Escolha uma Página

Avaliação da Procuradoria-Geral do Estado se refere a atividades de acolhimento da comunidade escolar, iniciadas na segunda-feira

GABRIEL JACOBSEN
Após dias de análise e pedidos de informação, o governo do Estado avalia que o Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) está respeitando as regras sanitárias ao retomar as atividades presenciais na instituição. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (30) pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE). A análise do caso será ampliada nesta quinta-feira (1o), durante reunião do gabinete de crise do governo do Estado.
O Colégio Militar retomou a convivência presencial entre alunos, professores e funcionários na segunda-feira (28). As chamadas atividades de acolhimento, que se estendem até sexta (2), não incluem aulas com conteúdo. Essas serão retomadas em 12 de outubro.
Inicialmente, a retomada de atividades presenciais de ensino em Porto Alegre – incluindo o caso do Colégio Militar – provocou divergência entre o governo do Estado e a prefeitura da Capital. Enquanto a prefeitura anunciava a volta das aulas em cronograma divergente das liberações definidas pelo governo do Estado, Leite dizia não ver “argumento (…) que justificasse protocolo diferente” na maior cidade do Estado.
A regra estadual diz que as atividades presenciais de ensino só podem ocorrer em cidades que estejam sob bandeira amarela ou sob duas bandeiras laranjas em sequência, no modelo de distanciamento controlado. A região de Porto Alegre deixou a bandeira vermelha e migrou para bandeira laranja no mapa preliminar da última sexta-feira (25).
Calendário de retomada
De acordo com um comunicado no site da instituição, na semana entre os dias 28 de setembro a 2 de outubro ocorrerá a semana do acolhimento aos alunos, de forma escalonada:

28 de setembro (segunda) – 3º Ano do Ensino Médio
29 de setembro (terça) – 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental
30 de setembro (quarta) – 2º Ano do Ensino Médio
1º de outubro (quinta) – 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental
2 de outubro (sexta) – 1º Ano do Ensino Médio

Entre os dias 5 e 9 de outubro, os alunos terão uma semana de recesso, remanescente do inverno.
As aulas presenciais serão retomadas no dia 12 de outubro, com o seguinte calendário:

2ª, 4ª e 6ª feira – 3º, 2º e 1º anos do Ensino Médio
3ª e 5ª feira – 9º, 8º, 7º e 6º anos do Ensino Fundamental

GAÚCHAZH/montedo.com

Skip to content