Militares da ativa ocupam 2.930 cargos nos Três Poderes

Bolsonaro e Mourão: militares eleitos para o Executivo- Alan Santos/PR. 23.jan.2020(Brasília - DF, 23/01/2020) Presidente da República, Jair Bolsonaro transmite o cargo da Presidência da República, ao Vice-Presidente, Hamilton Mourão. nFoto: Alan Santos/PR

92,6% estão no Executivo;7,2% estão no Judiciário; 0,03% estão no Legislativo
Marinha deixa postos no Governo


Dos 2.930 integrantes das Forças Armadas cedidos aos Três Poderes, 92,6% estão em postos abertos no governo Jair Bolsonaro e 7,2%, no Judiciário. Só 1 trabalha no Congresso (0,03%).

Em fevereiro, o Drive Premium –newsletter exclusiva para assinantes produzida pela equipe do Poder360– contou 2.897 militares da ativa no Executivo. O levantamento de 3ª feira (16.jun.2020) mostrou pequeno recuo no total de militares do Exército (-3,45%) no governo em relação a 28 de fevereiro. A participação da Aeronáutica aumentou (8,68%). Leia análise do Poder360 à época.
Em fevereiro deste ano, eram 680 no governo. Caiu para 500 (-26,47%). Segundo apurou o Drive, a orientação da Marinha é que o pessoal exerça funções ligadas à atividade-fim. Cargos no Executivo, só de natureza militar.
No Executivo, 480 militares da Aeronáutica estão lotados no Ministério da Defesa, chefiado pelo general Azevedo e Silva. Na pasta ainda há 395 integrantes da Marinha e outros 367 do Exército. No GSI (Gabinete de Segurança Institucional), a grande maioria (904) é do Exército. Outros 139 são da Aeronáutica e 395, da Marinha. Nos demais cargos da Esplanada, como Ministério da Saúde, por exemplo, há outros 332 militares.
Entre os militares da ativa no Executivo, existe a expectativa de passarem 2 anos no cargo para incorporar 60% do salário do DAS. A regra está dentro da reforma da Previdência dos militares, aprovada no final de 2019.

“ESTÁ DANDO CERTO”
O número de militares que integram a equipe de Bolsonaro vem crescendo desde sua posse, em janeiro de 2019. Em 22 de maio deste ano, em entrevista à rádio Jovem Pan, o presidente disse que o rol de militares na pasta ainda vai crescer. “Está dando certo, está mudando muita gente lá. ‘Ah, está enchendo de militar’. Vai botar mais militares, sim. Com civis não deu certo. E ponto final.”
Pesquisa DataPoder360 mostra que os brasileiros estão divididos sobre a participação dos militares no governo Bolsonaro: 37% acham que isso é bom para o Brasil e 37% acham que é ruim. O levantamento também aponta que 29% dos brasileiros confiam totalmente na atuação das Forças Armadas. Outros 35% dizem confiar mais ou menos e 18% confiam pouco –ou seja, 50% afirmam ter alguma desconfiança. Outros 14% afirmaram não confiar nos militares.
Dos 23 ministros, 10 têm formação militar. Saiba quem são os membros das Forças Armadas que compõem o alto escalão do governo:

Conheça as patentes de cada um:

Também houve uma militarização no Ministério da Saúde, depois de o general Eduardo Pazuello assumir interinamente o comando da pasta, em 15 de maio, com a saída de Nelson Teich do cargo.
Ao menos 17 nomes ligados às Forças Armadas foram nomeados para o ministério sob a gestão interina de Pazuello.

20 respostas

  1. Segundo a matéria, estão no Ministério da Defesa e Gabinete de Segurança Institucional 2.384 militares de um total de 2.930. Na verdade esses cargos sempre foram ocupados por militares, 213 estão no Poder Judiciário e 332 em outros ministérios do poder Executivo, o que resultaria em 546 “militares”. Já o título do levantamento (primeiro quadro), afirma que esses números referem-se apenas a militares da ativa, entretanto, por exemplo, os Ministros Augusto Heleno, Braga Neto, Eduardo Ramos, Marcos Pontes, Tarcísio Gomes e Wagner do Rosário são militares da reserva. Outro Ministro, Jorge Oliveira é policial militar, e não militar das FFAA. Existe credibilidade nesse tipo de matéria?

  2. Excelente reportagem.

    Poderia Complementar essa reportagem de como era a situação antes dos militares e como está a situação atual, qual foi a contribuição dos militares nesses órgãos citados na reportagem.

  3. Maior mico! Espero que a população brasileira não coloque todo mundo no mesmo bolo. A gente é bom para mandar Diex, governar não é nosso forte. Daqui a pouco vou ter que esconder a farda para não ser hostilizado na rua.

    1. Tenho orgulho. Um ano e meio sem corrupção federal. Nossos irmãos de farda devem mandar o governo federal limpo de corrupção. Em 3 meses de pandemia a PF e o MP estão investigando nos estados e municípios o desvio de 1 bilhão de reais…Orando

  4. Um monte de pracinha votou no Bozo achando que o ganharia cargo no governo, mas se ferraram, não conseguiram nada, só tem oficial…. As mesmas promessas de campanha feitas por ele lá na década de 80 e 90 dando esperanças as praças de uma melhor carreira, melhores salários e condições de trabalho, ficaram apenas nas promessas, assim como ocorreu em 2018, quando foi eleito e alguns trouxas acreditaram. Diante disto ele logo lotou seu governo de generais, até pq ele não é bobo, pois jamais colocaria praça em cargo algum. O Hélio só recebeu a candidatura, pq o Bolsonaro apoiou sua campanha, cedendo a ele o nome e influenciando seus seguidores a votarem no mesmo, pois o Hélio já estava a anos tentando ser vereador deputado estadual no RJ, mas nada é de graça e o Bozo só desejou com isto retirar o rótulo de racista que mídia alegou que o mesmo era, pq de bobo o PR não tem nada.
    Se vendeu para vários empresários que colaboram para seu governo o financiando.
    Deu cargo para diversas autoridades em troca de favores, tais como: generais, delegados de polícia, policiais militares, membros do judiciário, maçons, Youtubers, Blogueiros e outros.
    Deu cargos para vários parentes, amigos e gente ligada aos mesmos. Sujou a imagem das FA e criou um enorme desequilíbrio entre os militares, causando uma enorme separação nas instituições.
    O país sofrerá grandes consequências devido a isto, aguardem!

    1. Fabrício Queiroz foi preso agora pela manhã na casa do advogado de Flávio Bolsonaro.

      E agora? O que o pai vai fazer? Qual Brigada de Infantaria irá deslocar?

      1. Tem que ser de infantaria? Não pode ser de cavalaria (arma rápida e ligeira que compulsa aos montes)?

      2. Militares de verdade estão pouco se lixando pra isso… Se estes se corromperam devem ser julgados e presos. Somos diferentes dos esquerdistas que dependem bandido corrupto.

  5. É de rir para não chorar. O Bolsonaro empossou o novo ministro das comunicações, genro do Silvio Santos( ligação do Bozo com donos de emissoras e empresários), bem como se ligar ao centrão para ter apoio de Maia na Câmara. Este PR que prometeu não oferecer cargo em troca de nada. É muito cara de pau mesmo! O pior são as praças comentando aqui apoio a este senhor que em 28 anos de vida pública nada fez para o Brasil.
    Gente burra é outra coisa.
    Daqui a pouco vem um monte de comentários de gente inútil falando que sou melancia, petista, vermelho e etc. Mudem o lado do disco seus animais.

  6. Não vi nada de novidade nesta Matéria, sempre teve militares ocupando cargos no Executivo, Judiciário e Legislativo, mais uma matéria tendenciosa. O que vejo é hipocrisia, pois duvido, que muitos dos que aqui reclamam, se estivem lá ocupando algum cargo, falaria algo. BOLSONARO 2022.

  7. Militares nos escalões do governo sempre teve, principalmente no MD e, depois da reintegração, o GSI. Além disso, trata-se de uma discriminação e desserviço muito grande essa separação entre civis e militares. Esse tipo de intriga e tentativa de colocar civis x militares, como se fossem adversários, não interessa ao Brasil, só as mesmas raposas de sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo