Em vídeo gravado no final da manhã de ontem (2), o deputado Major Vitor Hugo, líder do governo na Câmara, traz detalhes da reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Ramos. Na pauta, sargentos do quadro especial das três Forças, subtenentes e suboficiais que foram para a reserva entre 2001 e 2020, que não puderam fazer os cursos de altos-estudos e pensionistas de sargentos que passaram a receber menos por estarem sendo tributadas sobre a pensão.

O ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, fala em entrevista coletiva no Palácio do Planalto – Ueslei Marcelino/Reuters
Gratificação de Representação aos Chefes de Instrução dos TG, mesmo estando na Lei, até agora nada!!!
Essa restruturação só expõe o quanto esses generais são ambiciosos. Essa estória de lealdade e camaradagem, deixa de existir quando o assunto é carvão. Em nenhuma outra instituição essa aberração desse pl1645 seria aceita. Generais que foram pra reserva antes de 2001,com todas as vantagens,mais uma vez se deram bem,assim como suas pensionistas, e o praça véi só FUMO.
– QE ou QUADRO ESPECIAL é diferente em cada FORÇA, vou falar um pouco da FAB, a qual conheço bem… Como fomos promovidos: “Entramos como recrutas, depois de quatro meses de instrução nos formamos Soldados de Segunda Classe; após um ano e quatro meses e somente após isto poderíamos realizar CONCURSO PÚBLICO para Soldado de Primeira Classe, mais alguns meses de instrução e nos formamos Soldados de Primeira Classe da Força Aérea…aí vem mais uma fase, CONCURSO PÚBLICO para Cabos da FAB, quando aprovado, mais cinco meses na Escola de Especialista da Aeronáutica na cidade de Guaratinguetá/SP em regime de Internato, enfim depois de muito estudo e ralação nos formamos CABOS; aí vem mais alguns aninhos de Cabo, “20 ANOS” e somos promovido a 3º SGT QESA da FAB e por aí ficamos”… Somos impedidos de realizar outro Concurso de SGT para ascender na carreira, a FAB nos tirou isso… Nada é fácil e nada vem de graça, nosso desejo é apenas equiparação com o Exército Brasileiro, até onde sabemos os mesmos vão até Segundo Sargento.
Amigo, pulou uma fase. Para ser promovido a SGT QESA tem que fazer o estágio de adaptação. Nada vem fácil como alguns postam.
Só que estágio, são aulas práticas. Se tiver aulas teóricas, deixa de ser estágio e passa a ser curso!
Sendo assim, já consultei uma advogada na área militar e expliquei sobre o Estágio de adaptação a Graduação de 3º SGT ao Quadro Especial de Sargentos, e ela entendeu que, este estágio pode ser entendido como curso interno!
Sugiro que muitos também pesquisem com advogados e tirem as suas dúvidas se tiverem! Eu já pesquisei com três Advogados (uma citada acima), onde os dois entenderam dessa forma também, e um ficou de pesquisar melhor!
Concurso Público é um procedimento de seleção que decorre de vários princípios democráticos, tais como: da ampla concorrência (universalização de acesso à participação), da isonomia (igualdade de tratamento e proibição de privilégios), do princípio da eficiência (seleção dos candidatos mais capacitados), entre outros.
Se os seus concursos foram restritos apenas ao “publico interno da FAB”, ele não foi um Concurso público. Talvez um Processo Seletivo.
Quanto blá blá sem fundamento, Concurso interno ou externo é um processo seletivo. Antes de 1988 era comum alunos dos colégios militares ingressarem nas academias sem prestar concurso público externo, existem vários generais oriundos de colégios militares sem concurso público externo, e ai? as promoções desses generais foram ilegais?
Outra: Na aeronáutica muitos Sgts QESAs , assim como na Marinha prestaram concurso público externo para Soldado Especializado, depois um segundo concurso interno para cabo onde muitos que passaram no concurso externo não conseguiram aprovação no concurso interno. Meu amigo quer opinar ? Fale da sua força terrestre, pq sobre Força Aérea vc não entende nada.
infelizmente é fato. como também é fato o processo histórico cultural deste pais. Eu logrei êxito no concurso mesmo sendo criado na favela e estudando em escola de baixo rendimento. porem vi nestes mais de 25 anos, Of e Sgt que me dão nojo. pela incompetência mostrada, Nao serviriam nem pra ser o recruta zero. Ao passo que ja trabalhei com Sd Cb, sgt tempr e QE do mais alto gabarito.
Cadê o Hélio Negão?
KKKKKK.. Boa pergunta: Kd o Hélio Negão?
Em 05/05/2020 D.O.U foi publicada uma Portaria Normativa nº 42/GM-MD 278/ABR/2020. Que “ Institui a Comissão Permanente de Renumeração dos Militares; Peço e espero que esses cabeças de bagre faça a coisa certa. e não as trapalhadas desta PL 1645 que originou lei 13954