“Não é o Exército Brasileiro que estará sob análise”, diz Renan sobre CPI

O senador Renan Calheiros (MDB-AL). (Foto: Jonas Pereira/Agência Senado)

Gestões do Ministério da Saúde podem ser investigadas na CPI, diz Renan

Gustavo Nicoletta
São Paulo – O Ministério da Saúde e a decisão de escolher um general para comandar a pasta em meio à pandemia de covid-19 será um dos elementos analisados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará os erros e omissões do governo no combate à doença, afirmou o relator da comissão, o senador Renan Calheiros (MDB-AL).
“Não estaremos, queria repetir, investigando nomes ou instituições, mas fatos e os responsáveis por eles. As gestões do Ministério da Saúde, evidentemente que podem ser apuradas investigadas a fundo. Ainda não é o caso”, disse ele durante um pronunciamento.
O comentário faz referência indireta às trocas de comando no Ministério da Saúde feitas pelo presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19, e em particular à nomeação de Eduardo Pazuello, um militar, para chefiar o órgão.
“Não é o exército brasileiro que estará sob análise, uma instituição permanente de estado. Imaginem um epidemiologista conduzindo tropas em Monte Castelo. Na pandemia o ministério foi entregue a um não especialista. O resultado fala por si só: no pior dia da covid, em apenas 4 horas o número de brasileiros mortos foi igual a todos que tombaram nos campos de batalha da segunda guerra mundial”, disse Renan Calheiros.
“O que teria acontecido se tivéssemos enviado infectologista para comandar tropas? Provavelmente um morticínio. Porque guerras se enfrentam com especialistas, sejam elas guerras bélicas ou guerras sanitárias. A diretriz é clara: militar nos quartéis e médicos na saúde. Quando se inverte, a morte é certa”, acrescentou. Leia mais.
Agência CMA/montedo.com

16 respostas

  1. Esse bandido posando de advogado das FFAA.
    Estão vendo aí bolsopatas o que esse “presidente” tem feito nossa Instituição passar.
    Quando não é uma quadrilha de bandidos no Poder, vem essa gente altamente desqualificada.

    1. Acusar qualquer um acusa desde que queira acusar. É assim que funciona, narrativas para desqualificar. A inquisição ainda tem seus asseclas, por toda parte, tentando barrar o rumo da história, como fizeram ao queimar dezenas de milhares de pessoas em fogueiras. Abra o olho, camarada, pois o “defensor” das FFAA só está querendo se proteger.

  2. Só falou o óbvio. O exército é uma instituição maravilhosa e digo isso porque transformou a minha vida. Entrei com a oitava série e fui para reserva formado em direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, aprovado no exame da Ordem e com três especializações.
    Já no que se refere aos integrantes das FA eles são oriundos da sociedade, ou seja, infelizmente, nessa instituição maravilhosa tem toda espécie de pessoas. Como existe todo tipo de pessoas oriundas da sociedade por vezes vemos essas pessoas serem descobertas fazendo M ou as vezes fazem M na cara dura mesmo, achando que o país Brasil como um grande quartel. Não aprenderam nada no que se refere a urbanidade.
    Uma hora a conta chega.

      1. …”Parabéns veterano”…
        Hummm!
        O descompromissado se entregou, não é um sargento QE ou QESA.
        Ele é um marujo, é da Marinha, essa expressão ‘veterano’ só é utilizada lá.

        Deve ser um ‘Cabo descompromissado’ da Reserva da Marinha.
        Tá explicado.

    1. Ninguém está vendo nada.” “, o resultado é um só. Novo sistema de governo em virtude de que o sistema político está apodrecido. 142 é a única solução para o momento.

      1. Isso! O Congresso pode usar o Art, 142, já que é um dos poderes constituidos, para acionar as Forças Armadas e por ordem na casa!

  3. Caros a CPI parece que vai buscar os erros do Governo Federal, materializá-los, por questöes políticas partidárias, eleições, centrar o foco nestes erros e talvez esquecer o resto….que resto: para aonde foi parar o dinheiro do Governo Federal….aonde foi aplicado pelo Estados e Municípios….O Governo Federal pode ter tido falhas, mas não tirou o Foco de suas responsabilidades. Se não me engano nenhum governo estadual prestou estas informações decorrente de ação emanada, acho, do Ministério Público Federal….A guerra agora é do qto pior, melhor para os oposicionistas ao Governo Federal… A eleição no Brasil é estranha para quem sonha com saúde, educação e progresso para todos através do empreendedorismo da livre iniciativa. Temos milhões de pessoas desempregadas, semi analfabetas que dificultam a empregabilidade… O Brasil é um país de grandes dicotomias socias e os que mais falam delas culpando outros, na história do Brasil, são os momentos de maior corrupção exposto pela mídia…o voto consciente e não apaixonado é uma necessidade…qdo jovem o muro de casa era alto e o cachorro latia…hoje além disso tem cerca elétrica e segurança privada…orando pelo Brasil….

  4. A comparação pode ser também:

    Como é que um analfabeto foi eleito presidente 2 vezes? Como pode um senador que responde a 11 processos comandar uma CPI que apura possíveis “falhas”? Como puderam gastar 50 bilhões com copa do mundo em detrimento de hospitais e melhorias no sistema de saúde? Como nenhum politico abriu mão de nenhum centavo em favor da população? Como, depois do desarmamento da população os assassinatos foram a 70 mil por ano? Como conseguiram manter 20 mil obras paralisadas? Como conseguiram quebrar a industria naval?

    A China matou 13 milhões de empregos no Brasil e os aloprados aplaudem. Criam o veneno, vendem o remédio e insumos e ainda tem maluco que defende. Como deixaram chegar nessa situação? Além das vacinas experimentais, o maior experimento já feito em toda a humanidade, apenas os médicos que estão à frente do combate à doença e que estão curando as pessoas sabem como tratar. Nenhum outro protocolo internacional foi “sancionado”. Vai ser assim, uma cepa hoje, outra amanhã, e a CPI quer apurar “falhas” de algo inesperado, como se pudessem prever um tsunami, um terremoto e estar o mundo inteiro preparado para as consequências.

  5. Você ‘orando pelo Brasil’, e eu por você. Observe abaixo:

    Seu Messias recusou onze vezes a aquisição de VACINAS.

    1) Seis são referentes à Coronavc. Há três ofícios assinados pelo diretor do Instituto Butantan, comprovando tal fato.

    2) Três ofertas formais feitas pelo laboratório Pfizer. A primeira delas foi feita em agosto de 2020, quando a farmacêutica colocou à disposição do Brasil 70 milhões de doses para serem entregues em dezembro de 2020.

    3) Duas vezes que o governo Jair Bolsonaro se recusou a participar consórcio da Covax Facility. Segundo o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, o Brasil só aderiu no terceiro convite para aquisição de 212 milhões de doses.

    Eduardo Sobreira Muniz, pergunto:

    a) quantas vidas poderiam ter sidos salvas se seu Messias adquirisse essas vacinas desde agosto de 2020.

    b) quantas crianças deixariam de serem órfãos se seu Messias adquirisse essas vacinas desde agosto de 2020.

    c) quantos empregos poderiam serem salvos se seu Messias adquirisse essas vacinas desde agosto de 2020.

    Quantos Eduardo Sobreira Muniz, quantas?

    E você tirando a responsabilidade de seu Messias por um fato já de total domínio publico, de que a grande maioria de governadores e prefeitos são corruptos e desviaram verbas governamentais.

    Uma coisa não exclui outra, o ‘mito’ é o maior responsável por essas 400.000 motes.

    O pior de tudo é pensar que você possui título de eleitor, e, provavelmente, comparecerá as urnas ‘eletrônicas’ ano que vem.

    Que desagradável !

    1. Excelente colocação. Quanto ao Sobreira Muniz, sugiro ore fervorosamente pelo ídolo dele e alguns da assessoria também, ainda mais agora, que a CPI começou com os trabalhos de inquirição.

  6. Vamos lá, Senador Renan Calheiros, essa CPI deve andar com celeridade e mostrar a verdade ao povo brasileiro, cansado das fake news. Agora temos alguns encolhidos, outros apregoando palavras ao vento, acredito que alguns não conseguem mais dormir com a tranquilidade de outrora. Mas esse dia havia de chegar, por justiça, que tarda mais não falha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo