Sargento do Exército é preso dentro do quartel, por suspeita de tentar matar policial a tiros durante briga de trânsito

Militar foi preso dentro do Centro de Embarcações do CMA (CECMA)

Sargento do Exército é preso suspeito de tentar matar policial a tiros durante briga de trânsito em Manaus
Crime aconteceu no dia 29 de março, quando se envolveram em briga de trânsito no bairro Nova Esperança, Zona Oeste de Manaus.

G1 AM
Um sargento do Exército Brasileiro, de 42 anos, foi preso nesta segunda-feira (18), suspeito de tentar matar um sargento da Polícia Militar do Amazonas, de 44 anos, com vários tiros. Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu no dia 29 de março, quando os dois se envolveram em uma briga de trânsito no bairro Nova Esperança, Zona Oeste de Manaus.
Segundo o delegado titular do 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP), Guilherme Torres, na ocasião do crime, a vítima e o suspeito iniciaram uma discussão no trânsito, quando o sargento do Exército sacou uma arma de fogo e atirou diversas vezes contra o policial militar. Ferida gravemente, a vítima passou por várias cirurgias e está em fase de recuperação atualmente.
De acordo com o delegado, na época do crime, o militar do Exército se apresentou à delegacia acompanhado de um advogado e se reservou o direito de se manifestar apenas em juízo. Um Inquérito Policial (IP) foi instaurado e, no decorrer das investigações, foram constatados indícios da autoria do crime.
“No dia dos fatos, o autor se apresentou na Delegacia com uma manobra jurídica para escapar da prisão em flagrante, haja vista que tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar estavam no encalço dele. Por essa brecha, ele acabou não sendo flagranteado. Ele se apresentou e exerceu o direito de permanecer calado, o que demonstrou que, na verdade, ele se utilizou de se apresentar apenas para fugir da prisão em flagrante”, explicou Torres.
O sargento do Exército foi preso na segunda-feira (18), dentro do quartel onde trabalhava. Os policiais civis do 19º DIP tiveram o apoio da Polícia do Exército para cumprir a prisão do militar.
“Após iniciarmos as diligências em torno do caso, por meio de depoimentos de testemunhas, exames periciais e captura de imagens de circuitos internos de monitoramentos, conseguimos comprovar indícios de autoria e prova da materialidade. Inclusive, outro inquérito foi instaurado contra o suspeito por crime anterior de suposto disparo de arma de fogo. Diante dos fatos, decretamos a prisão preventiva como garantia da ordem pública”, declarou o delegado.
Após ser preso, o sargento do Exército Brasileiro foi conduzindo para o 19° DIP, onde foi indiciado pelo crime de homicídio tentado. Ele permanecerá preso e ficará à disposição da Justiça, segundo a Polícia Civil.
Em nota, o Comando Militar da Amazônia informou que o militar está preso no 7º Batalhão de Polícia do Exército, em cumprimento ao mandado expedido pela justiça estadual do amazonas e que tem prestado todo o apoio solicitado pelas autoridades civis na apuração do caso.
G1/montedo.com

23 respostas

  1. Caro Montedo, gostaria de passar um fato que me ocorreu hoje. Tive a surpresa de receber a informação da Cips da minha unidade para me informar que teria de devolver o valor referente ao auxilio emergencial que recebi. Fato esse que nunca me cadastrei nem tão pouco recebir esse auxílio emergencial. Afirmei que não fiz o cadatro e tão pouco recebir. Fato que ele me orientou a ir a uma agência da caixa para averiguar. Isso e um absurdo pois mostra que o sistema e falho e que muitos não solicitou esse auxílio emergencial! Gostaria de notícias ou alguma orientação sobre essa questão pois e muito constrangedor para quem tem sua dignidade!

      1. A “falha” foi nos escalões mais altos, ou não teriam simplesmente solicitado a devolução, caso houvesse má fé de quem “recebeu”. Basta pegar o extrato bancário do período e mover uma ação por danos.

  2. Matéria tendenciosa e mal escrita, dando a entender que a PC entrou dentro de uma OM para prender um militar e mantê-lo preso em uma delegacia. No final esclarece os fatos superficialmente. Essa é nossa imprensa militante.

    1. E poderia ter perfeitamente entrado, afinal é a policia judiciária e cumpre mandados em qualquer local do brasil, ao contrario da PE, que so cumpre mandados da Justiça Militar da União (furto de cueca, deserção etc).
      Por uma questão de polidez institucional, fizeram um contato com a PE, o que é salutar entre instituições.

    2. E vc não é militante? Vc é o gado do “tudo que o mestre mandar, faremos todos” ….
      Agora toda a imprensa é militante, basta falar contra a vcs

      1. não seja idiota e nem politize a babaquice desses dois, o sargento está errado, mas tenho certeza que o policial não é o mocinho na historia. O que me refiro é com relação às instituições envolvidas (EB, PM e PC), as quais são permanentes e constitucionais, não se rebaixando à políticas de governos ou atitudes vis de seus integrantes.

  3. Eu moro em Manaus. Nada justifica o que ele fez. Mas para andar no trânsito aqui na cidade tem que fazer muita meditação e tomar um retrovil antes, e se preparar para engolir muito sapo.

  4. O Blog voltando as origens, chega de política. Basta vermos o massacre diário na Globo lixo (quem assiste essa emissora é claro) UOL, Foice de SP, Estadão, Brasil 247, DCM, etc …

  5. Matéria lixo.Fica o tempo todo tentando criar um narrativa de que o militar procurou se eximir da justiça. Fosse um traficante iam retratar como “vítima social”. Atualmente não se aproveita nem 1% do que sai na imprensa.

  6. Parece que esse militar ainda não entendeu que a conduta em seguir as leis ultrapassam os limites dos quarteis ,ou seja a cidadania é plena e ocupa todos espaços

    1. Acho que quem precisa entender é Vc, pois dentro dos muros do Quartel também há leis ok, e Polícia nenhuma – embora cumprindo mandado Judicial – pode invadir quartel, isso também ta na Legislação. Se quer falar de Legislação, olha para os dois lados ok, pelo menos se esforce pra ser sensato. Ninguêm ta falando que não pode prender, apenas que há certos procedimentos, então cidadão não fala bobagem ok. Quanto ao PM, até parece que não se sabe como são, totalmente arroganttes e donos do mundo, falam de militar mas são piores, salvo às excessões. Sensatez as vezes é bom.

  7. Interessante como um bocado de babaca, toda vez que tem um caso desses, fogem do tema é começa um “briguinha” de EGO: “eu posso isso, eu posso aquilo, você não pode isso ou aquilo, …” É um bocado de babaquice de quem acha que pode alguma coisa. Por isto que até em Brasília todo mundo “mete a colher na panela do presidente”.

  8. Matéria mal redigida.
    Prisão preventiva é decretada por Juiz e não delegado.
    O delegado pode no curso da investigação (inquérito) representar pela prisão preventiva; mas nunca decreta-la, pois é atribuição do juiz (art. 311 do CPP).

    1. Apenas a título de informação, 1992 foi o último ano em que se podia estabilizar no EB, então existem QE’s com 47 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo