Forças Armadas indisciplinadas ou com projetos ideológicos comprometem democracia, diz Mourão

Vice-presidente Hamilton Mourão durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto 09/07/2020 REUTERS/Adriano Machado

Vice-presidente também minimizou as dificuldades na logística de entrega das vacinas aos Estados

ESTADÃO CONTEÚDO
Emilly Behnke
O vice-presidente Hamilton Mourão avaliou nesta terça-feira (19) que a democracia é comprometida quando Forças Armadas são indisciplinadas ou ligadas a projetos ideológicos. Segundo ele, esse, contudo, não é o caso do Brasil, em que as Forças Armadas são comprometidas com as suas missões.
Mourão também minimizou os problemas logísticos enfrentados pelo Ministério da Saúde na entrega das doses da CoronaVac aos Estados, e destacou que o importante agora é que o país entre “no modo on da vacina”.
Na segunda-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro disse a apoiadores que “quem decide se o povo vai viver em uma democracia ou ditadura são as suas Forças Armadas”. O chefe do Executivo também comentou que “não tem ditadura onde as Forças Armadas não a apoiam”.
As declarações do presidente de tom ideológico ocorrem em meio às pressões pela atuação do governo no combate à pandemia da covid-19. A declaração do presidente vai contra a Constituição e foi criticada por parlamentares e pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin.
— O presidente (Jair Bolsonaro) já tocou nesse assunto várias vezes. É óbvio, se tiver Forças Armadas indisciplinadas ou comprometidas com projetos ideológicos, a democracia fica comprometida. Não é o caso aqui do Brasil obviamente, mas nós temos nosso vizinho, a Venezuela, que vive uma situação dessas aí — disse Mourão em conversa com jornalistas na chegada à sede da Vice-Presidência nesta manhã.
Questionado se a atuação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reflete na imagem das Forças Armadas, Mourão citou que os militares sempre são vistos como representantes das Forças Armadas.
— Apesar do ministro ser um oficial general da ativa, mas independente do cara estar na ativa ou na reserva, qualquer militar sempre é visto como representante das Forças — disse.
Em relação às críticas por atrasos na distribuição da vacina na segunda, Mourão avaliou que a entrega “não deu errado”. Ele lembrou que o prazo anterior anunciado por Pazuello, após aprovação do uso emergencial da vacina, era de “dois a três dias” para a chegada do imunizante nos Estados.
A data inicial para a vacinação nacional era prevista para quarta-feira (20), mas o calendário foi antecipado em reunião entre o ministro e governadores.
— O que aconteceu é que ficou aquela expectativa que da noite para o dia ia chegar no Acre e no Rio Grande do Sul ao mesmo tempo. É complicado. Vamos lembrar o que ele tinha falado anteriormente, tanto que a linha de ação é que a vacinação só começasse amanhã — ponderou.
Mourão respondeu ainda sobre a pressão de governadores para antecipar a entrega da vacina. Para Mourão, houve “ansiedade” e “certa “exploração política”.
— Acho que é aquela história, muita ansiedade, também é óbvio que há uma exploração política disso aí. Mas é aquela história, nessas horas muitas vezes o controle foge — disse.
O vice-presidente refutou, contudo, que Pazuello tenha perdido o controle, mas acrescentou que “a gente perde o controle quando há um excesso de pressão”. Na visão de Mourão, o fundamental é que a vacina esteja chegando e que o país em breve entrará no “modo on”, de produção dos imunizantes em escala para vacinar cerca de 70% da população até o fim do ano.
— Fundamental é que a gente consiga entrar no modo on da vacina — disse.
GZH/montedo.com

34 respostas

  1. Não vivemos isso aqui ainda General Mourão. Alguns
    Militares do EB seduzidos pelo discurso tresloucado e ante esquerdista do presidente estão loucos por uma ditadura no país.
    Esses Militares acresitam que todos os que não concordam com o presidente são “esquerdistas e ou melancias”. Incluido nesta classificação o senhor, o General Santos Cruz e o próprio montedo. São fanático perigosos.

    1. Sobre os nomes dos generais que citou:

      General Mourão foi a opção “menos pior” para forma a chapa de Bolsonaro. Em 2022, é bem provável que terá alçar voo solo (muito provavelmente, será mais um a jogar pedra no PR, demonstrando toda a ingratidão e deslealdade).

      General Santos Cruz só começou a falar mal do governo depois que foi chutado do mesmo (ficou magoadinho igual quando oficiais – principalmente generais – são contrariados).

    2. Forças armadas tem de ser bem remuneradas, com equipamentos atualizados, bem estruturadas em termos de suprimentos (munição, aviões, navios, morteiros, lançadores de foguetes etc), esse não é o caso do Brasil, onde militares conseguem ganhar menos do que policiais, e ainda são desmoralizados pela classe política, principalmente os da esquerda.

      1. Tem gente por aqui com saudades da esquerda. Tivemos nossos soldos congelados durante 8 anos de FHC. Depois veio o pt e ficou nos alimentando com doses homeopáticas.

        Ainda não estamos no melhor dos sonhos, mas a se concretizar esses altos estudos para os atuais militares, teremos um levante na nossa remuneração.

        Espero que o pessoal que foi pra reserva entre 2001 e 2019 não seja deixado pra trás.

        1. Não sei o que é pior. Ser roubado pelos canalhas vermelhos ou enganados pelos irmãos de armas em quem confiavamos. Ou vcs acham que o Comando anterior do EB não sabia da reestruturação já que o ante-projeto foi arquitetado em 2018 e implementado pelo atual governo com o apoio de políticos corruptos. Queria saber que ditadura se sustenta sem tropa?.

        2. O levante de salário quando aumento será cada vez mais para a classe dos que ficaram bem na reestruturação. Infelizmente teve rebaixamento de salário para muitos e esses como serão tratados quando tivermos aumento de salário, será tirado mais ainda para dar aos de Escola? Está dividida a tropa? ou continuará sendo dividida? A questão salarial continuará? O que será feito em favor na unificação salarial, para que a hierarquia continue sendo preservada. O que tivemos até o presente momento por causa da reestruturação foi um verdadeiro alvoroço entre os que ficaram bem e os que sofreram rasteira na reestruturação.

    3. Me dê uma explicação do por quê os comunistas mataram mais de 200 milhões de pessoas dentro de seus territórios. Fpi por um mundo melhor?

      1. Deve ter sido por um mundo mais igualitário, onde todos são iguais debaixo da terra.
        E tem gente, inclusive dentro das FFAA, que compra esse discurso viu!

  2. Minha geração cavou a prosperidade, foi à luta. Meus pais já trabalhavam na roça aos 8 anos de idade depois de ir à escola. Eu comecei com 12 anos. Hoje, o jovem com 12 anos mata e é “recolhido” em escolas do crime. Com 18 anos é proibido de trabalhar em dezenas de negócios por causa de “insalubridade”.

    A grande maioria desse povo que vive de internet pensa que transporte aéreo, marítimo, ferroviário, terrestre é um clique e um download, muitos nunca saíram de suas cidades e não conhecem a vastíssima extensão territorial do Brasil. Educação é tudo!

    1. Amigo, voce ainda pode receber o Auto Estudos, mas esses que foram para a reserva entre 2001 e 2019 já ficaram para trás! Homens que durante 30 anos ou mais deixaram seu suor em praça de máquinas e conveses de navios em situações piores do que hoje. Digo isso porque durante anos esses militares serviram em navios da segunda guerra, fizeram eles funcionarem e navegarem graças as suas habilidades profissionais, e agora são ignorados como se não tivessem nenhum mérito. Com certeza tem militares da FAB que passaram pelas mesmas situações. É decepcionante!

      1. – Uma inspiração para ingressar nas FFAA foi um vizinho 3 Sgt Especialista da FAB, havia acabado de chegar de um curso de radares na França, quando o conheci era um adolescente de 14 anos, ele quase um segundo Sargento.

        – Hoje sou Capitão QAO e, o Especialista, Suboficial da FAB.

        – Essa disparidade de ascensão ao oficialato na Marinha e Aeronáutica em relação ao Exercito é abissal.

        – Penso que há necessidade de revisão nestas oportunidades de promoções entre as Forças.

      2. É, mas ganhavam no mínimo 13% a mais no soldo e foram pra reserva com 29 anos, caso não tirasse a LESM. Hoje são 35 anos no lombo e vcs sequer falam nisso, só pensam em dinheiro.

          1. Não, estou me referindo a quem foi para reserva entre 2001 e 2019. Os que foram antes de 2001 tem 30% e posto acima, não adianta pagar de “João sem braço”.

      3. Vi muita gente boa bem colocada na turma serem penalizados com essa LEI13954 ,criaram cursos que não foram disponibilizados ,sem falar de outros ,muitos outros que antes desse período (2001) fizeram igualmente todos cursos e estágios de carreira e não hora do reconhecimento foram usados somente para contribuir para AUMENTO do topo, diga-se de passagem ,suas pensionistas também foram atingidas , essa é a meritocracia que valoriza cursos de carreiras sem nenhum diferencial ou mesmo mérito real .

        1. Esperem mais um pouco para reclamar com o Rodrigo Maia. A esquerda vai vir com tudo para derrubar Bolsonaro. Então terão bastante tempo para conversar com Zé Dirceu, Lula, Toffoli, Maia, Lewandowski e outros da coalizão.

        2. Vão fazer com essa Lei 13.954 o mesmo que fizeram com os 18,56% e a MP 2215: inventarem uma coisa qualquer para não fazerem as correções e não cumprirem o acordo feito com os senadores durante a aprovação.

        3. João sem Braço, muitos vão fazer o “Altos Estudos”, terminar o curso, pedir reserva no dia seguinte e embolsar mais 1.800 reais. Quem fizer o curso deveria ficar mais uns 5 anos na ativa. Se a União não tem dinheiro para fazer as correções dos erros da reestruturação, esperem terminar todos os reajustes em 2023, e o próximo reajuste seria só para o pessoal prejudicado, principalmente os que foram para a reserva entre 2001/2019.

          1. Novamente vc está pensando em quem já está na beira de ir para a reserva. Esses provavelmente irão para reserva após o curso e concordo com vc que deveriam ficar mais tempo tbm, mas não esqueça que o tempo de serviço aumentou 5 anos e, daqui a algum tempo, não será assim, pois ainda terá bastante tempo na ativa após o curso.
            Kkkkk vc acredita mesmo em um reajuste assim ? Tá de brincadeira né campanha

          2. Não, não acredito, mas eles fizeram uma Lei que beneficiou uma parcela e prejudicou outros. Outra jeito seria redistribuir os percentuais de uma forma mais justa ou igual para todos.

  3. ADPF 672 / DF

    Presentes, portanto, a plausibilidade inequívoca de eventual conflito federativo e os evidentes riscos sociais e à saúde pública com perigo de lesão irreparável, CONCEDO PARCIALMENTE A MEDIDA CAUTELAR na arguição de descumprimento de preceito fundamental, ad referendum do Plenário desta SUPREMA CORTE, com base no art. 21, V, do RISTF, para DETERMINAR a efetiva observância dos artigos 23, II e IX; 24, XII;30, II e 198, todos da Constituição Federal na aplicação da Lei 13.979/20 e dispositivos conexos,

    RECONHECENDO E ASSEGURANDO O EXERCÍCIO DA COMPETÊNCIA CONCORRENTE DOS GOVERNOS ESTADUAIS E DISTRITAL E SUPLEMENTAR DOS GOVERNOS MUNICIPAIS,

    cada qual no exercício de suas atribuições e no âmbito de seus respectivos territórios, para a adoção ou manutenção de medidas restritivas legalmente permitidas durante a pandemia, tais como, a imposição de distanciamento/isolamento social, quarentena, suspensão de atividades de ensino, restrições de comércio, atividades culturais e à circulação de pessoas, entre outras;

    INDEPENDENTEMENTE DE SUPERVENIENCIA DE ATO FEDERAL EM SENTIDO CONTRÁRIO, sem prejuízo da COMPETÊNCIA GERAL DA UNIÃO

    para estabelecer medidas restritivas em todo o território nacional, caso entenda necessário. Obviamente, a validade formal e material de cada ato normativo específico estadual, distrital ou municipal poderá ser analisada individualmente. Intimem-se e publique-se.

    Brasília, 8 de abril de 2020.

    Ministro ALEXANDRE DE MORAES Relator

    Documento assinado digitalmente

    1. “INDEPENDENTEMENTE DE SUPERVENIENCIA DE ATO FEDERAL EM SENTIDO CONTRÁRIO, sem prejuízo da COMPETÊNCIA GERAL DA UNIÃO…”

      Ou seja, responsabiliza e não responsabiliza, a Espada de Dâmocles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo