No governo Bolsonaro, confiança nas Forças Armadas cai de 70% para 58%

candidatos militares

Carla Araújo
Do UOL, em Brasília

Em dezembro de 2018, quando o presidente Jair Bolsonaro ainda não havia tomado posse, o índice de confiança dos brasileiros nas Forças Armadas era de 70%. Agora, em junho de 2021, o índice caiu para 58%. Os dados são da pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (11).
O levantamento mostra que o prestígio e a confiança da população brasileira nos militares têm apresentado uma trajetória de queda durante todo o governo Bolsonaro.
Em abril de 2019, 66% dos brasileiros confiavam nas Forças Armadas. Na pesquisa seguinte, em janeiro de 2020, o índice de confiança caiu para 63%. Depois, em fevereiro de 2021, caiu para 62%. E agora, em junho, chegou à marca de 58% de confiança.
O índice mais baixo de confiança nas Forças Armadas acontece logo depois do imbróglio envolvendo o ex-ministro da Saúde general Eduardo Pazuello, que é militar da ativa e recentemente foi absolvido pelo Exército por participação em um ato com o presidente Bolsonaro.

Queda também entre eleitores de Bolsonaro
A pesquisa divide ainda a opinião dos entrevistados entre o público que compõe o eleitorado do presidente e o que não votou em Bolsonaro.
Apesar do índice de confiança, no caso daqueles que votaram em Bolsonaro ser maior do que no restante do público, neste caso também há uma tendência de queda.
Segundo o levantamento, em dezembro de 2018, 86% dos eleitores de Bolsonaro diziam ter confiança nas Forças Armadas. Agora, em junho, o número caiu para 76%.
Já entre aqueles que não votaram no presidente, o índice em dezembro de 2018 era de 55% e agora está em 43%.
UOL/montedo.com

44 respostas

  1. Olha a fonte da pesquisa : UOL kkkkkk , “é verdade esse bilhete”

    Popularidade tá caindo e o cara junta vinte mil motociclistas no RJ e em São Paulo hoje vai ser maior …
    – Capitão Montedo deixo claro que ainda gosto do senhor prá caramba !!!

    1. Impressionante o estrago que Bolsonaro está fazendo nas instituições. Até as FA que sempre foram as mais bem avaliadas pela população estão caindo. Nesse ritmo até ano que vem caem abaixo de 40%.

      1. É PRECISO PONDERAR COM LÓGICA
        ARTIGO PUBLICADO NO “JORNAL DO COMÉRCIO DE PORTO ALEGRE/RS”
        Há quem diga que, quem desiste de apoiar o presidente, poderia estar fazendo o jogo dos bandidos. Que seja dito, cada um com a sua verdade. Quanto aos militares que assim procedem passarem a jogar no “bando vermelho”, está a se julgar injustamente porque quem assim o faz não está enxergando/percebendo o contínuo enxovalhamento do prestígio de nossas “Desarmadas” Forças, onde a fritura de oficiais-generais e o desdém pelos seus altos postos tornaram-se coisas banais e corriqueiras. Mas e a coesão? Fala-se muito, virou moda agora acusá-los de minar a coesão? É de se perguntar, como se pode mantê-la quando o comandante-em-chefe não a inspira? Quantos de nós já perdeu a fé em quem está muito mais preocupado em vencer as eleições do que governar, pouco importando que o País esteja a chafurdar em situação periclitante, quer interna quanto externamente?
        Ah! Mas está se fazendo uma “limpeza” na administração pública. Quanto a este chavão corriqueiro, acho que só pode limpar quem não gosta de sujeira. Não, eu não aposto na verdade, na probidade e na responsabilidade do atual governante. Seu entorno familiar, com certeza, não é dos mais republicanos, suas manobras para protege-lo não são as mais cristãs. Essas fintas estão fartamente detalhadas em numerosos meios midiáticos, fatalmente dividindo uma opinião pública onde o extremismo insidioso semeia fanatismos opostos, justamente aqueles que demonizam as opiniões que não se ajustam com os polos da discórdia. Daí as baixarias, as canalhices, as ofensas descabidas por quem não enxerga um palmo além do seu nariz. Sim, os canalhas deletérios existem em ambas as facções e são capazes das maiores torpezas.
        Em realidade, as quase 58 milhões de pessoas que legitimaram o resultado das eleições em 2018, às quais me incluo, precisam se questionar com vistas ao que vai acontecer em 2022. O País ganhou o que? Estamos em uma melhor? As expectativas se concretizaram? Sim, o PT foi alijado do poder. Que bom para a nação. Mas, e daí? Educação, saúde, prestígio internacional, defesa, o que foi buscado e realizado nesses 2 anos de governança?
        Ah! Mas sem reeleição as esquerdas voltam ao poder? Meu Deus! Que País infeliz? Que não se duvide, existe, sim, gente capaz, tanto paisanos como fardados, para governar, não em termos ideológicos, mas em prol de um projeto nacional. Por que não, um Sérgio Moro, um Mourão ou um Santos Cruz. mas é preciso que estes cidadãos se adiantem em uma aliança cívica e lancem logo seus nomes. A propósito, por que não apostar em uma chapa nestes moldes? Mas, cada um tem sua verdade. Realmente, precisamos rezar pelo nosso Brasil desgovernado.
        Paulo Ricardo da Rocha Paiva
        Coronel de infantaria e Estado-Maior

    2. As FA estão fadadas a voltar ao tempo que eu passava a farda, ilustrava os botões e o sapato, barba bem feita, cabelo cortado, postura e educação acima de tudo, e quando passeava na rua, sempre havia cochichos: “abacate do governo”.

      Que saudade!

      Lá se vão mais de 35 anos…quem é da ativa, vai matar a saudade logo logo graças aos nossos chefes atuais.

      1. Pelo amor! De novo com o papo de “os vermelhos”? Comunismo não deu certo em lugar algum do planeta, e eu não conheço ninguém que apoie aquela nefasta ideologia. Sim aquela pois praticamente desapareceu por inanição, sobrando as tristes Cuba e Coreia do Norte. Isso é retórica política do Bolsonaro, ou de quem não estudou história.

  2. Votei nele e fui muito beneficiado com a restruturação. Sou 1 sgt DE cavalaria. Mas esse cara é muito ruim…..acho roda no 1 turno..

    1. Então vc é aquele of de dia que o quartel está pegando fogo, sendo invadido, sem água luz…e quando lhe comunicam vc da está resposta; ” poxa, não vou nem dormir hoje…” vc é um patriota…

  3. Não sou Bolsonarista, muito longe disso mas, sem sacanagem, este site está parecendo mais uma sucursal da Globo-Lixo, BAND, CNN, Folha de São Paulo e DATAFOLHA. Querer ignorar a quantidade de pessoas que comparecem às manifestações a favor do Presidente (nas grandes cidades e nos mais longínquos rincões da nação brasileira) e essa tentativa de criar animosidade e antagonismo entre governo, sociedade e Forças Armadas através de “Institutos” fajutos de pesquisas manipuladas, não faz o menor sentido e se constitui num desserviço a paz, a democracia e a harmonia entre os membros da família militar.

  4. Dá vergonha conviver com tiozões de zap, passadores de pano pra político, pessoas que não sabem como funciona uma publicação científica. Acham que opinião e dado cientifico são a mesma coisa.

    O negócio é só falar o mínimo necessário no ambiente de trabalho, e na vida particular excluir essa gente.

    Refiro-me ao povo que recusa usar máscara, acredita em imunidade de rebanho, cloroquina, e se comportam como fanáticos de político.

    1. “O negócio é só falar o mínimo necessário no ambiente de trabalho, e na vida particular excluir essa gente.”

      Resumiu tudo, pura verdade. Maior “BIZU” é esse acima.

      Tem cara por aqui que levaria um político ou mesmo general de estimação para a casa…

  5. Por enquanto, por ter surrupiado o vencimento das pensionistas e dos graduados, digo, dos menos favorecidos, não ganhara a nossa confiança. Portanto, nas próximas eleições estaremos sem candidato.
    Agora, aquela turminha de melancias, baba-ovos, que tiveram reajustes duplex, podem sim, comemorar e reafirmar seu voto.
    Foi uma facada nas costas dos graduados. Quem gosta de sofrer, que continue com eles.

  6. É a coisa esta feia para os militares, sargento das forças armadas recebendo menos que soldado de algumas PM como PMDF, PMMG, PMSC, PMPR e ainda uma promoção em 19 anos e ainda esperando desde 1990 melhorar e o Sr Bolsonaro nem cumpre as promessas de campanha e ainda a reestruturação que só ajudou de major para cima, é a coisa tá feia e pode piorar nas eleições se não for feito algo a respeito da tropa e pensionistas.

    1. Verde Oliva no 12 de junho de 2021 a partir do 21:01
      vc deve ser civil pois um Sgt EB com as ajudas de custo de quase 100 mil a cada 2 anos para a Gu 1 CAT esta tirando mais que um PRF, isso sem falar em hospitais militares, PNR e auxilio uniforme a cada 3 anos que vocês não tem, ainda não da para comparar militares federais com nenhuma outra instituição estadual por mais bem gerida que seja. Fato!

      1. Refaz esse seu cálculo.
        Tome por base o sargento comum, e não aquele que tem altos contatos e faz viagens, missões boas, etc.
        O salário de praça das F.A está muuuuuito distante de outras carreiras.

  7. Ainda que tais percentuais sejam verdadeiros, devemos ter em mente, ou melhor, os Generais devem ter em mente que as FA não são uma marca, um “brand” precificado tal qual ocorre numa empresa cujo valor deve ser mantido a qualquer custo.

    De que adiante ficar almejando uma aceitação, “marca boa no mercado”, ao preço da inação ou omissão do papel político – fiel da balança do desequilíbrio entre os três poderes da república – que as FA possuem. Sim as FA são instituições políticas permanentes, seus membros não são políticos de carreira no sentido estrito, não é mister das FA, mas elas como um todo possuem um peso político dentro do cenário nacional.

    E tal peso político deve sim servir ao povo no intuito de, atendendo aos anseios deste, ocupar os espaços que antes eram ocupados por bandidos travestidos de políticos, ou impedir que bandidos travestidos de políticos e magistrados promovam o desequilíbrio entre os poderes da república.

    Não é papel das FA fortalecer a sua marca no mercado (aceitação pela opinião pública) através de vacinação, distribuição de de cestas básicas, construindo pontes, pavimentando estradas ou promovendo atendimento médico, pois são ações que bem ou mal podem e devem ser realizadas pelas instituições civis públicas ou privas (incluindo as fliantrópicas). Às FA cabem manterem-se sem com a aparência – ao menos isso – de força bélica, manter a espada sempre sendo afiada bem na frente dos inimigos internos para que estes não ousem querer ver a espada ser desembainhada.

    1. Inimigo interno?
      Amigo a responsabilidade das F.A é o inimigo extermo.
      O “inimigo interno” ( nem sei o qie é isso) é de responsabilidade das polícias.
      O papel das F.A na ordem pública é residual.
      Essa imagem errada das F.A de perseguir a população é estremamente prejudicial.

      1. Existem inimigos internos sim, notadamente organizações criminosas e políticas que tenham a intenção ou potencial de promover rupturas institucionais.

        Crer que as FA só tenham competência para lançar foguetes e efetuar tiros somente contra um improvável inimigo estrangeiro que atravessará o oceano Atlântico ou as fronteiras terrestres é, no mínimo, uma visão muito tacanha, típica do tipo de militar que quando em serviço no Btl orienta os seus subordinados a fazerem vistas grossas para crimes cometidos na calçada do quartel por medo do “capa preta”, caso a intervenção gere algum resultado indesejado.

  8. Tem muita gente sem noção mesmo. Não conseguem rebater a pesquisa daí culpam o veículo que a divulgou. Isso é típico de quem não tem argumentos, tentar desqualificar o mensageiro em vez da mensagem.
    Ainda sou adepto ao velho ditado, “diga com quem andas e eu direi se irei contigo”. A última parte é de autoria de um amigo.
    Enquanto esse bando de mercenários estiverem apoiando esse governo parte da população vai perder a credibilidade nas FA.

  9. Mais uma vez está provado que a politica entrou dentro dos quarteis ,está dentro do governo e se confunde com ele para a opinião pública principalmente militares do EB que por ação ou omissão trabalham essa imagem para o lado negativo , isso há muito tempo foi observado e nada foi feito, com consequências imprevisíveis onde quem sairá no maior prejuízo serão os praças ,lado mais fraco da força por não ter representatividade no parlamento .

  10. Faz uma pesquisa dentro dos quartéis pra ver como ta a situação do Bozonaro, pergunta pros 3ºs sargentos ??? pergunta pros 2ºs , pergunta quem vai fazer campanha em casa pra colocar mais Generais de ministro.

  11. Continuo achando que jamais deveríamos “tomar partido”. Pessoas têm preferências políticas, instituições não. Pelo menos não em países sérios. A partir do momento que a sociedade percebe que as FAs “têm lado”, as pessoas que discordam do atual governo imediatamente as vêm como adversárias. Um terrível engano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo