O dia em que dois caças F-5 da FAB pousaram em uma rodovia

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Calebe Murilo
O inusitado acontecimento se deu no dia 14 de agosto de 1980, quando duas aeronaves Northrop F-5 da Força Aérea Brasileira realizavam voo de instrução sob o sul do estado de Minas Gerais. Por falta de combustível, os caças foram obrigados a realizar o pouso em emergência.
Às margens da BR265, um senhor andava com seu Fusca, quando de repente teve o teto do veículo atingido pelo trem de pouso de um dos caças. As aeronaves de matrícula FAB 4837 (que segue em operação até os dias de hoje) e FAB 4854 eram pilotadas pelos Tenentes-Aviadores José Carlos Gontijo e Francisco José da Silva, de acordo com um jornal impresso publicado na época.

Dano casusado no teto do fusca atingido pelo caça.

O voo deveria retornar para a Base Aérea de Santa Cruz (atual ALA 12), no Rio de Janeiro, porém, dada a situação de emergência, a única alternativa para os pilotos era pousar ali mesmo, na rodovia. No dia seguinte uma equipe da FAB foi ao local para realizar manutenção e abastecer as aeronaves para levá-las de volta à Santa Cruz.
De acordo com informações da época, a Força Aérea Brasileira entrou em contato com o dono do carro atingido para reparar os danos causados no veículo. Apesar disso, o proprietário recusou, pois se o carro fosse reparado ninguém acreditaria na história.

Fotos por Rogério Nick ©
ContatoRADAR/montedo.com

12 respostas

  1. E não aprenderam! Em 2007 foram 4 (quatro) Super Tucanos que tiveram pane seca, numa única ocasião, em Boa Vista RR, causando a morte de um piloto.

  2. NOSTALGIA. 14 de agosto de 1980, praticamente 40 anos.
    Quem se alimenta do passado é a História, mesmo assim os acontecimentos quase nunca servem.
    “Quem ignora a História, corre o risco de repeti-la”.

  3. Apesar do susto e falta extrema de planejamento vale lembrar dos bons tempos em que o Brasil vivia,em paz,quase pleno emprego e vida tranquila.Que saudades.General Figueiredo no comando do país.Que Deus tenha um lugar merecido para ele.Grande homem.

  4. Fico imaginando o cara levando o Fusca no chapeador e falando que um caça F5 fez aquilo no capô com os trens de pousos….. dá gardenal p ele

  5. Isso jamais aconteceria na aviação NAVAL. E ainda tem gente que critica nossa tradição e método.
    Vejam se há incidentes desses na Armada.

  6. Quando o pessoal do EB visita minha unidade da FAB,a maioria tem orgasmos na hora de almoçar no rancho(comida melhor que a do Exército) e adora tirar fotos na frente das aeronaves.E apesar de muitos militares do Exército de Caxias rebaixarem os militares das outras forças e se acharem “a última coca do deserto” garanto que serão muito bem recebidos nas unidades da Fab que visitarem.Educação e cortesia são requisitos muito cobrados na Fab.

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