Em meio à crise política, generais do governo ampliam influência nas redes

O general Hamilton Mourão, vice-presidente da República, ganhou 558 mil novos seguidores no Twitter e no Instagram desde o dia 1º de março Dida Sampaio/Mateus Bonomi/Reprodução

O vice Hamilton Mourão e o ministro Augusto Heleno ganharam em torno de 600.000 seguidores cada um desde março; perfil oficial do Exército atraiu 141.000

O espaço que os militares ocuparam no governo do presidente Jair Bolsonaro, sobretudo após as demissões dos ministros Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta, refletiu um aumento de popularidade dos generais nas redes sociais. Um estudo feito pela Bites, uma consultoria que analisa dados para relações governamentais, constatou um ganho expressivo de seguidores nos perfis de dois generais: o vice-presidente Hamilton Mourão e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno.
Segundo a Bites, Heleno conseguiu 654 mil novos seguidores no Twitter e no Instagram desde o dia 1º de março, enquanto Mourão passou a ser acompanhado por outras 558 mil pessoas – agora, cada um possui cerca de 1,6 milhão nas duas redes sociais. Juntos, os generais registram uma média de 57.522 interações em cada postagem feita no período, o que representa quase a totalidade do volume atingido pelos outros 16 ministros e secretários-executivos que estão nas redes sociais (65.329 interações por publicação).
A consultoria aponta que as saídas de Moro, do Ministério da Justiça, e de Mandetta, da pasta da Saúde, abriram o espaço para que surgissem novos influenciadores digitais no governo Bolsonaro. Mas chama a atenção que esse vazio tenha sido ocupado tão rápido pelos ministros fardados. Um dos pontos fora da curva é o do general Eduardo Villas Boas, ex-comandante do Exército que hoje trabalha como assessor no GSI. Ele teve crescimento de 12% da sua base digital no período estudado, com o ganho de 87 mil novos seguidores.
Fenômeno semelhante foi visto no perfil oficial do Exército brasileiro, que ganhou 141 mil novos seguidores no Twitter – hoje, tem 996.400. Dados fornecidos pelo Google Brasil mostram que as Forças Armadas atingiram a maior taxa de buscas nos últimos doze meses.
Manoel Fernandes, diretor da Bites, atribui o crescimento à exposição que as Forças Armadas tiveram nos últimos meses. Além de terem ampliado a sua influência no governo, os militares ganharam espaço midiático após protestos antidemocráticos realizados por apoiadores de Bolsonaro. O presidente, inclusive, compareceu a duas manifestações que pediam uma intervenção fardada para fechar o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF). Fernandes afirma que, como os generais não têm o costume de falar com a imprensa, é natural que as pessoas busquem os perfis nas redes sociais para saber como eles se posicionam em relação aos assuntos que estão em pauta no cenário nacional, como a crise política e o combate à Covid-19.
VejaVeja/montedo.com

14 respostas

  1. O problema é que os bolsonaristas realmente são mais ruidosos e se aproveitam disso para tentar impor uma imagem de que o Brasil apoia o governo atual.
    Neste sentido, quando se perde um herói, se cria outros; e dentro dessa eterna volta ao passado que o Brasil passa, pessoas próximas a essa época voltam com força.
    Ainda tenho a esperança de que essa fase vai passar e que os militares retornarão para o quartel.

    1. Cara você com certeza é de esquerda o que se vê é algo natural, os militares são cidadãos fardados que vivem no mesmo País que nos vivemos, pagam constas e viram o que a esquerda fez durante esses trinta anos de poder. Faz parte da natureza humana viver ciclos. ontem foi a esquerda hoje é a direita, aceita que doi menos.

  2. Falas “Sensatas” do Presidente na “Linha do tempo – Coronavírus”:
    100 Mortos – “isso tudo é Histeria”
    1000 Mortos – “Apenas uma Gripezinha”
    2000 Mortos – “Tá indo embora”
    3000 Mortos – “Não sou Coveiro”
    5000 Mortos – “E daí?”
    10000 Mortos – “Vou fazer um Churrasco!”
    20000 Mortos – CENAS DO PRÓXIMO CAPÍTULO

  3. A cara de pau é tanta que quando o numero de vítimas dobrar das que hoje temos, aparecerão todos eles em uma entrevista ,que é um monólogo, dizendo que quem errou foi os governadores e prefeitos, que eles sempre defenderam isso ou aquilo, conforme lhes convier. E dizer que o artigo 1º do RDE é sobre faltar com a verdade…e o Capitão dirá que “estava brincando”…o cego alienado de esquerda todos nós conhecemos, grita viva Che e lula livre: mas e o de direita? que tristesa essa votação brasileira, é um Kinder ovo, vota em um, vem mais três… elém do mais Deus, Pátria e família, só da boca pra fora.

    As FFAA não são de presidentes. nem de generais, são do povo que as paga e ainda dá rancho. Mas estará o Exercito de Caxias contra a democracia? contra o povo e contra e contra seus próprios valores? acredito que não, é que a Poupex já estava sem vagas…

  4. Chega de mimimi, tivemos um ladrão analfabeto e uma anta guerrilheira e ninguém falava nada. Deixe o PR cristão, honesto e democrático governar em paz.

  5. Refaz o texto.
    Cristão = Além de não ter compaixão com o próximo, não sabe se é católico, judeu ou evangélico.
    Honesto = A princípio existem várias situações evolvendo uma possível omissão dele.
    Democrático = Incentiva manifestações pedindo golpe militar e AI-5.

    É refaz tudo camarada.

  6. Sou a favor de que todas as bandas de música sejam empregadas em tocatas por todo o país (sem diárias, etc), a exemplo da 10ª RM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo