Escolha uma Página

A FAB informa que em uma ação interministerial, entre Ministério da Defesa e de Minas e Energia, envia ao Amapá dois aviões da Força Aérea Brasileira (C130 Hercules e o KC390 Millenium) com ajuda para a situação do apagão.
O Hércules saiu do Rio de Janeiro, fez parada em São Luís do Maranhão, e pousa às 18h desta sexta-feira, 6, no aeroporto de Macapá. Ele leva duas máquinas de purificação, para aumentar o esforço de purificação de óleo de um dos transformadores da subestação que apresenta problemas.
Já o KC saiu de Boa Vista a tarde, fez pouso em Tabatinga, e chega em Macapá hoje à noite ou na manhã de sábado, 7, levando seis geradores (2 de 500kva e 4 de 250kva) que vão, temporariamente, suprir serviços essenciais para amenizar a situação
Hoje (6/11), um C-130 Hércules da #FAB decolou de São Luís/MA com destino a Macapá/AP transportando equipamentos que serão utilizados para o restabelecimento do fornecimento de energia no Amapá.

— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) November 7, 20

Catorze das 16 cidades do Amapá, incluindo a capital Macapá, continuam sem energia elétrica desde a noite da última terça-feira, 3, quando uma subestação pegou fogo.

Nota oficial:
“O Ministério de Minas e Energia (MME) apresenta as atualizações das ações realizadas com o objetivo de restabelecer o fornecimento de energia elétrica no estado do Amapá.
– A máquina de purificação do óleo que foi transportada de balsa chegou nesta sexta-feira (06/11) à Macapá/AP e já se encontra na subestação de Macapá para o processo de purificação.
– Uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) está se deslocando do Rio de Janeiro/RJ para São Luís/MA, com previsão de chegada às 13h40min. Na capital do Maranhão, mais duas máquinas de purificação serão embarcadas na aeronave da FAB e transportadas para Macapá/AP, com a finalidade de aumentar o esforço de purificação do óleo do transformador número 3 que está na subestação.
– Existe uma perspectiva de que o nível necessário de purificação do óleo para acionamento do transformador número 3 seja atingido na noite desta sexta-feira e, com isso, seria possível restabelecer a carga de cerca 70% das necessidades elétricas dos 14 municípios atingidos com a falta de energia.
– Hoje também, uma aeronave KC-390 da FAB se desloca de Boa Vista/RR para Manaus/AM a fim de transportar 4 geradores até Macapá/AP para atender, de forma emergencial, as atividades essenciais que serão designadas pelo Governo do Estado.
– Na manhã desta sexta-feira, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, realizou uma reunião de alinhamento das ações já realizadas e, também das futuras, com o Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e com o Governador do Amapá, Waldez Góes.”
BAND/montedo.com

Skip to content