Tenente-coronel da FAB é nomeado diretor responsável pelo Enem

01-11-2016-enem_120713_colegioprogressao

O coronel da FAB (Força Aérea Brasileira), Alexandre Gomes da Silva, foi nomeado hoje como diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A nomeação feita pelo governo Bolsonaro foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU).
Alexandre Gomes será o responsável por coordenar o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. O cargo estava vago desde janeiro, quando o antigo diretor responsável pela prova nacional morreu após ter complicações ao contrair covid-19.
De acordo com o Inep, a diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB) tem diversas funções educacionais.
Entre elas, “definir e propor mecanismos de realização das avaliações da educação básica”, promover, junto com os estados e municípios, a aplicação de exames e apoiar os estados e municípios em projetos de educação básica.
Esta diretoria é a responsável direta pela elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, o maior exame vestibular do país, realizado em todos os estados e no Distrito Federal.

Mudanças no Inep
Semana passada, o Inep anunciou um novo presidente do Instituto. Após Alexandre Lopes ser exonerado por uma “questão administrativa”, Danilo Dupas foi anunciado como novo presidente do órgão educacional. Dupas era secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior.
“Danilo é um profissional técnico, mestre em Administração, que atua no setor educacional há 20 anos. Como Secretário da Seres, realizou um brilhante trabalho em apenas 6 meses, reconhecido e elogiado tanto pelo setor público como pelo privado”, escreveu o ministro da Educação, Milton Ribeiro em uma rede social.

Diretora do FNDE é exonerada
Também na edição de hoje do Diário Oficial, foi publicada a exoneração de Renata Mesquita D’Aguiar, ex-diretora de Gestão de Fundos e Benefícios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A área que estava sob o comando de Renata tem entre suas competências planejar, coordenar e monitorar as atividades de agente operador do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O setor também coordena a operacionalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), que repassa recursos aos entes federados que oferecem atendimento na educação básica.
(Com Agência Estado)
UOL/montedo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo