As asas do meu ideal, a glória do meu Brasil!!!

DIA DA VITÓRIA

Ordem do Dia – 8 de maio de 2020
75 anos do Dia da Vitória

Brasília, DF, 8 de maio de 2020.
Há 75 anos, o dia 8 de maio entrou para o nosso calendário como símbolo de coragem, sacrifício e devoção de homens e mulheres das nações aliadas, que combateram a opressão, a tirania e o totalitarismo.
Hoje, celebramos, honramos e agradecemos aqueles que contribuíram para o triunfo da democracia. Lembramos dos que se foram e daqueles que aqui estão, brasileiros e brasileiras, que deixaram suas famílias, amigos e partiram para a guerra, e devido à árdua missão a cumprir, muitos dos nossos bravos deixaram de regressar aos seus lares.
Em 8 de maio de 1945, acabava a Segunda Guerra Mundial na Europa, a paz e a liberdade eram restabelecidas. O Brasil foi parte desse esforço. Nossas Forças Armadas estiveram presentes nas águas do Atlântico, nos campos de batalha e nos céus da Europa, lutando pela justiça, pela liberdade e por um mundo melhor.
Saudamos a Marinha do Brasil, responsável pelo patrulhamento das nossas águas, pela escolta e proteção dos 575 comboios, totalizando 3.164 navios, que trafegavam no Atlântico, e pela defesa de nossa costa durante a Guerra. Nossos marinheiros que ali estavam certamente diriam que navegar na tempestade os tornou mais fortes. Ao final do conflito, a Marinha do Brasil pôde desfraldar o seu Bravo Zulu!
Reverenciamos o Exército Brasileiro e seus soldados, nossos pracinhas, que tiveram conquistas expressivas para a vitória dos aliados. Saudamos aqueles 25 mil combatentes da Força Expedicionária Brasileira que enfrentaram as incertezas dos combates, consagraram com seu sangue o solo da Itália e cuja memória permanece viva em nossos corações. A Cobra Fumou!
Exaltamos a Força Aérea Brasileira e o Primeiro Grupo de Aviação de Caça, nossos guardiães dos céus, que, entre outubro de 1944 e maio de 1945, voaram 445 missões, mostrando, nos céus da Itália, a bravura, o desprendimento e a incansável dedicação, marca indelével de nossos combatentes dos ares. Senta a Púa!
As experiências do passado nos servem para relembrar os que nos antecederam, aprender com seus atos, pensar no presente e olhar para o futuro. Os heróis de ontem nos ensinaram que nossas escolhas e nossas ações na adversidade definirão como cada capítulo da História será escrito.
Este 8 de maio, quando o coronavírus nos carrega de incertezas, coloca luzes na importante participação dos profissionais de saúde das Forças Armadas Brasileiras na Segunda Guerra Mundial. Entre eles estavam as 67 enfermeiras, que formavam o primeiro grupo de mulheres militares a participar do suporte às operações de combate no Brasil. O engajamento silencioso desses profissionais acolhia e tratava os bravos que sofriam os efeitos diretos dos combates.
O esforço de guerra nos deixou lições que vão além dos evidentes atos de bravura. Foi mobilizado o espírito da nação brasileira, que se uniu, aceitou sacrifícios, enfrentou o medo de perder seus filhos e se entregou à defesa dos valores da nossa gente.
O empenho dos brasileiros na Segunda Guerra Mundial contra totalitarismos nos deixou um legado de democracia e um exemplo que nos orienta e sempre nos fortalece.
O dia 8 de maio é um marco para a liberdade que exercemos.

FERNANDO AZEVEDO E SILVA
Ministro de Estado da Defesa

ILQUES BARBOSA JUNIOR
Almirante de Esquadra
Comandante da Marinha

Gen Ex EDSON LEAL PUJOL
Comandante do Exército

Ten Brig Ar ANTONIO CARLOS
MORETTI BERMUDEZ
Comandante da Aeronáutica

9 respostas

  1. Bom dia!
    A minha continência à todos esses bravos homens que deram as suas vidas no campo de batalha pela nossa liberdade. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.

  2. Bom dia, o nosso respeito a todos aqueles que participaram dessa História. E parabéns aos que fazem parte do governo e subtraíram os proventos destes guerreiros. Vergonha nacional, a mídia tem conhecimento?

  3. Os melancias ficarao na Historia, como eternos Canalhas e covardes que o sao.
    Retiraram dos vencimentos dos Ex-Combatentes valores que seriam utilizados para seus cuidados com medicacao, com a saude. Esse foi a grande Homenagem q eles fizeram.
    Falem a Verdade para os Nossos Herois!

  4. Ótimo comentário, os melancia quente e aqueles que gosta de defender estão todos em silêncio, motivo sem argumentos,
    porque a verdade doi, e agora falem alguma coisa, não respeita os Ex. combate que tem história, imaginem os pilares da tropa.

  5. Eu gostaria de saber o que foi tirado dos FEBIANOS?? Eu creio que ninguém faria essa maldade com homens que defenderam o Brasil e foram heróis da Segunda Grande Guerra!! e dos poucos que restam todos passam dos 90 anos! Eu como brasileiro se isso realmente aconteceu fica o meu repúdio a essa atitude e tenho a certeza que o Presidente Bolsonaro não deve saber disso, se é que realmente tiraram alguns benefícios dos nosso Heróis! Com a idade de 90 anos eles necessitam acompanhamento médico e com certeza tomam uma certa quantidade de remédios que custam caros e eles não tem nenhuma ajuda do nosso querido Exército! Não cometam essa INJUSTIÇA com eles pelo amor de DEUS. Resta pouco tempo de vida ainda desse FEBIANOS! Qu tudo seja restaurado!

    1. Amigo, muita gente foi prejudicado, alunos, soldados, cabos, muitas pensionistas, mas um grupinho, como sempre, se da bem.
      Esses melancias nunca perdem,
      Seja na Mp do mal, nos 28%, na lei do mal..etc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo