Isso é sério???

vida das praças importam

Dize-me com quem andas, e te direi quem és…

61 respostas

  1. PRESIDENTE FRACO. Foi ouvir chororô de QE’s, Sub’s o que aconteceu? 4 graduações para diluirmos 5 anos. 3 sgt 10 anos, 2 sgt 9 anos… 19 anos, uma promoção. PARABÉNS AOS ENVOLVIDOS, ECEMICOS VCS SAO NOTA MIL. MANDARAM BENZAO…

    1. Essas reclamações não nos representam, nós QEs de verdade estamos felizes com o nosso Presidente, não deixem esses melancias espalharem discórdias no nosso EB.

  2. 10K é mais que suficiente para viver com dignidade, mas desde de que tenha controle financeiro. Pessoal com mais de 45 anos que não conseguiu seus objetivos honestamente e dentro de suas capacidades, revejam seus conceitos.
    Vou dormir agora, tomei todas. “SHOL”

    1. Mas caso esse projeto vingue haverá reclamações dos que estão na reserva pois irão alegar que na época deles não tinha essa promoção para Suboficial-Mor.

  3. Tenho observado críticas de colegas sobre a lei 13.954 (Reestruturação da Carreira Militar). A grande maioria de reclamações são advindas de cabos, QESA’s e SO’s na reserva (não estou tirando o mérito das reclamações e sim constatando um fato!)
    Gostaria de lembrar que o Bolsonaro, antes de tornar-se Presidente, repetia inúmeras vezes que a carreira militar estava pouco atraente resultando em grande número de graduados e oficiais a abandonando suas carreiras por falta de perspectiva.
    A Reestruturação foi feita pensando em duas coisas:
    *ATRAIR E RETER TALENTOS!*
    Essa lei dará um grande impulso na *Carreira* dos Militares.
    Vou dar exemplo de um jovem passando em um concurso para Sargento. Ele terá as seguintes oportunidades (Segue exemplo da FAB):
    -Terceiro Sargento: Terá que fazer o *Curso de Especialização de Graduados* (CEG) (Especialização – equivale a 16% do soldo)
    -Segundo Sargento: Terá que fazer o *Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos* (CAS). (Aperfeiçoamento – equivale a 45% do soldo).
    -Primeiro Sargento: Terá que fazer o *Curso de Aperfeiçoamento Avançado* (CAA) – Altos Estudos Cat. II – equivale a 68% do soldo)
    -Suboficial: Terá que fazer o *Curso de Estudos Avançados para Graduados* (CEAG) e/ou Graduado-máster (Altos Estudos Cat. I – equivale a 73% do soldo).
    Reforço que todos esses cursos resultarão em impacto salarial com aumento do Adicional de Habilitação Militar.
    Sem contar que a cada promoção o Adicional de Compensação por Disponibilidade Militar aumentará.
    Muitos estão reclamando que os cursos estavam previstos desde 2001 mas sinceramente, você viu alguém reclamar disso antes?
    Com a Reestruturação a carreira ficou mais atraente valorizando a meritocracia e dando maiores oportunidades, sem que o oficialato seja a única alternativa para ter uma melhoria salarial.
    Quanto a questão levantada sobre disparidade que irá ter entre os que estão na reserva e os que estão na ativa lembro que desde 2001 existe essa diferença pois há militares da mesma graduação que ganham posto acima além de 30% referente ao anuênio. O que não poderia acontecer seriam reajustes salariais diferenciados para ativa e reserva e a perda da integralidade ao passar para a inatividade, mas esses dois itens pétreos não foram mexidos.
    Vejo que essa lei possibilitará uma nova geração de militares com sua carreira mais valorizada.
    E quem estava na reserva não ficou para trás já que, no caso de Suboficial, receberá o adicional de disponibilidade de 32% (em substituição ao anuênio) e o CAS passará para 45% do soldo.
    Lembrando que essa reestruturação não é reajuste salarial e teremos que pressionar o governo para termos uma política de revisão dos soldos anualmente.

    1. Sempre tem um puxa saco do sistema, quando é oficial entendemos, pois ele quer enganar o praças para manter seu escravo………… mais quando é praça que defende da ASCO.

    2. Sua maneira de pensar é fácil ,suponho que tenha esses benefícios elencados ,um ou quase todos ,sorte sua ,mas a questão passa pela lacuna ,período de 2001 a 2019 onde ocorreram as maiores perdas , pois nesse espaço de tempo não houve posto acima ,perda igualmente do tempo de serviço e para agravar a disponibilidade dos cursos previstos ,sendo a responsabilidade para disponibilizar da força que detém a grade de cursos pois até então tínhamos total confiança no comando e estávamos preocupados com nossa missão , restando pouco tempo para fazer o serviço dos outros ,sem contar que não é nossa função. Quanto “atrair e reter talentos ” não vejo diferença ,pois cumprimos todos cursos previstos e disponibilizados ,faltou fazerem sua parte ,as missões foram concluídas com êxito demonstrando nosso mérito ,mesmo não sendo aumento salarial ,como dizem ,mas o salário para alguns sofreu aumento nominal e outros houve um decréscimo ,acho que faltou valorizar quem no passado construiu a força no que ela é hoje ,não existe reclamação gratuita temos argumentos constatados pelas autoridades gerando um acordo para que fizéssemos suas correções ,coisa que até então não aconteceu .

      1. Muito obrigado! A lei 13.954 não é perfeita, mas não é por isso que ela é ruim. Foi o que se pode fazer em um ano de Reforma da Previdência com todo o Congresso de olho nas Forças Armadas.
        Conheço militares graduados que tinham o pensamento de usar a vida militar como um trampolim pois pensavam em dar baixa assim que terminassem a faculdade. Porém com a nova lei desistiram diante das novas perspectivas na carreira. Não estou dizendo que funcionou 100% mas muitos desistiram de dar baixa. Isso foi fato constatado por mim!

    3. Em relação ao que vc comentou acrescento apenas uma coisa, deveria ser mantido o tempo de serviço que o militar adquiriu até o ano de 2001 e foi congelado. Mesmo que tivesse alguma distorção e com certeza terá, isso de certa forma “compensaria” os cursos que o pessoal que passou para a reserva não pode realizar por falta de implementação.

      1. Talvez implante no próximo ano.
        O curso CAA da FAB de Altos estudos II será implantado no ano que vem.
        Sugiro leitura da PORTARIA NORMATIVA Nº 86/GM-MD, DE 22 DE SETEMBRO DE 2020

  4. Ao BRONZEADO:
    Quem dizia que a carreira militar estava ruim? Que nao havia atrativos? Justamente… agora que ele foi pra la 5 anos no lombo do Praça. 4 graduações. VEXAME. Militar na POLITICA NUNCA MAIS

  5. Sou radicalmente contra o Bolsonaro, independente da vida militar, principalmente pelos seus valores morais e de ele ser contra a vida (florestas e vacinas são exemplos), sem contar a conduta de proteger os fortes socialmente, tais como os grandes empresários, as grandes empresas, os grileiros, os donos de terras, em detrimento dos mais sofridos, que pisa e humilha. Reparem que nem falei da propaganda fácil de proteção dos seus filhos, parentes e amigos, que é café pequeno e só serve para distrair os seus adversários.
    Dito isso, e apesar de tudo, a reestruturação é justa, gostem ou não. Sofri o diabo com a MP do mal, privilegiando só os mais antigos e os que eram de escolas militares. Só um exemplo, quando entrei o meu tempo integral de faculdade (condição para entrar) que era completo, assim como o tempo dos que eram de academia, foi contado proporcional ao tempo de serviço, o que não foi estabelecido com os de academia. A contagem era apenas uma forma de contar o que já tinha adquirido inteiro ao entrar. Deixa para lá, a maioria aqui é não quer saber dos outros, então, apesar de tudo, a reestruturação nivelou a distancia que ficou dos que foram para reserva antes de 2001 com os demais.
    Quem reclama dessa reestruturação são os que não foram atingidos pela MP do mal ou fantasiaram que ficariam ricos.

  6. De fato o Presidente teve a oportunidade de humanizar as forças armadas e tudo que conseguiu foi acentuar o abismo entre oficiais e praças.

    Criou-se um emaranhado de gratificações que não são para todos! Uns poderão fazer os cursos que habilitam a percepção de gratificação e outros não.

    Na Marinha por exemplo esses cursos se tornaram uma grande dor de cabeça, pois os requisitos inventados excluem uma considerável parcela de militares.

    1. PENSEI QUE ESSE GOVERNO SERIA A TÁBUA DE SALVAÇÃO, PORQUE FOI CRIA MILITAR E POLITICA. NA VERDADE É A PIOR DESGRAÇA PRA TROPA, PUXA SACO E MIMADOR DE GENERAIS, QUE JAMAIS O ACEITOU COMO POLITICO, WUE SENTEM INCOMODADOS SEREM SUBMISSOS A UM CAPITÃO.

    2. Agora vc disse a verdade, Bolsonaro tinha tudo pra corrigir as distorções e não fez, criou uma lacuna, quebrando a hierarquia entre reserva x ativa, e até mesmo dentro da ativa, por exemplo na Marinha tem Altos Estudos 2 pra segundo-sargento e não tem pra primeiro-sargento, lamentável.

      1. A hierarquia financeira entre ativa e reserca foi desfeita em 2001, criando uma discrepância sem igual, quando os inativos recebiam até 30% a mais que aqueles que estavam carregando o piano. Naquele momento não houve nenhuma manifestação para buscar isonomia com a ativa. A reestruturação não é perfeita, mas trouxe sim atratividade à carreira militar.

        1. Prezado colega, é isso que tento esclarecer. Gostei do seu posicionamento.
          Ficaria impossível para uma evolução da carreira em que ficasse engessado a criação de novos cursos e/ou novas graduações/patentes.
          Fico pensando o que aconteceria se fosse criado uma nova graduação depois de Suboficial/Subtenente como foi o caso da minuta em que constava o Sub-Mor?
          A quantidade de Suboficiais/Subtenentes da RR reivindicando essa promoção seria imensa.
          Penso assim: vou para a reserva ganhando meu salário integral e o mesmo reajuste no soldo que as Forças Armadas tiverem. Agora, tenho consciência que se surgirem novos cursos, ou novos adicionais como por exemplo auxílio moradia será para uma nova geração!!!! Simples assim!

  7. AS eleiçoes foram um raio x do que espera esse desgoverno. Um fracasso só.
    Eles não cumprem com a palavre e isso é grave para qualquer um que se atreva a estar no poder.
    Esta sendo pior do que os petralhas para os militares praças.
    Para os generais seus baboes e assemelhados, tudo está uma tremenda festa, eles soltam fogos todos os dias, mas como tudo nesse mundo passa, esse oba oba vai acabar.
    Aproveitem bem agora que a rebordosa vem ai.

  8. Caro José Antônio Moreira dos Santos no 13 de dezembro de 2020 a partir do 08:57;

    O amigo disse:
    …”E quem está na reserva não ficou para trás já que, no caso de Suboficial, receberá o adicional de disponibilidade de 32% (em substituição ao anuênio)”…

    – excelente compensação aos Suboficiais e Subtenentes que passaram a Reserva remunerada antes da Lei 13.954, da Reestruturação da Carreira Militar. Deu um respiro legal a esses companheiros que por opção ou preterição não obtiveram as promoções ao QAO.

    – porém, a regra acima não se aplica aos Tenentes e Capitães do QAO, ou seja, não receberão o adicional de disponibilidade de 32% em substituição ao anuênio.

    – de qualquer forma, pelo menos estes Suboficiais e Subtenentes da Reserva foram em parte financeiramente valorizados.

    1. Boa tarde prezado senhor.

      O senhor está equivocado.
      Todos os oficiais do QAO recebem o percentual de 32%. Eu sou Of QAO e recebo esse valor que é muito superior ao adicional de tempo de serviço que recebia no passado (16%).

      1. Agradeço a todos a atenção e correção no meu entendimento da Lei.

        Que boa notícia.

        Abraços aos amigos da Reserva e boa sorte aos companheiros Subtenentes no concurso ao CHQAO.

    2. Amigo… ainda não conseguiu ler a lei?????? Além dos 32% de Disp para TODOS os QAO, tbm terá mais 25% de CAS. Ok. Não ficou ninguém pra trás!

  9. …dos percentuais do Adicional de Compensação por Disponibilidade Militar:

    a) Suboficial e Subtenente = 32%

    b) Capitão-Tenente e Capitão = 12%

    c) Primeiro-Tenente = 6%

    …”Em que pese não poder haver cumulação com o Adicional de Tempo de Serviço (inc. IV do caput do art. 3º da MP 2.215-10/2001) “…

    Com isso, vejamos o caso hipotético abaixo:

    – dois militares com os mesmos 18% tempo de Adicional de Tempo de Serviço ao ingressarem na Reserva no ano de 2015;

    – militar “A” ingressou na Reserva como Subtenente;

    – militar “B” ingressou na Reserva como Capitão QAO;

    – o Subtenente passará dos 18% do Adic Tp Sv para 32% do Adicional de Disponibilidade Militar;

    – já o Capitão QAO permanecerá com o Adic Tp Sv (18%) por ser superior ao percentual referente ao seu posto do Adic Disponibilidade Militar, que é de 12%.

    De qualquer forma, repito, pelo menos estes Suboficiais e Subtenentes da Reserva, foram, em parte, financeiramente valorizados.

    1. ERRADO. Os Ten e Cap QAO seguem o mesmo percentual do Subtenente 32%. O percentual de 12% é somente para os Ten e Cap que não foram Subtenentes. A partir do momento que o militar passou pela graduação de Subtenente já fica com o percentual de 32% que carrega nos sucessivos postos . Leia todo o texto da lei, não apenas a tabela. Não há nenhuma vantagem exclusiva dos Subtenentes como o senhor tenta fazer endender.

      1. Valeu Sargento “…….” dos estamentos inferiores.

        Antes duvidava, agora tenho certeza, sou uma anta de duas patas, abraço.

        32%

  10. Caro 1 Sgt 2002,

    Companheiro, gostaria que estivestes certo na afirmação que “Além dos 32% de Disp para TODOS os QAO”.

    …dos percentuais do Adicional de Compensação por Disponibilidade Militar:
    a) Suboficial e Subtenente = 32%
    b) Capitão-Tenente e Capitão = 12%
    c) Primeiro-Tenente = 6%

    Abraço

    1. Meu amigo! Não leia somente a tabela! E sim toda a lei. QAO foi ST e por isso fica com 32%. É só pedir qualquer QAO pra ver o contracheque atual e confirmar

      1. Perfeito companheiro. Sou um médio brasileiro limitado, preguiçoso e vou direto pra “tabelinha” e não ao texto da Lei.

        Abraço

        32%

  11. A verdade é que um governo militarizado se mostrou ruim para muitos praças.
    Governo Bolsonaro teria tudo para fazer um ótimo governo para todos, mas optou apenas por alguns, justamente aqueles que menos precisam.
    Bolsonaro é só desilusão.

  12. “TUDO ISSO ACONTECENDO E EU AQUI NA PRAÇA DANDO MILHO AOS POMBOS…..”

    ALGUNS PRAÇAS SÓ SERVEM PRA ISSO: JOGAR MILHOS AOS POMBOS.

    NO CASO, OS POMBOS SÃO BOZOMINTO E SEUS ASCETAS……

    CONTINUEM, 2022 VEM AI….. ELE NÃO ME REPRESENTA!

  13. Não estou gostando do tratamento do Bolsonaro e do Comando das Forças Armadas com as Praças, mas, essa esquerda não tem moral para falar nada.

    Foram eles (PSDB, PT e PMDB) que acabaram com os direito dos militares, sucatearam as Forças Armadas e deixaram o desmatamento na Amazônia correr solto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo