Militares desmancharam o SUS, diz Mandetta

" ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, está na linha de frente no combate ao coronavírus.| Foto: Marcos Corrêa"

BERNARDO MELLO FRANCO
O Ministério da Saúde completa hoje dois meses sob ocupação militar. A expressão é do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, demitido no início da pandemia. Chutado por Jair Bolsonaro quando o país registrava menos de duas mil mortes pelo coronavírus, ele critica o loteamento da pasta entre oficiais do Exército. “É uma coisa absurda. Acabaram com a credibilidade do ministério”, afirma.
Na visão de Mandetta, o general Eduardo Pazuello não sabe o que fazer no cargo de ministro interino. “Ele não tem nenhuma formação na área. Zero. E quem pode acreditar num cara que estava querendo maquiar os números de mortos na pandemia?”, questiona.
A tentativa de manipular dados não foi o único erro do general, diz o ex-ministro. “O que mais assusta é a quantidade de militares que botaram lá. Foram retirando técnicos de carreira para nomear coronel, capitão e sargento. Tudo com a desculpa de que o ministério tinha muito comunista, muito disco voador”, ironiza.
Sem experiência no setor, os militares não conseguem orientar universidades, hospitais e secretarias de Saúde, diz Mandetta. “Não é a praia deles”, resume. “É como colocar médicos para comandar uma guerra. Ou como tirar os jogadores da seleção e escalar 11 coronéis numa Copa do Mundo. O Brasil não vai tomar outro 7 a 1, vai tomar tomar de 20”, brinca.
No sábado, Mandetta participou da videoconferência em que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, disse que o Exército está “se associando a esse genocídio”. Ele considera que a frase foi tirada de contexto e que as reações da caserna foram exageradas.
“Muitos militares também estão desconfortáveis com essa ocupação. Eles sabem que o fardo está pesado”, afirma. “Desmanchar o SUS no meio de uma pandemia foi uma péssima ideia. Agora estão pagando o preço. Todo dia caem quatro ou cinco Boeings em cima deles”, observa, referindo-se à média superior a mil mortes por dia.
“Numa crise, sempre aparece gente que diz o que o chefe quer ouvir. Mas esta é a maior crise de saúde que o Brasil já enfrentou”, frisa Mandetta. “O Gilmar colocou o dedo na ferida. É por isso que está doendo”, conclui.
O Globo/montedo.com

20 respostas

  1. Esse “PICARETA” é um fanfarrão. O “PICO” que esse cidadão previa era abril depois começo de maio, depois blá blá blá. Político cheio de interesses, faz do SUS cortina de fumaça pra passar boa impressão.

    1. Com certeza, não existe médico que são militares, ou eles deixam de ser médicos por serem militares. Eles tem medo do sucesso dos militares, ai ficam plantando factoides.

  2. O SUS vem sendo sucateado à décadas e agora querem colocar a culpa nos militares. Pergunte para qualquer médico: foram mais de 30 mil leitos fechados nos últimos anos! E a corrupção, nos recursos destinados ao SUS, é endêmica! O país vive um sistema corrupto, viciado, com seus políticos profissionais ávidos por dinheiro público! Tudo é um grande esquema! Este senhor, inclusive, é apenas mais um político. É uma grande tristeza este país! Nesta epidemia já desviaram muito dinheiro público: UTIs fantasmas…compras de material médico em empresas fictícias…respiradores sem certificação da Anvisa que só foram testados em porcos…respiradores comprados em loja de vinhos…leitos hospitalares montados com superfaturamento de 400%…e ninguém vai preso! Principalmente se os envolvidos forem prefeitos de grandes capitais ou governadores! E esquerda, direita e centro são iguais no trato com o dinheiro público! O pais jamais será desenvolvido! É tudo uma máquina para desviar dinheiro público! Dinheiro suado de quem trabalha muito e não tem o retorno de tanto imposto que paga! Enquanto isto políticos e autoridades, desta república da corrupção, vivem com muitas mordomias! Mordomias obscenas em um país com tanta desigualdade! E como vivem muito estes políticos! Vivem a vida toda com mordomias e passam dos oitenta com tranquilidade! Já o trabalhador, sem distinguir civil de militar, chega aos 60 anos com a saúde ferrada, stress crônico, hipertensão, diabetes, ansiedade, depressão, etc…etc… e vai se arrastando até que um câncer, um avc ou um infarto acabe com seus dias! Sem ter visto um país melhor para seus filhos! Ou vocês acham que isto aqui vai mudar algum dia? Só é bom para os políticos e outras autoridades…para a maioria é um grande prato de m…

  3. O pernetta e o DesMORO traíram o Brasil, assinaram decretos criminosos autorizando guardas municipais descerem o porrete em cidadão trabalhador em nome do “lockdown” e uso de máscaras. Ainda, abriram as portas para a China. Lembrem -se, tem o apoio da grande mídia…tem mutretta…

      1. Você deve ser da turma siamesa do “ele não”, do “lula livre” e agora “fique em casa”, deixa de ser gado da imprensa podr… vai ficar debaixo da cama até quando?

  4. Se tivesse ficado à frente do ministério o resultado não seria diferente do atual mas, sabendo do caos que viria, “cavou” sua demissão…apenas mais um político! Agora já encontraram o bode expiatório para as mortes causadas pela epidemia: as forças armadas! Ninguém quer falar da corrupção endêmica do SUS e do sucateamento do sistema de saúde nas últimas décadas! Milhares de leitos fechados e muitos políticos ficando ricos! Alguém ainda se lembra da máfia das sanguessugas? Da máfia das ambulâncias? E esta epidemia é mortal em qualquer lugar do Mundo! Exemplos? A Espanha tem uma população cinco vezes menor que a do Brasil e teve 30 mil mortes! O Reino Unido tem uma população três vezes menor que a do Brasil e teve 45 mil mortos! Façam a proporção e vejam se estamos muito diferentes! E estes países que citei não possuem a imensa desigualdade e miséria social brasileira! E nem possuem políticos “honestos” como os nossos! É um país infeliz! Só é bom para quem vive as infindáveis mordomias às custas do dinheiro público!

    1. “….se tivesse….”
      Então não ficou, logo a culpa é dele.
      Se a culpa não é dele é do atual Ministro da Saúde, que coincidentemente é o que mesmo??????????

  5. Pois é,esse “PICARETA” que alguns falam ,pelo menos era médico e estava conduzindo o Ministério da Saúde há mais de 1 ano ,tinha conhecimento de causa,e estava fazendo um bom trabalho,mas por ciume,medo de sua estrela brilhar mais,mandaram ele embora por puro capricho .Agora o que nos restou ,militares ,alguns com conhecimento de administração,outros nem tanto e 75 mil óbitos onde cada família irá arcar com seu sofrimento ,não é achar um culpado,mas sim colocar profissionais que saibam e avaliem as consequências ,nesse momento o mais importante é conhecimento e não vaidades baratas pois estão lidando com vidas humanas ,pronto como foi uma opinião deferente virei comunista sem ser .

    1. Você só é desinformado…o ilustre ex-ministro foi executivo de uma grande empresa de planos de saúde e ferrenho opositor do Mais Médicos! Nunca vestiu a “camisa” do SUS…muito pelo contrário! Só vestiu no seu curto período como ministro onde falou muito e fez pouco! É só uma questão de oportunismo…no Brasil nada muda…

      1. Como você é bem informado,então qual o motivo para ser escolhido como ministro e ficar um bom tempo à frete do Ministério se era só pegar um general que não tem função definida e colocá-lo no seu lugar,general é bom na sua função fim e não tapar buraco por mais de dois meses em uma atividade que não tem formação e tampouco domina .Quanto a trabalhar na iniciativa privada, de uma olhada em todos ministros ,a maioria são oriundos do meio empresarial ou são empresários ,nada contra um general comandar a pasta da saúde se tivesse pelo menos formação e conhecimento da área .

      2. Discordo de vc, mas respeito sua opinião.
        Todo mundo, inclusive a alta cúpula das F.A já sabia que essa mistura entre governo e F.A não iria acabar bem.
        Resolveram arriscar e deu nisso.
        E vai piorar.
        Imaginem em 2022 quando Bolsonaro NÃO for reeleito, os militares irão novamente amargar um período de cobranças.´
        É a história se repetindo.

      3. Respeitar o contraditório faz parte da democracia ,mesmo que não goste ,mas aprenda a respeitar opiniões contrárias ,isso só enriquece o debate coerente

  6. Esta declaração do Mandetta, é de quem está magoado por ter saído do governo, nada além disso. O SUS nunca foi uma Brastemp e o Brasil inteiro sabe disso, é só ver as fotos e vídeos onde pessoas nas filas ou mesmo sendo atendidas nos corredores dos hospitais, foram a tônica dos governos PTistas. Pelo menos aqui em Niterói, as UPAS, os hospitais do SUS e o Hospital Oceânico para tratamento das pessoas acometidas pelo COVID ( todas em estado grave ), têm apresentado um padrão de excelência digno de elogios e exemplo para o país, haja vista o baixíssimo número de óbitos e a imensa quantidade de pessoas que receberam alta após tratamento intensivo.

    1. Olha tem gente que prefere ser atendido no SUS que em um hospital das F.A.
      Particularmente acho os hospitais das F.A bons, entretanto não se pode deixar de concordar que se aplicar a hierarquia em leitos hospitalares é muito estranho.
      Ao menos no SUS todo mundo é igual.

  7. Desmancharam uma coisa que nunca existiu! Esse ex-ministro, o Mandetta, é um “conversa fiada” que “mamou na teta” e não se conformou de ter sido exonerado até agora. A preocupação não é com o povo brasileiro, mas com o próprio salário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo