instalada por general

Bandeira-do-Brasil- condominio df

Nota do editor
Quando o uso do maior símbolo de uma nação vira tema de disputa ideológica, é hora de nos perguntarmos: como chegamos a isso?

Condomínio no DF se divide sobre bandeira do Brasil instalada por general
O Condomínio Vivendas Bela Vista fez assembleia para discutir futuro da bandeira. A disputa terminou com 96 votos a favor e 85 contra

Isadora Teixeira
A instalação de uma bandeira do Brasil em um condomínio do Distrito Federal dividiu a opinião de moradores. O símbolo nacional de 1,80m x 2,56m foi hasteado em um mastro de 12m, em frente à entrada do Vivendas Bela Vista, no Grande Colorado, no último dia 2 de junho. O residencial tem 727 lotes.
O general reformado Haroldo Assad Carneiro teve a ideia de colocar a bandeira no local, com apoio de outros moradores. Ele disse à coluna Grande Angular que gastou R$ 2,7 mil, valor que foi dividido com 30 pessoas. Mas a medida não agradou outros residentes, que acreditam que a iniciativa revela apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). A bandeira do Brasil é um símbolo usado por bolsonaristas em manifestações pró-governo.
A divisão de opiniões ficou clara na terça-feira (22/6), quando foi realizada uma assembleia sobre o tema. O placar foi apertado: 96 votos a favor da bandeira e 85 contra.
A história do estandarte em frente ao Vivendas Bela Vista começou em maio, quando Haroldo e outros moradores decidiram colocar a bandeira no local. Eles já tinham feito a fundação para o mastro. Um grupo de residentes soube da iniciativa e questionou o condomínio, que decidiu pela assembleia.
Mas, antes da reunião entre os moradores, Haroldo conseguiu autorização da Administração Regional de Sobradinho II para a instalação do mastro e concluiu a obra.
“A autorização foi deferida mediante ratificação da Superintendência do Patrimônio da União no Distrito Federal (SPU), que ao analisar a aludida demanda autorizou a instalação da bandeira nacional em área da União em frente ao citado condomínio”, disse a administração à coluna.
Em protesto, alguns residentes instalaram faixas no condomínio pedindo “vacina, paz, Justiça e liberdade acima de tudo”. “Nossa bandeira não pode ser usada como símbolo do genocida Jair Bolsonaro e seus milicos de pijama, responsáveis pela tragédia que já matou mais de 460 mil brasileiros”, dizia uma das faixas, já retirada.

Posições
Um dos integrantes do grupo contrário à bandeira na entrada do residencial, o servidor público Cláudio Valério da Silva, 52 anos, disse à coluna que um morador “não pode fazer uso das áreas comuns como se estivesse na casa dele”. “Houve clara violação à convenção do condomínio e não tínhamos nem que estar discutindo isso. Teríamos apenas que sanar a violação”, afirmou, em texto que preparou para a assembleia e o qual enviou à reportagem.
Segundo Silva, a questão é que a bandeira levanta discussões políticas dentro do residencial. Ele afirmou que o grupo contrário vai enviar ao condomínio uma carta em repúdio à condução do tema e questionar sobre eventuais consequências, “pois a autorização foi dada a um particular e, de certa forma, poderá ser entendido que o condomínio tenha passado a ser corresponsável”.
“Chegamos a levantar, inclusive, questões de segurança devido ao mastro poder funcionar como um receptor de raios, pela altura e localização. Existe uma norma técnica que dá essa compreensão”, pontuou Cláudio.
O general Haroldo disse à coluna que está na reserva do Exército há 10 anos, não tem nenhum vínculo com o quartel nem com o governo. “A bandeira é nossa, de todos os brasileiros. Não pode ser de A ou B. Eu sei que o negócio não é contra mim, é contra Bolsonaro, governo. É disputa envolvendo PT e PSDB. Houve uma conotação política”, afirmou.
A discussão invadiu os grupos de WhatsApp do condomínio nas últimas semanas. Em uma mensagem enviada aos vizinhos, o general reformado chegou a dizer que Bolsonaro iria fazer a inauguração solene e “hastear a bandeira, ao som do Hino Nacional, executado pela Banda de Música do Batalhão da Guarda Presidencial”.
À coluna, Haroldo explicou que é amigo de Bolsonaro e não há “nada que impeça que ele pegue a motocicleta e vá passear pelo condomínio”. Mas afirmou que não conversou com o presidente sobre a bandeira e que a última vez que se viram foi há dois anos.
O general reformado contou que chegou a falar com a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) para hastear a bandeira, “não como deputada, mas como mulher, amiga e personalidade”. Porém, segundo Haroldo, a parlamentar não conseguiu ir em razão de compromisso na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputadas, da qual é presidente.

Ex-deputado
Outro morador do Vivendas Bela Vista é o ex-deputado distrital e atual presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), Raimundo Ribeiro. À coluna, ele disse que a bandeira foi instalada com autorização da Administração de Sobradinho II, órgão regulador da utilização de áreas públicas de uso comum, e com autorização da proprietária da terra, que é a União.
“Eu já fui delegado de patrimônio da União e não tive dificuldade de entender o assunto. Participei da assembleia e, evidentemente, por ter formação jurídica, me pauto pela legalidade. Procurei esclarecer esses fatos e de que não caberia à assembleia decidir o que cabe aos órgãos responsáveis”, assinalou.
Por enquanto, a bandeira do Brasil permanece na entrada do condomínio.
METRÓPOLES/montedo.com

32 respostas

  1. SIMPLES: um segmento político-ideológico se APROPRIOU da bandeira como se fosse seu símbolo, o que o leva a causar asco à maiotr parte da população que não concorda com ele.

    É o que acontece quando misturamos símbolos nacionais, instituições de Estado e política rasteira.

    1. O conteúdo que foi publicado, achei uma palavrinha que vem sendo usado pela população erroneamente. Palavrinha indelicada chamada de genocídio, que é uma palavra muito ampla, que aconteceu na segunda guerra mundial, onde os países aliados combateram os países do eixo, principalmente a Alemanha, que tentou destruir vários povos, como exemplo: os judeus que foram perseguidos e mortos de maneira cruel. Enfim, genocídio como diz o dicionário, significa: “extermínio deliberado, parcial ou total, de uma comunidade, grupo étnico, racial ou religioso / destruição de populações ou povos. Muitos brasileiros vem empregando a palavra erroneamente, talvez seja por desconhecimento. Então essa palavra é muito triste de ser empregada, só quem sabe, são aqueles que foram perseguidos e perderam seus entes queridos injustamente.

    2. Olha, não concordo. Brasileiro aonde lembra da bandeira em jogo da “celessaum” e, cá entre nós, não empolga ninguém há anos.
      Nunca fomos um povo patriota, a não ser, em sua maioria, nós militares.
      Para a esquerda, tudo é bandeira, menos a nossa: MST, vermelha (com ou sem a cara de “El Che”, assassino de minorias), Foice e Martelo.
      Na verdade, querem é encher a paciência mesmo.
      A bandeira é do Brasil. Temos que nos orgulhar dela.
      Se alguém se “apropriou” dela, é porque ideologias diversas a esqueceram.

  2. A Bandeira do Brasil representa a Nação e não a pessoa ou o Presidente e quem não gosta deve ser traidor ou esquerdista comunista e deve ir morar em Cuba. Onde já se viu questionar a bandeira do país onde vive em liberdade com sua família, será que uma pessoa dessa iria defender a Pátria igual aos militares com o sacrifício da própria vida.

    1. O amigo está vivendo no mundo de mentiras. Quando alguém não tem argumentos lógicos para defender uma idéia, ataca os outros imputando-lhes quaisquer coisas reprováveis, mesmo que não sejam verdades. Este é um típico comportamento de quem não tem razão no que defende. Se tu não é de direta tu é comunista; se não defende a milícia, é bandido; se defende os direitos humanos, defende bandidos; não o condeno pois uma parcela imensa da população brasileira não leu um livro na vida mas, vir aqui pagar bafo, bancar o acusador do povo e defensor dos verdugos da nação, querer chamar quem não comunga da sua estupidez, cegueira e falta de informação, de comunista, não meu amigo, muitos brasileiros não tem uma bandeira em frente de suas casas mas saem para trabalhar cedo e voltam a noite cansados de um trabalho honesto, ético e produtivo, não vivem do erário público desde a infância, não ganham o teto, muito menos acumulam salários, não tem títulos pomposos nem recebem medalhas por falta de mérito; nem empregam parentes, nem são imersos na arrogância, prepotência e falta de caráter. Sim amigo, esses brasileiros existem, não colocam a bandeira na frente de suas casas porque não precisam mostrar a ninguém que são patriotas, patriotismo está no amor pela nação, dentro do coração, porque não adianta ter bandeira na frente de casa e dentro vilipendia-lá.

      1. A questão não é essa. A bandeira é o simbolo da Pátria chamada Brasil. Quem é brasileiro tem que respeitar a Nação ao contemplar a sua Bandeira, que representa um povo. Quem não respeita rejeitando o Simbolo que representa a Nação em que nasceu, anula sua nacionalidade no registro de nascimento. Nossa bandeira nunca será vermelha. Como disse um certo presidente, a cerca do Brasil que é para amar o Brasil ou deixar o Brasil e ir para outra Nação de sua preferência.

      2. Concordo com vc, oque falta no Brasil e nós brasileiros e entender e saber o quanto somos livres nesse País, deveríamos honrar mais a nossa bandeira, deveríamos observar o povo americano que tem orgulho de ostentar a sua bandeira em qualquer lugar do país, ao invés de ficar discutindo a bandeira do país na frente do condomínio, isso é mais uma vergonha do povo do Brazil com (z).

    2. É melhor polarizar com equilíbrio do que entregar o Brasil aos vermelhos. Gosto de voto com recibo, judiciário apolítico e independente, livre iniciativa sem corrupção solta, educação técnica e moral, ensino religiosa, sociedade nucleada na família e muito respeito a quem quer viver de uma forma pessoal. MEU DIREITO COMEÇA QDO ACABA O DO OUTRO E VICE-VERSA…Orando e agindo pelo Brasil.

  3. O atual inquilino do Alvorada é mesmo um “mito”, pois está conseguindo – através de suas atitudes e declarações duvidosas – fazer surgir das cinzas o “Molusco-nove-dedos”.

    E ainda está afastando os 57 milhões de votos que o elegeu.

    Realmente é um “mito”.

  4. O maior problema que o Brasil atravessa, que não se resolverá em 50 anos, é o mau caratismo do seu povo. 22 anos de governos esquerdistas, avalisado pelo seu próprio povo, só mostrou a verdadeira face do brasileiro. Um povo que tem seu representantes envolvidos nas maiores falcatruas do mundo, eleitos por ele mesmo.
    Apesar da pouca resistência, por parte de alguns poucos honestos que ainda sobrevivem, a maioria é desonesta, mau caráter e com objetivos sinistros.
    Algumas autoridades não querem voto auditado porque fica fácil de vender vaga para deputado e senador, que ninguém entende com foi eleito.
    Bolsonaro pode ter seu maiores defeitos, mas ninguém pode negar, se ele cair, esta porra será uma Venezuela ou Argentina, com o aval dos melancias estreladas.
    Boa sorte Brasil das excelências…

  5. Minha fonte de Brasília , tão boa como o Chapa Quente, falou que :

    1- Funcionário público em Brasília é 99% esquerdista … ( os que reclamaram da bandeira devem ser da máquina estatal )

    2 – Uma das causas da imbróglio foi o fato da iniciativa ser de um general ( pura implicância )

    P.S. tem um comentário abaixo falando de pensionistas … a minha vizinha pensionista continua tomando chá na Confeitaria Colombo e passeando no shopping de tarde … a situação tá feia prá elas ..

    1. Claro que os funcionários públicos tem ser 99% esquerdistas, pois foi no período de PT que o funcionalismo público decolou nos salários!

  6. A nação está dividida ou vc apoia a esquerda ou vc apoia o traidor de pensionistas e praças Como já se viu da reajuste só pra generais e alguns praças, 2022 tá chegando e nada de reajuste pra forças desarmadas.

  7. Em uma reportagem anterior o repórter tratava 0um mesmo militar, ora de coronel, ora de general, como se fossem sinônimos. Na matéria atual o general é classificado, ora como reformado, ora como da reserva. Penso que o jornalista deve ser pesquisar as nuances sobre o que escreve. Escrever sem prioridade é sinal de ignorância e desleixo.

  8. Bandeira do Brasil o maior símbolo Nacional! Deve ser honrada por todos nós brasileiros que moramos em nosso solo nascente! Quem não quer honrar e se orgulhar da nossa Linda Bandeira que se mude do Brasil vá para Cuba, Venezuela, China, Correa do Norte ou outro País Comunista! Esse povo que votou contra a instalação da Bandeira é contra o Brasil, deveriam ter o bom senso de pelo menos imitar o povo Norte Americanos que expões a Bandeira deles em todos os lugares demonstrando com isso o seu amor aos País onde nasceram. “Ame com fé e orgulho a terra em que nascestes”. Se foi General ou não, poderia ser qualquer outro com sentimento Patriótico está de parabéns. A BANDEIRA NACIONAL não é do Pres BOLSONARO e sim do BRASIL! Volto ao sentimento Cívico ‘BRASIL AME-O OU DEIXE-O”.

  9. Um dos erros do regime militar foi criar leis restringindo o uso da bandeira. Com isso a bandeira passou a ser sempre reverenciada em formaturas militares e em algumas solenidades civis. Mas afastou a população brasileira de usar um dos símbolos e principalmente a bandeira. Desde então o uso da bandeira pela população ficou restrita a comemorações esportivas. Diferentemente nos EUA à população tem orgulho de colocar a bandeira na entrada da sua casa. A bandeira não pertence aos militares, não pertence a um grupo político, a bandeira é de todos.

  10. Comentário super correto do Anônimo de 26 junho a partir das 20:44! Realmente o Regime Militar transformou a Bandeira do Brasil em praticamente um Símbolo intocável. Ninguém poderia usa-la nas costas ou de outra forma! Como disse o Colega nos Estados Unidos ela está em todos os lugares, nas roupas, calçados, bonés etc. Mas hoje começamos a utilizá-la como sentimento cívico e patriótico e é assim que a nossa Bandeira tem que ser referenciada! Temos que ter muito orgulho do nosso Símbolo Maior e nos causa indignação quando alguma vez vimos o nosso Pendão ser queimado por elementos que deveriam serem colocados atrás das grades perpetuamente ou expulsos do Brasil.

  11. Não sei qual é a dificuldade/má vontade de entender e aceitar , o PR é um mero ocupante do Cargo máximo do executivo!
    Incomodados com a atual Legislatura…, 2022 está logo aí!!!

  12. E bem simples até: As decisões tomadas enquanto ele morar num condomínio não pode ser unilaterais. Por isso existe a famosa REUNIÃO DE CONDOMÍNIO.
    O mundo não é um quartel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo